Glossário de genealogia: termos comuns de DNA explicados

Glossário de genealogia: termos comuns de DNA explicados

Se você acabou de entrar no mundo da genealogia genética, pode ter ouvido muitos termos usados por aí e não ter ideia do que significavam.

Neste artigo vamos esclarecer as coisas definindo os termos mais importantes do DNA.

DNA

DNA é um acrônimo para ácido desoxirribonucléico: uma substância que existe em quase todos os organismos e constitui um “manual de instruções” para todas as células do corpo sobre como formar esse organismo. Essa substância é herdada de nossos pais biológicos: cerca de 50% de cada um, da mãe e do pai.

Estudar nosso DNA pode desvendar muitos segredos sobre nós, nossos traços e tendências, nossa saúde e também nossos ancestrais.

Nucleotídeo

Os nucleotídeos são os blocos de construção do DNA. Cada nucleotídeo consiste em uma base, uma molécula de açúcar e uma molécula de ácido fosfórico. Existem quatro substâncias químicas que constituem as bases: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C). As bases emparelham-se – A com T e G com C – para constituir uma cadeia de DNA.

Cromossomos

A maioria das células humanas contém 6 bilhões de pares de nucleotídeos – 12 bilhões de nucleotídeos no total. Essa é uma longa sequência de DNA! Para manter tudo em ordem e garantir que o processo de divisão celular ocorra com o mínimo de erros, o DNA é organizado em uma série de “pacotes” semelhantes a fios. Esses pacotes são chamados de cromossomos.

O genoma humano contém 23 pares de cromossomos (46 cromossomos no total). Existem dois tipos de cromossomos em humanos: alossomos, também conhecidos como cromossomos sexuais ou cromossomos X e Y, que estão ligados ao sexo biológico do indivíduo, e autossomos (cromossomos do corpo), que não são.

DNA Autossômico

O DNA autossômico é o DNA encontrado nos autossomos mencionados acima. Um teste de DNA autossômico, como o teste de DNA MyHeritage, examina apenas as informações desses 22 cromossomos.

Y-DNA

Y-DNA é o DNA encontrado apenas no cromossomo Y, que só aparece em machos biológicos. Os alossomos das mulheres consistem em dois cromossomos X, enquanto os dos homens consistem em um cromossomo X e um Y. O exame do Y-DNA pode nos dar informações exclusivas sobre a linha paterna de um homem biológico.

mtDNA

mtDNA significa DNA mitocondrial: DNA localizado em uma parte da célula chamada mitocôndria. A maior parte do nosso DNA está localizado no núcleo, ou centro, de uma célula, mas há uma certa quantidade que pode ser encontrada na mitocôndria. As mitocôndrias são quase exclusivamente transmitidas de mãe para filho, portanto, o exame de seu DNA mitocondrial pode fornecer informações exclusivas sobre sua linha materna.

Mutação genética

Uma mutação genética é uma alteração na sequência do DNA que ocorre durante o processo de replicação do DNA: quando o DNA se copia para transformar uma única célula em duas. As mutações podem ser um “golpe de sorte” que ocorre em um grupo específico de células dentro de um único indivíduo ou uma mudança permanente que é passada para a próxima geração por meio das células reprodutivas desse indivíduo (espermatozoides ou óvulos).

Às vezes, essas variações hereditárias resultam em mudanças nas características observáveis, como a cor dos olhos ou do cabelo, mas na maioria das vezes não. No entanto, é através da análise dessas variações, mesmo aquelas que não causam mudanças observáveis, que os cientistas podem determinar coisas como sua origem étnica e sua suscetibilidade a vários problemas de saúde.

Genes vs. Alelos

Um gene, conforme definido acima, é uma unidade de herança em nosso DNA, enquanto um alelo é uma variante de um determinado gene. Variações em nosso DNA ocorrem por meio de um processo natural de mutação, conforme descrito acima.

Haplogrupos

Em linguagem simples, um haplogrupo é uma sequência genética encontrada em vários indivíduos que têm um único ancestral comum. Mais especificamente, é um grupo de haplótipos, que são grupos de alelos herdados de um único pai. Os haplogrupos são mais relevantes quando se discute o Y-DNA e o mtDNA, uma vez que essas seções do DNA são herdadas apenas do pai ou da mãe e nunca se misturam, portanto, as variações herdadas nessas seções geralmente permanecem intactas.

Marcadores genéticos

Um marcador genético é um gene ou sequência de DNA que tem uma localização conhecida em um cromossomo e pode ser usado para identificar indivíduos ou espécies.

Centimorgans

Um centimorgan é uma unidade de distância entre as posições dos cromossomos, usada para medir seções de DNA que são idênticas em dois indivíduos. Quanto mais longa uma seção de DNA idêntico – quanto mais centimorgans de DNA eles compartilham – mais estreitamente relacionados esses indivíduos provavelmente serão.

Clusters de Correspondências de DNA 

“Clusters”, no contexto de Correspondências de DNA, são grupos de Coreespondências de DNA de um determinado indivíduo que também combinam entre si. Olhar para seus clusters de correspondência de DNA pode ajudar a fornecer pistas sobre como você está relacionado a correspondências de DNA não identificadas. Por exemplo, se você não sabe como está relacionado a um certo par, mas o localiza em um agrupamento junto com o primo-irmão de sua mãe, você sabe que provavelmente está relacionado a esse casamento misterioso pelo lado materno. O AutoClusters do MyHeritage torna muito fácil visualizar e analisar seus clusters de Correspondência de DNA.

 

URL is copied to your clipboard.