Como usar o Navegador de Cromossomos para genealogia
Como usar o Navegador de Cromossomos para genealogia

Navegadores de cromossomos como o Navegador de Cromossomos Um para Muitos do MyHeritage são ferramentas interessantes que podem ajudar a quebrar barreiras em sua pesquisa genealógica, aumentar sua árvore genealógica e aproveitar ao máximo suas correspondências de DNA.

O que é um Navegador de Cromossomos?

Os navegadores cromossômicos são ferramentas que permitem ver segmentos de DNA exclusivos ou sequências de DNA nos cromossomos que você compartilha com uma correspondência genética ou um conjunto de correspondências genéticas. É normalmente exibido como 23 faixas, representando seus 23 cromossomos, com seções coloridas indicando segmentos compartilhados. Usando um navegador cromossômico, é possível ver claramente onde segmentos específicos começam e terminam.

Por que um navegador cromossômico é uma ferramenta útil para genealogia?

A genealogia genética, ou a análise dos resultados dos testes de DNA, com o objetivo de entender os relacionamentos genealógicos, é uma ferramenta para estender sua árvore genealógica. Pode ser uma maneira eficaz de avançar sua pesquisa quando outros métodos que você tentou falharem.

Suas combinações de DNA são o melhor ponto de partida para a pesquisa de genealogia genética. Os navegadores cromossômicos permitem visualizar quais partes do seu DNA você compartilha com cada uma de suas combinações genéticas e não apenas quanto DNA total você tem em comum. Você compartilha segmentos específicos de DNA com várias correspondências? Esses segmentos de DNA são imediatamente adjacentes um ao outro? Esses detalhes podem fornecer mais dicas que podem ajudá-lo a estender sua árvore genealógica.

O que você está vendo no navegador cromossômico?

Você tem 23 pares de cromossomos. Um cromossomo em cada par foi herdado de sua mãe e o outro de seu pai. Enquanto os cromossomos são firmemente torcidos no núcleo da célula em um nível microscópico, se você os colocar diretamente um contra o outro, cada par pode ser organizado do mais longo ao mais curto e numerado de 1 a 23. O último par de cromossomos é XX ou XY, os cromossomos sexuais. Alguns navegadores cromossômicos mostram apenas os pares autossômicos, ou cromossomos 1–22. Além disso, alguns navegadores cromossômicos mostram duas faixas para cada par de cromossomos – um representando o cromossomo materno e outro representando o cromossomo paterno – e outros mostram uma única faixa para representar o par. Atualmente, o Navegador de cromossomos do MyHeritage usa a última representação gráfica mais simples, com suas respectivas vantagens e limitações.

Os navegadores cromossômicos mostram quais segmentos do seu DNA (ou o da pessoa cujo kit você gerencia) você compartilha com a correspondência genética que está avaliando. Se você comparar um pai e um filho em um navegador de cromossomos que mostra uma faixa separada para cada instância dos cromossomos, a imagem mostrará uma única faixa colorida contínua para cada um dos cromossomos herdados do mesmo pai. Se o navegador cromossômico mostrar apenas uma faixa para representar cada par de cromossomos, todas as faixas serão coloridas, quase na sua totalidade. Isso fará com que pareça uma correspondência de 100%, quando na verdade é uma correspondência de 50%, porque um cromossomo inteiro em cada par foi herdado de cada pai.

Comparação de pai e filho no Navegador de Cromossomos do MyHeritage

Comparações pai-filho e gêmeos idênticos são os únicos que mostrarão segmentos de DNA compartilhados contínuos em todos os cromossomos. Além dessas relações, a quantidade de DNA compartilhada em comum varia devido a um processo aleatório chamado recombinação. A recombinação embaralha o DNA de cada geração e divide segmentos de DNA compartilhado. Por exemplo, os dois cromossomos de cada par herdados da mãe de uma pessoa quebram e se recombinam antes de serem repassados ​​à criança. Portanto, o cromossomo materno dentro de cada par que a criança herda incluirá parte do DNA da avó materna da criança e parte do DNA do avô materno da criança.

Se você comparar primos maternos em um navegador de cromossomos, apenas os segmentos que eles compartilharem, herdados de um ancestral comum, serão coloridos. Talvez você tenha herdado um pedaço mais longo de um avô do que seu primo em primeiro grau: a região colorida significa apenas os segmentos de DNA que são compartilhados. Da mesma forma, seus primos em segundo grau herdaram alguns segmentos em comum de cada um de seus bisavós, alguns dos quais seus primos herdaram, mas você não herdou e alguns dos quais ambos herdaram.

Como essas informações são genealogicamente úteis?

Cada um dos seus segmentos foi herdado de um de seus ancestrais. Ao comparar segmentos compartilhados de correspondências genéticas por meio de navegadores cromossômicos, você pode deduzir quais ancestrais você tem em comum e como está relacionado. Algumas dessas conclusões podem até levar a um avanço em sua pesquisa genealógica, permitindo rastrear caminhos exatos de relacionamento nos casos em que a documentação não está disponível.

Comprimento do segmento:
Segmentos mais longos, geralmente combinados com segmentos menores adicionais, indicam um relacionamento mais recente entre você e suas correspondências genéticas. Se se espera que o relacionamento estimado seja parecido, mas o DNA compartilhado consiste em muitos segmentos curtos, isso pode indicar que o DNA compartilhado entre você e o par é proveniente de uma comunidade endogâmica ou de vários ancestrais comuns distantes. Por exemplo, talvez você esteja tentando determinar quais das suas correspondências do quarto ao sexto primo são realmente os que mais se relacionam com você. Examine os comprimentos dos segmentos – aqueles com segmentos maiores em comum provavelmente estão mais intimamente relacionados do que aqueles com segmentos comuns menores.

Comparação de primos em segundo grau no Navegador de Cromossomos MyHeritage, mostrando os comprimentos de segmento esperados para o relacionamento

Correspondências provenientes de outras correspondências:
Nós frequentemente incentivamos os membros da família a fazer testes de DNA, por isso é muito comum encontrar descendentes de correspondências em uma lista de correspondências. Se uma das suas correspondências compartilhar apenas segmentos iguais e menores com você do que outra correspondências, nas mesmas posições genômicas, a primeira correspondências poderá ser um descendente da segunda correspondências. Se você determinar que duas correspondências genéticas são provavelmente pai-filho, poderá se concentrar apenas no DNA compartilhado do pai, pois o filho herdou apenas metade do DNA do pai e, portanto, é menos útil para sua pesquisa. Se você está tentando entrar em contato com o pai para colaborar e perguntar sobre as histórias da família, pode entrar em contato com o filho com a esperança de que ele possa conectá-lo ao pai.

Comparação entre uma pessoa-raiz e um par de correspondências genéticas que são pai e filho

Segmentos triangulados:
Se você e duas correspondências compartilharem um segmento (herdado de um ancestral comum ou ancestrais), você terá um segmento triangulado. Existem várias ferramentas online que auxiliam nessa análise de triangulação. O navegador de cromossomos de cada empresa pode exibir os segmentos triangulados de maneira diferente. Por exemplo, se você selecionou várias pessoas para comparar, pode ser que apenas os segmentos triangulados em todas as correspondências comparadas sejam mostrados. No navegador do cromossomo MyHeritage, segmentos triangulados são enquadrados. Seja sistemático sobre suas comparações para garantir que nenhum segmento triangulado seja esquecido. Identifique o início e o fim do segmento compartilhado em todos os membros do conjunto de comparação triangulado. Os segmentos triangulados podem ajudar a determinar como suas correspondências genéticas estão relacionadas a você. Por exemplo, talvez você esteja se perguntando se uma correspondência genética é uma correspondência materna ou paterna. Compare segmentos de DNA que eles têm em comum com você e outras correspondências cujo relacionamento é conhecido por você; se eles compartilharem com outras pessoas no mesmo local, você poderá determinar de que lado da família eles pertencem.

Na estrutura, um segmento de DNA triangulado compartilhado em comum entre uma pessoa-raiz e três de suas combinações genéticas; segmentos coloridos fora do quadro são compartilhados entre a pessoa-raiz e pelo menos uma correspondência genética, mas não por todo o conjunto de comparação

Grupos triangulados (“cluster”):
Aqueles com quem você compartilha segmentos triangulados podem ser colocados em um grupo triangular ou cluster. Fazer isso pode ajudar a determinar se os segmentos sobrepostos podem ser rastreados para um ancestral comum específico. É mais útil ter correspondências genéticas nesse grupo triangulado em cada etapa do caminho até o ancestral comum. Por exemplo, se você tem um terceiro bisavô, tente incluir um primo, segundo primo, terceiro primo e quarto primo da sua linha direta. Isso ajudará a confirmar a validade do seu grupo triangulado e a identificar seu ancestral comum com certeza.

Mapeamento de cromossomo:
Com segmentos compartilhados suficientes entre diferentes primos próximos, você pode atribuir segmentos específicos a antepassados conhecidos. Para saber quais segmentos são herdados por seu avô materno versus quais segmentos são herdados por sua avó materna, você pode agrupar e triangular os segmentos com primos próximos e parentes colaterais (ancestrais não diretos) dos indivíduos que comparam segmentos compartilhados. Com segmentos compartilhados suficientes entre diferentes primos próximos, você pode até identificar os pontos de cruzamento para seus segmentos ancestrais. Sua herança pode ser mapeada em um mapa cromossômico, mostrando de quais ancestrais você herdou segmentos específicos de DNA. Um mapa como esse pode ajudá-lo a comparar primos genéticos novos e desconhecidos para determinar seus prováveis relacionamentos. Se eles corresponderem consistentemente nas mesmas regiões atribuídas anteriormente a um ancestral específico, é possível supor que eles também descendem desse ancestral mapeado ou de um ancestral desse ancestral mapeado.

Sobreposição de segmentos opostos:
Se, ao comparar duas correspondências separadamente em um navegador cromossômico, elas coincidem com você no mesmo local em um cromossomo, mas não compartilham o mesmo segmento, isso ocorre porque uma está relacionada através do seu lado materno e outra através de seu lado paterno. Se você acha que duas correspondências são relacionadas à sua mãe e ainda não possuem segmentos compartilhados, isso significa que você herdou o DNA em comum com uma correspondência através da sua mãe, enquanto o DNA herdado que você compartilha com a outra correspondência é do lado de seu pai. Isso não significa que as duas correspondências também não estejam relacionadas de alguma forma, como é comum em comunidades que têm casamentos entre seus membros.

Correspondência paterna em vermelho e materna em amarelo, mostrando segmento oposto sobreposto no cromossomo 13. Observe que os segmentos estão no mesmo local genômico, mas não são triangulados

Segmentos imediatamente adjacentes:
Se uma correspondência genética no navegador de cromossomos mostrar um segmento que termina imediatamente adjacente ao início do segmento de outra correspondência, é provável que eles estejam relacionados do mesmo lado da sua família (tanto materna quanto paterna). Eles podem até divergir do seu casal ancestral mais recente – um sendo o parente da mãe e o outro o parente do pai. Isso ocorre porque, conforme ocorre a recombinação, a quebra nos cromossomos após a troca de informações gira entre o cromossomo materno e o paterno. Chamamos esse ponto de cruzamento de ponto de recombinação. Se você tem uma correspondência conhecida através da linhagem de seu pai e outra com relacionamento desconhecido, e as duas mostram segmentos imediatamente adjacentes em comparação com o seu DNA, é provável que ambas estejam relacionadas através da mesma linha.

Segmentos imediatamente adjacentes, comparando entre si e duas correspondências genéticas maternas.

Começando

A melhor maneira de entender o navegador de cromossomos é começar a usá-lo. Comece com qualquer relacionamento conhecido entre você e suas correspondências genéticas e familiarize-se com o comprimento de segmento apropriado para relacionamentos conhecidos, identifique segmentos imediatamente adjacentes e segmentos triangulados e forme grupos triangulares (cluster) de correspondências. Talvez você goste de montar seu quebra-cabeça cromossômico e decida mapear seus cromossomos para seus antepassados geneticamente confirmados mais distantes.

URL is copied to your clipboard.