Resultados de DNA e filtragem de suas correspondências de DNA

Resultados de DNA e filtragem de suas correspondências de DNA

As páginas de correspondência de DNA são organizadas em quatro guias diferentes – uma guia Visão geral, uma guia Estimativa de etnia, uma guia Correspondências de DNA e uma guia Ferramentas.

O nome da pessoa cujos resultados você está visualizando está listado na parte superior. À medida que você alterna entre as diferentes guias, você sempre vê resultados para a mesma pessoa, seja uma visão geral, Estimativa de etnia, Correspondências de DNA ou ferramentas avançadas.
Se você gerenciar mais de um kit, poderá alterar a pessoa cujos resultados estão visualizando, clicando em “Selecionar outra pessoa” e selecionando outra pessoa no menu suspenso.

Using “Selecione outra pessoa” para visualizar os resultados de outro kit de DNA (clique para ampliar)

Aba de Visão Geral

Na parte superior da guia Visão geral, você verá as principais etnias na Estimativa de etnia. Se houver mais de três etnias na Estimativa de Etnia, nem todas aparecerão aqui.
Clique em “Visualizar estimativa completa” para acessar a guia Estimativa de etnia, onde você verá uma lista completa de suas etnias com porcentagens.

Alternando para a guia Estimativa de etnia (clique para aumentar)

Abaixo das principais etnias, a página Visão geral lista um resumo das correspondências de DNA, com os três filtros gráficos que representam família próxima, família estendida e parentes distantes.

Para visualizar todas as suas correspondências de DNA (não filtradas), clique em “Visualizar correspondências de DNA” e você será direcionado para a guia Correspondências de DNA.

Mudando para a guia Correspondências de DNA (clique para aumentar)

Aba Estimativa Étnica

Na segunda guia, você encontrará os resultados completos da Estimativa de etnia.

Guia Estimativa de etnia (clique para ampliar)

Ativar a caixa de seleção “Mostrar eventos da sua árvore genealógica” exibirá todos os locais ancestrais de nascimento e morte listados na sua árvore genealógica no mapa, além dos resultados de etnia. Você pode comparar como a sua Estimativa de Etnia se correlaciona com os eventos da sua árvore genealógica. Essa visão adicional ajuda a colocar sua Estimativa de Etnia dentro do contexto da história da sua família e pode fornecer um bom ponto de partida para uma investigação mais aprofundada.

Estimativa de etnia com contexto de histórico familiar sobreposto (clique para ampliar)

Aba Correspondências de DNA

A terceira guia leva você para a página de Correspondências de DNAs com filtragem avançada de Correspondências de DNA, que pode ser combinada com a classificação e a pesquisa.

Aba Correspondências de DNA (clique para ampliar)

Aba Ferramentas

A quarta e última guia é rotulada como Ferramentas e é a porta de entrada para vários recursos avançados de DNA, como o Navegador de cromossomos, os AutoClusters e o Mapa de etnia.

Aba Ferramentas de DNA

Visualizando árvores de Correspondências de DNA

Na página Correspondências de DNA, selecione “Ver Árvore” para qualquer Correspondência de DNA, abrirá automaticamente sua árvore genealógica no Pedigree View. A exibição de linhagem mostra uma pessoa raiz e seus ancestrais diretos. Ele não exibe irmãos ou cônjuges e não requer um panorama difícil. Também mostra mulheres com seus nomes de solteira.

Filtrando Correspondências de DNA

Correspondências de DNA são pessoas que compartilham segmentos de DNA com você. Pensa-se que cada correspondência de DNA esteja relacionada a você, com um ou mais segmentos compartilhados herdados de um ou mais ancestrais comuns. Até agora, o banco de dados de DNA no MyHeritage cresceu tanto que a maioria dos usuários no MyHeritage possui milhares de correspondências de DNA. Gerenciar todas essas correspondências e compreendê-las se tornou um desafio – e é aqui que o sistema de filtragem é útil.

A filtragem permite visualizar um subconjunto de suas correspondências de DNA por vez, concentrando-se naquelas que correspondem aos critérios específicos que mais lhe interessam. Na página Visão geral do DNA, você pode filtrar facilmente suas correspondências de DNA por relacionamento, país ou etnia. Usando a barra de ferramentas de filtro, você pode combinar vários filtros e correspondências de filtros por critérios adicionais, como aqueles que possuem uma árvore genealógica ou compartilham sobrenomes ancestrais ou Smart Matches ™ com você.

A filtragem de correspondências de DNA pode ser combinada com a classificação e a pesquisa. Por exemplo, você pode encontrar facilmente todas as suas correspondências de DNA que incluem “Gordon” no nome da correspondência ou como um sobrenome ancestral, filtrando-as para visualizar apenas aqueles que têm uma etnia específica e vivem em um país específico, enquanto as classificam em ordem alfabética. ou pela quantidade de DNA compartilhado.

Acessando os filtros

Para acessar a página Visão geral do DNA e acessar os filtros gráficos para correspondências de DNA, basta clicar em “Visão geral” no menu “DNA”:

Acessando os filtros gráficos (clique para ampliar)

A página Visão Geral do DNA exibe um resumo da sua Estimativa de Etnia, com um link para visualizar a estimativa completa. Abaixo, há um resumo das suas correspondências de DNA, com um detalhamento gráfico das correspondências, de acordo com o relacionamento delas com você, país de residência e etnias.

Guia Visão geral do DNA (clique para ampliar)

Aqui está uma descrição detalhada dos filtros.

Filtrando por relacionamento

Usando o filtro de Relacionamento, você pode ver facilmente quantas correspondências de DNA são de família próxima (família imediata até os primos em primeiro grau), família estendida (primos em primeiro grau uma vez removidos até segundo grau e duas vezes removidas) ou parentes distantes (primos em terceiro grau e primos mais distantes). Alguns usuários estão mais interessados em correspondências familiares próximas, enquanto outros ficam intrigados em aprender mais sobre parentes distantes. Você pode acompanhar facilmente o número de correspondências que possui em cada categoria e identificar imediatamente se possui novas correspondências em qualquer categoria de alto interesse para você. Em breve, adicionaremos indicadores ao lado das seções Família próxima e Família estendida para indicar se você tem novas correspondências em qualquer uma dessas categorias.

Filtro de relacionamento (clique para ampliar)

Passar o mouse sobre qualquer categoria de relacionamento destacará o anel correspondente em roxo na exibição gráfica.

Ao clicar no nome da categoria ou no anel correspondente, você será levado à página Correspondências de DNA, onde as Correspondências de DNA serão filtradas automaticamente para mostrar apenas correspondências da categoria de relacionamento que você escolheu.

Exemplo: Filtrando por Relacionamento para Mostrar Apenas Correspondências da Família Estendida (clique para aumentar)

Filtrando por localização

Este filtro mostra quantas correspondências você tem morando em cada país do mundo.

Filtro de país (clique para ampliar)

Ao clicar em qualquer país no mapa ou na lista à direita, você será levado à página Correspondências de DNA, filtrada automaticamente para mostrar apenas as correspondências residentes no país que você escolheu.

Exemplo: filtrando por país para mostrar apenas correspondências residentes na Noruega (clique para ampliar)

Nota: por consistência, esse filtro é baseado no país de residência das suas correspondências e não nas informações da árvore genealógica, como o país de nascimento. O país de nascimento pode ser muito útil e, às vezes, diferente do país de residência atual, mas não está disponível para correspondências de DNA sem uma árvore genealógica.

Filtrando por etnia

O filtro de etnia mostrará quantas de suas correspondências têm uma porcentagem significativa (mais de 10%) de cada uma das 42 etnias suportadas pelo MyHeritage DNA.

Filtro de etnia (clique para ampliar)

As etnias listadas na parte superior do filtro são suas próprias etnias (classificadas por porcentagem), porque essas provavelmente são as correspondências que você deseja investigar primeiro. Algumas de suas correspondências de DNA serão listadas em várias etnias. É por isso que os números do lado direito somam um total que excede o número total de correspondências que você tem. Este é um bom lugar para identificar quais das etnias relatadas podem estar incorretas. Por exemplo, se o MyHeritage calculou que você é 1,2% italiano, mas não tem absolutamente nenhuma correspondência que seja italiano (em pelo menos 10%), é provável que sua etnia italiana estimada seja um falso positivo. Lembre-se, a estimativa de etnia é apenas isso – uma estimativa – e pode incluir imprecisões. As etnias para as quais você tem muitas correspondências têm maior probabilidade de desempenhar um papel substancial em sua própria composição étnica.

Lembre-se, porém, que os números são distorcidos pelas populações de pessoas testadas no MyHeritage; algumas etnias estão super-representadas e outras sub-representadas. Há tantas pessoas que têm etnia européia no MyHeritage que você deve ter muitas delas como suas correspondências, mesmo que você não tenha etnia européia. Como outro exemplo ilustrativo, talvez você seja 0% queniano, mas ainda tem algumas correspondências com etnia queniana. Como pode ser? Porque eles receberam alguma etnia queniana de seus ancestrais, e esses não são os mesmos ancestrais que eles compartilham com você, mas ancestrais de suas outras linhagens.

Ao clicar em qualquer uma das etnias, você terá suas correspondências de DNA, que serão filtradas automaticamente para mostrar apenas correspondências que tenham essa etnia específica (compreendendo pelo menos 10% de sua estimativa de etnia).

Exemplo: filtragem por etnia para mostrar apenas correspondências com a etnia da Europa do Norte e do Oeste (clique para ampliar)

Se você tem uma etnia específica em sua própria Estimativa de Etnia que o intriga, use esse filtro para observar suas correspondências de DNA com essa etnia. Talvez você consiga identificar como eles estão relacionados a você e, como resultado, descubra quais de seus ancestrais lhe trouxeram essa etnia específica.

Usando a barra de ferramentas de Filtragem

A barra de ferramentas Filtro faz parte da página Correspondências de DNA e aparece automaticamente se um filtro estiver ativo. Em todos os exemplos mostrados acima, a página Correspondências de DNA foi acessada quando um filtro específico foi ativado a partir dos filtros gráficos na página Visão geral do DNA e foi mostrado em negrito na barra de ferramentas Filtro. No entanto, você também pode acessar a barra de ferramentas Filtro diretamente.

Para fazer isso, visite a página Correspondências de DNA clicando em “Correspondências de DNA” no menu “DNA”.

Acessando a página Correspondências de DNA (clique para ampliar)

Na página Correspondência de DNA, clique em “Filtros”, que é mostrado ao lado de um ícone que se parece com um filtro, e a barra de ferramentas Filtro será exibida, como mostrado abaixo:

Acessando a barra de ferramentas Filtro (clique para ampliar)

A barra de ferramentas Filtro fornece acesso aos filtros descritos anteriormente (Relação, Localização, Etnia) e agora você pode aplicar vários filtros simultaneamente. Se mais de um filtro for selecionado, eles serão aplicados inclusive (usando a lógica E, por exemplo, filtro1 E filtro2 E filtro3). Por exemplo, você pode filtrar suas correspondências de DNA para ver todas as correspondências que vivem nos Estados Unidos com etnia judia asquenazita. Como outro exemplo, você pode ver todas as correspondências de família estendida que moram na Holanda.

Preste muita atenção à primeira entrada na barra de ferramentas Filtro: detalhes da árvore. Usando o filtro Detalhes da árvore, você pode ver apenas as correspondências que possuem uma árvore genealógica ou que compartilham sobrenomes ancestrais ou Smart Matches ™ com você. Isso ajuda a isolar as correspondências de DNA que podem ser mais valiosas para sua pesquisa. Sobrenomes ancestrais compartilhados podem ajudá-lo a descobrir como uma correspondência está relacionada a você, especialmente quando são raras. Por exemplo, se uma correspondência de DNA compartilhar o sobrenome raro Kopelevitch com você e o sobrenome do seu avô e o nome de solteira da avó da sua correspondência, isso poderá mostrar como vocês dois estão relacionados: por meio de um ancestral comum do Kopelevitch.

Filtro de detalhes da árvore na barra de ferramentas Filtro (clique para ampliar)

Abaixo está um exemplo de aplicação de um filtro para sobrenomes ancestrais compartilhados, que encontraram uma correspondência que compartilha o sobrenome “Gordon”:

Filtrando por sobrenomes ancestrais compartilhados (clique para ampliar)

No filtro Relacionamentos, na barra de ferramentas Filtro, você pode filtrar suas correspondências pelo relacionamento deles com você, escolhendo ver apenas a família próxima, a família estendida ou parentes distantes.

Filtro de relacionamento na barra de ferramentas Filtro (clique para ampliar)

No filtro Locais, você pode filtrar correspondências por país de residência. Você pode combinar isso com filtros adicionais para se concentrar nas Correspondências de DNA de alto interesse.

Filtro de localização na barra de ferramentas Filtro (clique para ampliar)

Por fim, no filtro Etnias, você pode filtrar correspondências por etnia, optando por ver apenas as correspondências que tenham pelo menos 10% de uma etnia específica em sua Estimativa de Etnia.

Filtro de etnia na barra de ferramentas Filtro (clique para ampliar)

Como explicado anteriormente, você pode aplicar mais de um filtro simultaneamente. Por exemplo, a filtragem pelas etnias “Família estendida” e “Irlandesa, Escocesa e Galesa” mostrará quais das suas correspondências de DNA atendem a essas duas condições – por exemplo, quais das suas correspondências provavelmente serão primos de primeiro grau uma vez removidos até o segundo primos removidos duas vezes e com 10% ou mais de etnia irlandesa, escocesa ou galesa.

Aplicando vários filtros de uma só vez (clique para ampliar)

Classificando correspondências

As correspondências de DNA podem ser classificadas clicando em “Classificar por” e selecionando uma das opções no menu suspenso: DNA compartilhado, segmentos compartilhados, maior segmento, nome completo ou mais recente.

Por padrão, as correspondências são curtas pelo DNA compartilhado, o que significa que as correspondências com as quais você tem mais DNA compartilhado são listadas primeiro. Você também pode aplicar a classificação nas correspondências que foram filtradas.


Pesquisando correspondências

Você também pode procurar uma correspondência por nome ou sobrenome ancestral usando o campo de pesquisa. Clique no ícone da lupa para iniciar uma pesquisa.

Ao procurar um nome, serão exibidas correspondências com esse nome ou sobrenome ancestral.

Você pode combinar pesquisa e filtragem, o que significa que você pode pesquisar entre as correspondências filtradas anteriormente ou executar uma pesquisa e filtrar os resultados da pesquisa.

No exemplo avançado abaixo, o filtro de local, o filtro de etnia e a barra de pesquisa foram usados simultaneamente. Os resultados são exibidos para as correspondências de DNA localizadas nos EUA, com etnia escandinava e com “Johnson” em seu nome ou como sobrenome ancestral.

Pesquisa + filtro (clique para ampliar)

Para limpar um filtro ativo, clique em “Limpar filtros”. Para limpar uma pesquisa ativa, clique em “Limpar pesquisa”.

Resumo

Ter muitas correspondências de DNA é emocionante, mas também pode ser avassalador. Muitas pessoas não sabem como revisar suas correspondências e por onde começar. O sistema de filtragem de correspondências DNA ajuda você a permitir que você revise suas correspondências de DNA em pequenas partes, concentrando-se nos detalhes mais importantes para você – sejam essas as correspondências mais estreitamente relacionadas a você, as que moram em um país específico de interesse ou de uma determinada etnia.

URL is copied to your clipboard.