AutoClusters para correspondências de DNA
AutoClusters para correspondências de DNA

O AutoClusters é uma ferramenta de genealogia genética que agrupa correspondências de DNA que provavelmente descendem de ancestrais comuns em um gráfico visual atraente. Essa ferramenta fácil de usar, desenvolvida em colaboração com Evert-Jan Blom, da GeneticAffairs.com, ajuda a explorar suas correspondências de DNA com mais eficiência em grupos, em vez de como numerosos indivíduos, e a obter informações sobre ramos em sua árvore genealógica.

A sample AutoClusters chart (Click to zoom)

Nos últimos anos, milhões de pessoas se voltaram para o teste de DNA para obter informações sobre a história da família e descobrir novos parentes. Embora o teste de DNA forneça respostas, os resultados típicos da correspondência de DNA incluem apenas relacionamentos estimados, como primo em primeiro grau, sem indicação do caminho exato do relacionamento. Em alguns casos, o MyHeritage pode usar registros históricos e árvores genealógicas para sugerir o caminho exato do relacionamento (consulte Theory of Family Relativity™), mas isso nem sempre é possível. É aí que a ferramenta AutoClusters é útil.

O AutoClusters organiza suas correspondências de DNA do MyHeritage em agrupamentos de correspondências que provavelmente descendem de ancestrais comuns. Ao agrupar as correspondências de DNA que provavelmente pertencem ao mesmo ramo e têm um ancestral comum, os AutoClusters podem ajudar a esclarecer os caminhos de relacionamento que conectam você e suas correspondências. Ao revisar as árvores genealógicas das correspondências em grupos, os usuários podem reunir toda a ramificação. Os grupos são codificados por cores, por conveniência, e são apresentados em um poderoso gráfico visual, bem como em formato de lista.

Mais sobre o gráfico de AutoClusters

Cada uma das células coloridas em um grupo representa uma interseção entre duas de suas correspondências, o que significa que os dois indivíduos se igualam (além de corresponder a você). Essas células são agrupadas fisicamente e por cores para criar um gráfico visual poderoso dos seus grupos de correspondência compartilhada.

Cada cor representa um grupo de correspondência compartilhado. Os membros de um grupo correspondem a você e à maioria ou a todos os outros membros do grupo. Todos os indivíduos de um grupo provavelmente estarão na mesma linha ancestral, embora o ancestral comum mais recente entre qualquer uma das correspondências e entre você e qualquer correspondência possa variar. O nível de geração dos grupos também pode variar. Um pode ser o ramo de sua avó paterna, e outro pode ser o ramo de seu bisavô paterno.

Você pode ver várias células cinza que não pertencem a nenhum grupo unido por cores. Às vezes, eles representam uma correspondência compartilhada em que um dos dois primos está intimamente relacionado a você para pertencer a apenas um grupo. Um monte de células cinzas adjacentes pode ser uma indicação de que dois agrupamentos estão relacionados entre si.

A cluster (Click to zoom)

Below the chart, all clusters are displayed in list format.

The clusters in list format (Click to zoom)

Na lista, para cada grupo, você pode visualizar convenientemente as árvores genealógicas dos seus DNA Matches ou acessar cada DNA Match para entrar em contato com essa pessoa. Em uma versão futura, planejamos incluir para cada grupo os sobrenomes ancestrais compartilhados e os lugares ancestrais mais comuns aos membros do grupo. Isso pode fornecer mais pistas sobre a identidade dos ancestrais comuns do grupo.

Você pode explorar grupos de interesse visualizando as árvores genealógicas de seus membros e tentando identificar os ancestrais comuns. Isso pode levar a novas revelações sobre alguns de seus ancestrais com os quais você não está familiarizado.

Acessando AutoClusters

Acesse os AutoClusters clicando em “Ferrments de DNA” no menu DNA.

Accessing the DNA Tools section (Click to zoom)

A página Ferramentas é o local onde reunimos ferramentas avançadas, como o Navegador de Cromossomos e os AutoClusters. Esta página também pode ser acessada na guia “Ferramentas”, ao lado de suas estimativas de correspondência e etnia de DNA.

Na página Ferramentas, clique em “Explorar” no cartão AutoClusters.

DNA Tools section (Click to zoom)

Você chegará à página de AutoClusters. Clique em “Gerar” para criar seus AutoClusters. Se você estiver gerenciando kits de DNA para mais de uma pessoa, primeiro selecione para qual kit de DNA deseja gerar os AutoClusters.

The AutoClusters page (Click to zoom)

Dependendo da demanda do usuário, a geração de AutoClusters pode levar de alguns minutos a várias horas.

Assim que gerarmos seus grupos e eles estiverem prontos para visualização, você receberá um email com um arquivo zip anexado. Esta é a implementação do nosso lançamento inicial. No futuro, planejamos incorporar os grupos na interface do usuário do MyHeritage e integrá-los mais firmemente às suas correspondências.

No email, o arquivo zip incluirá três arquivos: um arquivo HTML que contém um gráfico visual da análise de AutoClusters, um arquivo CSV que contém uma versão de planilha da análise de AutoClusters e um arquivo ReadMe.pdf com algumas informações úteis sobre AutoClusters que também descreve os parâmetros que selecionamos automaticamente para gerá-lo.

Para uma visualização ideal, salve os arquivos no disco rígido, extraia o conteúdo e abra-os.

Observe que atualmente você pode gerar apenas uma análise de AutoClusters por dia para cada kit de DNA que você gerencia.

Configurações usadas para a análise de AutoClusters

Para gerar seus AutoClusters, analisamos suas correspondências da mais alta qualidade e as dividimos em grupos com código de cores. Selecionamos automaticamente parâmetros de limite ideais (como DNA compartilhado mínimo e máximo em cM e DNA compartilhado mínimo para correspondências compartilhadas) para gerar os melhores agrupamentos para seu kit de DNA específico.
Informaremos os parâmetros selecionados, listando-os no arquivo HTML e no arquivo ReadMe.pdf.

Conclusão

A ferramenta AutoClusters usa tecnologia de ponta para tornar a correspondência de DNA ainda mais útil. Ele ajuda a explorar suas correspondências de DNA com mais eficiência em grupos e não como indivíduos, além de determinar ancestrais comuns com suas correspondências de DNA. Baseia-se puramente nos resultados do DNA sem envolver árvores genealógicas ou registros e aumenta o recurso Theory of Family Relativity ™.

URL is copied to your clipboard.