URL is copied to your clipboard.

Como funciona a Correspondência de DNA?

Como funciona a Correspondência de DNA?

Correspondência de DNA é o processo de sequenciar seu DNA e compará-lo com o DNA de outras pessoas em um banco de dados. Quando uma pessoa com uma quantidade significativa de DNA idêntico ao seu é encontrada, isso pode indicar que você tem um ancestral comum.

Mas como funciona esse processo? Como os serviços de teste de DNA como o MyHeritage vão de uma amostra de saliva para uma lista de pessoas que podem ser seus parentes? Neste artigo, vamos explorar como funciona a Corrrespondência de DNA.

Quantos segmentos de DNA existem em humanos?

Todos os seres humanos têm 22 pares de cromossomos autossômicos e outro par de cromossomos sexuais: 23 pares ao todo.

Esses cromossomos contêm mais de 3 bilhões de pares de nucleotídeos, que são os blocos de construção do DNA. Cada nucleotídeo contém uma das 4 bases:

  • Adenina (A)
  • Timina (T)
  • Guanina (G)
  • Citosina (C)

As bases se emparelham para criar uma cadeia de DNA. A parea com T e G parea com C.

illustration of the structure of DNA
A estrutura do DNA

O Projeto Genoma Humano, concluído no ano de 2003, confirmou que 99,9% do DNA humano é idêntico. São os 0,1% restantes que respondem por toda a variação entre os seres humanos. Portanto, é esse 0,1% que os serviços de teste de DNA analisam para descobrir correspondências de DNA e calcular estimativas de etnia.

Como o DNA é herdado

O segredo da correspondência de DNA está nos padrões de herança do DNA.

De acordo com os princípios básicos da hereditariedade, você herda uma certa porcentagem do seu DNA de cada ancestral. Quanto mais distante o ancestral, menor será a porcentagem de DNA que você compartilhará. Por exemplo, você herda:

  • 50% do seu DNA de cada um de seus pais
  • 25% de cada avô
  • 12.5% de cada bisavô.

Seus irmãos e primos também herdam uma certa quantidade de DNA de seu ancestral comum. E a quantidade de DNA que você compartilha indica o quão distante está seu ancestral comum. Por exemplo, se você compartilha 50% do seu DNA com alguém de sua geração, isso significa que são irmãos completos, ou seja, descendentes dos mesmos pais. Se você compartilha 12,5%, isso provavelmente significa que você é primo-irmão, ou seja, você compartilha um par de avós.

Determinar se você compartilha uma quantidade significativa de DNA com uma determinada pessoa é o que permite que serviços de teste de DNA como o MyHeritage concluam que você tem um ancestral comum, e calcular a quantidade de DNA compartilhado nos permite estimar o quão próximo vocÊs são.

Como funciona a correspondência de DNA

Então, como determinamos se e quanto DNA você compartilha com as outras pessoas em nosso banco de dados?

Quando sua amostra chega ao nosso laboratório, ela passa por um processo de extração e é transformada em um arquivo de computador contendo seus dados de DNA.

No MyHeritage, examinamos 700.000 SNPs (polimorfismos de nucleotídeo único) em seu DNA. Um SNP é uma variação em um par de bases de DNA que serve como um marcador que nos permite distinguir o seu DNA do da maioria dos outros seres humanos. Por exemplo, se 90% dos humanos têm uma base G em uma determinada posição no genoma, mas você tem um A lá, isso significa que você tem um SNP nessa posição.

Seu arquivo de dados de DNA contém uma linha que representa cada SNP que olhamos, indicando a sequência de base naquele local específico.

Assim que seu arquivo de dados de DNA estiver completo, analisamos seus resultados e os comparamos aos resultados de outros kits em nosso banco de dados para identificar sequências correspondentes.

Aqui está um vídeo sobre como o processo de análise de DNA parece no laboratório MyHeritage:

Você pode aprender mais sobre o processo de teste e análise de DNA neste artigo: Como funcionam os testes de DNA

Quantos marcadores de DNA precisam ser combinados?

Não há um limite rígido para quantos SNPs precisam corresponder para que uma correspondência de DNA seja significativa.

A proximidade da correspondência é expressa em porcentagens (por exemplo, 25% de DNA compartilhado) ou em centimorgans (cM), uma unidade de medida que indica o comprimento de um segmento de DNA compartilhado.

O número de centimorgans ou porcentagem da correspondência às vezes indica a relação claramente:

  • 50% de correspondência / 3400 cM = pai ou filho
  • Correspondência de 25% / 1700 cM = avô, neto, tio ou tia, sobrinha ou sobrinho, meio-irmão
  • 12,5% compatível / 850 cM = primo de primeiro grau, bisavô, bisneto, tio-avô, sobrinho-neto, meio-tio, meio-sobrinho

Quanto mais distante o parente, mais variabilidade haverá. Se a correspondência é significativa para sua pesquisa depende do que você está procurando e quais são seus objetivos.

Observe que o número de segmentos compartilhados pode variar muito – é a quantidade total de DNA compartilhado que indica a relação nesses casos. No entanto, quando se trata de determinar se uma correspondência distante realmente compartilha um ancestral comum com você, o comprimento dos segmentos compartilhados é mais significativo. Você pode ler mais sobre o que torna uma correspondência de DNA forte neste artigo:O que é uma boa correspondência de DNA do ponto de vista da pesquisa?

Exemplos:

Quantos segmentos de DNA os irmãos compartilham?

Irmãos completos compartilham cerca de 2550 cM de seu DNA, que corresponde a 50% de seu DNA de acordo com alguns métodos de estimativa ou cerca de 37,5% de acordo com outros.

Os gêmeos têm DNA compartilhado?

Gêmeos idênticos compartilham 100% de seu DNA. Isso ocorre porque gêmeos idênticos são formados a partir de um óvulo fertilizado que se divide em dois e se desenvolve em dois embriões separados. Eles começaram com a mesma combinação de material genético, então seu DNA é o mesmo.

Gêmeos fraternos,por outro lado, são como outros irmãos geneticamente e compartilham 37,5% -50% de seu DNA. Gêmeos fraternos se desenvolvem a partir de dois óvulos fertilizados diferentes, cada um com sua própria combinação única do DNA de seus pais.

Quantos segmentos de DNA os meio-irmãos compartilham?

Meio-irmãos que compartilham um dos pais compartilharão cerca de 25% de seu DNA, ou cerca de 1700 cM.

Quantos segmentos de DNA os primos de primeiro grau compartilham?

Os primos de primeiro grau compartilham cerca de 12,5% de seu DNA, ou cerca de 850 cM.

Quanto tempo leva a correspondência de DNA?

Isso depende do provedor de serviços. Os kits de DNA do MyHeritage levam cerca de 3–4 semanas para serem processados assim que chegam ao nosso laboratório no Texas.

Clique aqui para encomendar um kit de DNA do MyHeritage

Você pode aprender mais sobre como funciona a correspondência de DNA nos seguintes recursos:

URL is copied to your clipboard.