Visão geral dos registros da Igreja Escandinava no MyHeritage

Jenny Hansen

Visão geral dos registros da Igreja Escandinava no MyHeritage

Pode-se dizer que há um pouco de viking em todos nós. Por várias centenas de anos, os Homens do Norte impactaram quase todas as culturas ao seu redor. E passados 1000 anos, os países escandinavos ainda mantêm uma presença importante na pesquisa genealógica moderna. Hoje, quase 11 milhões de americanos afirmam ascendência escandinava. A Escandinávia inclui Dinamarca, Noruega e Suécia. Juntamente com a Finlândia, a Islândia e as Ilhas Faroe, esses territórios são conhecidos como países nórdicos.

Com tantos de nós reivindicando raízes na Dinamarca, Noruega e Suécia, nunca houve um momento melhor para pesquisar seus antepassados escandinavos. Várias equipes estão ativamente digitalizando e indexando registros primários desses países. Há 10 anos, achei os recursos online para a Escandinávia incríveis – mas as coisas melhoraram aos trancos e barrancos nos últimos anos e o futuro parece ainda melhor. Sim, Dinamarca, Noruega e Suécia são países separados, mas sua história e cultura estão tão entrelaçadas que agrupá-las para fins de genealogia simplifica as coisas.

O grupo mais importante de registros para a pesquisa escandinava são os registros da igreja. Eu gosto de dizer que os registros da igreja são a espinha dorsal da pesquisa escandinava. Você realmente pode fazer a maior parte da sua pesquisa usando apenas esses registros – não quer dizer que outras fontes devem ser ignoradas, mas sem registros da igreja, estaríamos perdidos como genealogistas.

A Escandinávia, até tempos recentes, tinha uma Igreja Estatal – a Igreja Luterana. A mudança do catolicismo para o luteranismo ocorreu pouco antes de 1500 e, a partir desse momento, a igreja foi apoiada pelo estado. O ponto chave a lembrar é que a igreja na Escandinávia trabalhou como um braço do governo. Isso faz com que a igreja fosse responsável pelos registros vitais do estado.

Existem três registros principais incluídos nesse tipo de registro: batizados, casamentos e enterros.

Registros de batizado

Os registros do batizado documentam quando um bebê foi formalmente levado à igreja para o batizado. Isso geralmente acontecia poucas semanas após o nascimento da criança. Se houvesse medo de que a criança não sobrevivesse o tempo suficiente para ser batizada na igreja, a criança às vezes era batizada em casa por precaução. Os registros de batizado sempre listam a data do batizado, o nome da criança e os nomes dos pais (às vezes apenas os do pai). Outras informações que podem ter sido registradas incluem os nomes das testemunhas, a ocupação do pai, o nome da fazenda em que a família morava e a data real do nascimento da criança. Se a data de nascimento não for especificada, uma data de batizado funciona muito bem como uma substituição nos registros de sua família.

Registros de casamento

Os registros de casamento podem ser registrados como um anúncio de noivado, como um registro real de casamento ou como ambos. Qualquer forma de registro de casamento fornecerá o nome completo da noiva e do noivo. Você aprenderá a data do primeiro anúncio de noivado (a data em que foram lidos na igreja) ou a data do casamento ou de ambos. Você também terá os nomes dos dois listados. Às vezes, você aprenderá o nome dos pais da noiva e do noivo, bem como uma ocupação, local de batizado, etc. Os registros de casamento às vezes fornecem tantos detalhes sobre a noiva e o noivo que encontrar os registros de batizado é muito fácil. Outras vezes, você verá apenas os dois nomes, os fiadores e a data do evento.

Registros de enterros

Os registros de enterro têm conteúdo muito semelhante aos registros de batizado. Você sempre verá a data do enterro e o nome do falecido. Normalmente, a idade da morte está incluída. Muitos registros incluem algum tipo de relacionamento com a comunidade, como o nome de um pai ou marido, uma ocupação, um nome de fazenda, etc. Uma data de morte e a causa da morte podem ser incluídas. Assim como os batizados, se uma data de falecimento não estiver listada, a data do enterro funcionará perfeitamente para a sua manutenção de registros.

Pesquisando os registros e índices escandinavos no MyHeritage

O MyHeritage inclui registros e índices da igreja para áreas selecionadas dos três países escandinavos. Estes índices podem ser muito úteis para obter uma correspondência rápida com os registros da igreja. Se você não encontrar seu ancestral listado no índice, não assuma que a pessoa não foi listada nos registros. Os índices são um trabalho em andamento. Pode ser necessário procurar nas imagens o seu ancestral.

Pesquisei no banco de dados de registros da igreja da Dinamarca no MyHeritage pelo meu ancestral, Peder Pedersen.

A pesquisa de índice me levou a várias correspondências interessantes. Um clique depois, eu estava olhando as imagens dos livros de registros da igreja.

Os índices MyHeritage também existem para partes da Suécia e da Noruega. Elas não estão vinculadas a imagens devido a acordos com os arquivos nacionais de cada país, mas as informações do índice podem fornecer uma excelente ajuda para encontrar os registros desejados para sua família. Quando procurei no banco de dados “Batismos Suecos, 1611-1920”, encontrei informações sobre Jon Hansson, que morava em Mora.

A crescente coleção de registros de igrejas escandinavas no MyHeritage e os índices que os acompanham são uma ótima ferramenta para os pesquisadores. Ter a capacidade de vislumbrar rapidamente registros em potencial para seus antepassados nessa área nunca foi uma possibilidade antes. Experimente os índices hoje e veja o que você pode aprender sobre sua família.

URL is copied to your clipboard.