Projeto The Founder Populations: como o MyHeritage estima suas etnias

Projeto The Founder Populations: como o MyHeritage estima suas etnias

Neste artigo, examinaremos como a Estimativa de Etnia do MyHeritage DNA funciona.

As estimativas de etnia são baseadas na variação do DNA

Os seres humanos compartilham cerca de 99,9% do nosso código genético: as partes do nosso DNA que nos programam para ter os mesmos órgãos, o mesmo tipo de metabolismo e outras funções básicas. O 0,1% restante de nosso DNA é responsável pelas vastas diferenças inatas entre os seres humanos: aparência, personalidade e assim por diante.

Esse 0,1% restante do nosso DNA desenvolve variações ao longo do tempo. Isso pode acontecer por dois motivos:

  • Mutação aleatória: Parte do código genético muda espontaneamente.
  • Variação ambientalmente induzida: As pessoas que vivem em um determinado ambiente podem se adaptar às condições dessa região. Por exemplo, pessoas de países mais frios, onde há menos exposição ao sol, desenvolveram uma pele mais clara, que é mais eficiente na produção de vitamina D. Pessoas de regiões mais quentes e ensolaradas tendem a ter pele mais escura para fornecer melhor proteção contra os nocivos raios UV. Os pais transmitem essas variações genéticas aos filhos.

Na maior parte da história, as pessoas não se movimentavam muito. As populações tendiam a permanecer em uma área por muitas gerações, casando e tendo filhos com pessoas que moravam nas proximidades. Por esse motivo, ao longo de muitas gerações, certas variações se tornam típicas de uma determinada região geográfica ou étnica. Observe que um grupo étnico nem sempre é baseado em geografia: por exemplo, os judeus asquenazes são um grupo étnico muito distinto, separado das populações típicas da Europa Oriental em que viviam, porque se casaram estritamente dentro do grupo.

As estimativas de etnia do DNA analisam as variações genéticas típicas de cada um desses grupos. Eles então comparam as variações do seu DNA com cada um deles para avaliar a semelhança entre o seu DNA e o deles.

Para conseguir isso, o MyHeritage precisava criar modelos dessas variações específicas, para que tivéssemos algo para comparar seu DNA. O Founder Populations Project (Projeto de Populações Fundadoras) do MyHeritage foi lançado com o objetivo de construir esses modelos.

O Projeto Founder Populations

O MyHeritage começou como uma empresa de genealogia e, quando o DNA do MyHeritage estava em desenvolvimento, a empresa hospedava dados genealógicos de milhões de famílias em todo o mundo.

Para criar nossos modelos para comparação da etnia do DNA, pesquisamos em nosso banco de dados usuários que tinham árvores genealógicas que remontam pelo menos 6 (às vezes até 15) gerações na mesma região ou grupo. Entramos em contato com esses usuários e pedimos que eles participassem do Projeto de Populações Fundadoras. Cerca de 5.000 usuários responderam e enviamos kits de DNA para todos eles – do Uzbequistão a Fiji, da Groenlândia à África do Sul.

Assim que recebemos seus resultados, analisamos seus perfis de DNA para identificar variações distintas de características de cada região ou grupo.

Isso nem sempre foi fácil. Pode haver muita sobreposição, especialmente nas regiões vizinhas, sem isolar as condições geográficas, como cadeias de montanhas altas ou grandes massas de água. Por fim, identificamos e construímos modelos para as 42 etnias a partir das quais atualmente oferecemos resultados.

Identificando suas etnias… e suas limitações

Depois que seu DNA foi analisado, comparamos suas variantes com as dos modelos que criamos para cada uma das 42 etnias. Em seguida, agregamos os resultados da comparação para criar um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas.

É importante entender que a estimativa de etnia é apenas isso: uma estimativa. Algumas pessoas que testaram seu DNA com outras empresas podem descobrir que seus resultados variam de empresa para empresa. Isso ocorre porque cada empresa de teste de DNA construiu seus próprios modelos de etnia com base em seu próprio conjunto de dados. Mesmo se eles testarem o mesmo número de pessoas da mesma região, seus modelos diferirão naturalmente um do outro. Em geral, quanto maior for o conjunto de dados para cada etnia, mais preciso será o modelo.

Também é importante lembrar que as estimativas de etnia são baseadas em locais e grupos étnicos que remontam de 6 a 15 gerações. Pode estimar com precisão onde seus antepassados estavam localizados em 1750, mas não necessariamente em 1350.

Além disso, devido aos limites um tanto confusos e às vezes sobrepostos entre um grupo étnico e outro, você pode receber uma Estimativa de Etnia que identifica seu DNA como pertencente a uma etnia vizinha. Por exemplo, alguém com herança italiana pode receber uma estimativa de etnia que os identifique como sul da Itália e grego, ibérico, norte e oeste da Europa ou da Sardenha.

Finalmente, lembre-se de que cada filho herda 50% aleatoriamente do DNA de seus pais. Isso pode criar uma situação em que, por exemplo, você tem absoluta certeza de que seu avô era meio italiano, mas você mesmo não herdou nenhum de seus genes italianos. Se ele é 50% italiano e 50% inglês e sua avó é 100% escandinava, seu pai pode ser 25% italiano, 25% inglês e 50% escandinavo – e os 50% que você herdar dele podem ser 50% escandinavos ou 25 % Escandinavo, 25% inglês. Em uma situação como essa, você ainda tem uma clara herança italiana, mas a etnia não está refletida em seu DNA.

Se você esperava ver uma determinada etnia em sua estimativa e não a encontrou, há uma maneira fácil de ver sua etnia “oculta” refletida em seus resultados de Correspondências de DNA. Este artigo pode explicar como.

O Futuro das Estimativas Étnicas

Dezenas de milhares de pessoas fazem o teste de DNA do MyHeritage a cada mês e, quanto maior o conjunto de dados que temos, mais precisamente podemos analisar o DNA. Estamos constantemente aprimorando nossos algoritmos e procurando novas maneiras de ajudá-lo a descobrir mais sobre de onde você veio. Esperamos continuar introduzindo informações mais específicas sobre suas origens étnicas para que possamos pintar um quadro mais detalhado e rico da história de sua família por meio de seu DNA.

URL is copied to your clipboard.