Como ser um bom Administrador de Site de Família

Como ser um bom Administrador de Site de Família

Quando você deu início a um site no MyHeritage, foi automaticamente promovido a Administrador(a).

No começo é simples: é só aprender as funções, o modo de se colocar os perfis, etc.

Depois, você descobriu que podia convidar parentes para ajudar. Veio um, veio dois, e hoje você pode até ter bastante parente te ajudando na tarefa de montar a sua árvore genealógica.

Os membros entram, alteram, incluem, dão opiniões e você é que vai gerenciar todas as alterações para que tudo funcione direitinho.

Pode ser difícil. De um lado existe a vontade de que todos tenham a mesma disposição, paixão e dedicação com a árvore do mesmo jeito que você tem. De outro lado, é necessário que ser flexível o suficiente para conseguir o máximo de informações possível sem espantar ou deixar um parente escapar.

Qual é o segredo? Como agradar a gregos e troianos?

Aqui vão algumas dicas:

PACIÊNCIA – Este é o principal requisito de um bom administrador de site de genealogia. Sem ela, vão-se os primos, vão-se os dedos.

Veja o quanto você já fez (o que provavelmente foi muito mais do que qualquer outra pessoa da sua família). Mas lembre-se que mesmo você não fez tudo do dia para a noite.

Sabemos que o tempo é algo que sempre preocupa, mas nenhuma pesquisa bem sucedida foi feita em minutos. Leva-se tempo, às vezes anos para se conseguir uma informação ou encontrar o caminho das pedras. Espere a resposta. Quando fizer uma pergunta a alguém, dê tempo ao seu parente para que ele venha para o seu lado com muito mais que uma resposta: que ele venha com a disposição para ajudar.

Sem a paciência, você pode pegar o telefone e estragar tudo, pode escrever um email e estragar tudo. Envie um e-mail, um “Oi” bem educado e só toque no assunto após alguns contatos . Ninguém gosta de pressão.

Paciência é pensar várias vezes sobre o mesmo problema e encontrar uma forma de contornar uma situação ou dificuldade de seu site. Dizem que contar até dez funciona, mas você talvez precise contar até vinte.

MOTIVAÇÃO : A motivação é um outro fator que deve ser preservado e você tem que caprichar neste item.

Por exemplo, quando você vai ao cinema, logo na entrada já  existem diversas propagandas dos filmes que viram na semana que vem. É assim! Motive seus parentes com perspectivas além do que eles esperam. Mostre as novas funções do site, ensine-os a colorir fotos antigas, as suas descobertas, novos familiares encontrados… não espere ele  descobrir sozinho. Ajude a montar a árvore  mostrando item por item, passo a passo e a maneira correta de se colocar nomes ou editar eventos. O blog e o fórum são ótimos locais para se manter atualizado.

Jamais se esqueça do aniversário de alguém da árvore e se esta pessoa não esta na lista de Membros, envie um e-mail ao parente mais próximo para que ele faça o contato e transmita suas felicitações. Os membros são os seus principais contatos com o resto da família.

LIDERANÇA: A boa liderança é aquela em que o Membro de seu site, confia e acompanha, não pela imposição mas pela razão. Tome atitudes visando todos os outros membros e não um só. Medidas como “-Quem não fizer, vai ser excluído…” já são coisa do passado.

Lider também significa dividir.

Nunca use os termos “meu, minha, eu fiz”, etc. Um bom líder quer resultados, não aplausos. Quem tem que sobressair é o site e não o administrador.

Permita que os Membros possam participar da montagem já que o site é um trabalho coletivo. Verifique as configurações e veja se os membros podem realizar as tarefas que você pode fazer. Deixe que eles escrevam matérias, que modifiquem  eventos, que construam interesse em participar. Você deve ficar sempre atento a qualquer modificação na árvore e às vezes um engano cometido por alguém já é um bom motivo para iniciar uma troca de e-mails, ao invés de simplesmente fazer as correções sem avisá-lo.

 

Aproveite seus privilégios como administrador para unir ainda mais sua família e transformar a genealogia no passatempo preferido de todos. Afinal de contas, a união faz a força!

URL is copied to your clipboard.