Como faço para rastrear minha herança materna e paterna com o MyHeritage DNA?

Como faço para rastrear minha herança materna e paterna com o MyHeritage DNA?

Fazer um teste de DNA pode desvendar muitos segredos sobre a história da sua família. As pessoas têm tantos motivos diferentes para fazer um teste de DNA quanto para seguir a genealogia: talvez estejam tentando encontrar informações específicas sobre um ancestral ou lado da família em particular, ou talvez apenas queiram aprender de forma mais geral sobre suas origens.

Alguns podem querer aprender sobre sua herança especificamente do lado paterno ou materno. Neste post, vamos dar uma olhada nas várias maneiras pelas quais você pode conduzir esse tipo de pesquisa usando o DNA do MyHeritage.

Diferentes tipos de testes de DNA e o que eles contam 

Existem vários tipos de testes de DNA disponíveis comercialmente hoje. Os três tipos mais comuns são DNA autossômico, Y-DNA e DNA mitocondrial (mtDNA).

Um teste de DNA autossômico examina apenas os autossomos – ou seja, os cromossomos em seu DNA que não são cromossomos sexuais. Esses cromossomos contêm código de DNA que foi herdado de ambos os pais em combinações aleatórias. Portanto, um teste de DNA autossômico não dirá necessariamente qual pai passou uma determinada sequência de DNA para o filho. No entanto, como cobre uma gama muito mais ampla de DNA do que os outros tipos, é o único tipo que pode ser usado para um casamento de DNA eficaz.

O teste Y-DNA examina o código genético localizado no cromossomo Y, que só é encontrado em homens biológicos. Como esse cromossomo é herdado exclusivamente do pai e nunca da mãe, o DNA analisado neste tipo de teste fornecerá informações específicas do lado paterno. Claro, uma desvantagem é que esse teste só pode ser feito em pessoas biologicamente masculinas.

O teste de DNA mitocondrial ou mtDNA examina o código genético localizado na mitocôndria. A maior parte de nosso DNA pode ser encontrada no núcleo, ou centro, de uma célula, mas parte dele está localizado em uma parte diferente da célula chamada mitocôndria. Esta parte da célula é quase exclusivamente passada de mãe para filho. Isso significa que um teste de mtDNA pode fornecer informações específicas do lado materno.

Que tipo de teste de DNA o MyHeritage oferece?

Quando a equipe de ciência do MyHeritage desenvolveu nosso teste de DNA, eles consideraram cuidadosamente qual desses tipos de teste oferecer. Nosso principal objetivo como empresa é ajudar as pessoas a se conectar com o passado de suas famílias e explorar sua genealogia. A informação que se pode obter por meio de um teste Y-DNA ou mtDNA pode ser fascinante, mas é bastante geral, e muitos genealogistas consideram muito mais valor e importância no aspecto de correspondência do teste de DNA. É o DNA Matching que ajuda os genealogistas a resolver mistérios e romper barreiras em suas pesquisas – sem mencionar o fato de que pode ajudar a conectar membros da família há muito perdidos e reunir filhos adotivos com seus pais biológicos.

Diante disso, decidimos oferecer apenas um teste de DNA autossômico.

O que isso significa é que quando você faz um teste de DNA do MyHeritage, você receberá uma estimativa de etnia e uma lista abrangente de correspondências de DNA de nosso banco de dados global. Você não receberá uma análise de qual DNA herdou de qual pai.

No entanto, isso não significa que você não pode usar os resultados do seu teste de DNA para ajudá-lo a aprender sobre suas linhas maternas ou paternas. Na verdade, usando as ferramentas de DNA avançadas e o DNA Matching do MyHeritage, você pode ser capaz de determinar exatamente quais ancestrais você tem em comum com uma dada Correspondência de DNA, e você pode até mesmo ser capaz de dizer quais seções de seu DNA vieram de um determinado lado de sua família. Ao combinar todas as ferramentas que o MyHeritage fornece com seus resultados de DNA autossômico, você pode aprender muito mais sobre sua família do que com um teste de Y-DNA ou um teste de mtDNA sozinho.

Usando as ferramentas avançadas de DNA do MyHeritage para identificar DNA materno ou paterno

A chave para usar o MyHeritage DNA para identificar o DNA paterno ou materno é a triangulação: comparar seu DNA com o de seus parentes para ver quais seções de DNA vocês todos têm em comum.

Provavelmente, você tem alguns membros da família que reconhece no banco de dados de DNA do MyHeritage. Se sim, você pode usar o Navegador de Cromossomo para comparar o seu DNA com o desses familiares conhecidos. (Se não, considere dar um teste de DNA para alguns deles como um presente para que você tenha mais material com o qual trabalhar!)

Então, por exemplo, se você comparar seu DNA com o de seu primo em primeiro grau do lado de seu pai, você verá facilmente quais seções de DNA você compartilha – e essas são seções mais prováveis que você herdou de seu pai.

Observe, no entanto, que é possível que o DNA que você compartilha não tenha sido herdado dos pais de seu pai, mas sim de um ancestral comum muito antigo. Isso é especialmente verdadeiro entre as populações endogâmicas, como os judeus asquenazes ou os menonitas do sul alemão, nas quais os indivíduos tendiam a se casar apenas dentro de sua comunidade relativamente pequena.

Uma maneira de confirmar que o segmento de DNA compartilhado foi herdado de um ancestral mais recente é comparar o seu DNA com o de outro parente do lado do seu pai. Novamente, essas seções podem ter sido herdadas de um ancestral menos recente, mas com cada correspondência adicional que tem o mesmo segmento triangulado, a probabilidade de que esse segmento tenha sido herdado de seu pai aumenta.

Clique aqui para saber mais sobre como usar o Navegador de Cromossomo para genealogia.

Outra ferramenta MyHeritage que você pode achar útil é o AutoClusters. Esta ferramenta pega suas Correspondências de DNA e as agrupa de acordo com o DNA compartilhado. Ou seja, ele cria um gráfico onde você pode ver quais combinações de DNA estão relacionadas entre si. Se você encontrar uma correspondência de DNA desconhecida em um cluster com um parente conhecido, isso significa que você provavelmente compartilha um ancestral comum com os dois. Você pode então voltar ao navegador de cromossomo e comparar seu DNA com o dessas correspondências.

Clique aqui para saber mais sobre como usar o AutoClusters.

O recurso Theory of Family Relativity™ pode ajudar da mesma forma: fornecendo uma teoria plausível de como você está relacionado a uma correspondência de DNA desconhecida e, portanto, ajudando você a entender se essa correspondência está do lado da sua mãe ou do seu pai.

Clique aqui para saber mais sobre como usar o Theory of Family Relativity™.

Passo descobrir quais etnias eu herdei de cada um dos meus pais usando o MyHeritage DNA?

Embora não haja como descobrir exatamente que porcentagem de cada etnia você herdou de qual pai usando um teste de DNA autossômico, olhar suas correspondências de DNA pode lhe dar algumas pistas valiosas. Ao visitar sua lista de correspondência de DNA, você pode filtrar seus resultados por etnia. Observe quais correspondências aparecem em sua lista quando você filtra por uma etnia específica. Eles estão principalmente do lado do seu pai ou do lado da sua mãe? Ou parece haver uma representação bastante igual de ambos?

Você também pode entrar na página Revisar correspondência de DNA para suas correspondências conhecidas e observar a seção Etnias compartilhadas. Quais etnias estão aparecendo do lado do seu pai e quais do lado da sua mãe?

Clique aqui para saber mais sobre como filtrar, classificar e revisar suas correspondências de DNA.

Combinando DNA com informações genealógicas

No MyHeritage, acreditamos que a maneira mais precisa e valiosa de aprender sobre sua família é usando uma combinação de todas as ferramentas à sua disposição. É por isso que integramos os dados do seu teste de DNA com o resto das informações que você pode aprender por meio das ferramentas MyHeritage: as árvores genealógicas e registros históricos. Ao usar essas ferramentas combinadas, você pode ir muito mais longe em sua pesquisa do que conseguiria usando cada uma delas individualmente.

Por exemplo, quando você está olhando para uma Correspondência de DNA em particular e tentando descobrir como vocês podem estar relacionados, a resposta mais direta viria de uma árvore genealógica que aquela Correspondência de DNA (ou quem está gerenciando o kit dessa pessoa) construiu no MyHeritage. Olhando para a árvore deles, você pode identificar facilmente ancestrais que vocês têm em comum e traçar seu caminho de relacionamento. Os registros históricos podem ajudá-lo a confirmar essas relações e verificar se a árvore da outra pessoa está correta.

Conclusão

Pode ser verdade que os testes de Y-DNA e mtDNA forneçam informações específicas para suas linhagens paternas e / ou maternas. No entanto, a combinação do teste autossômico com as ferramentas e recursos do MyHeritage pode fornecer informações mais ricas, mais específicas, mais precisas e, em última análise, muito mais úteis quando você está traçando uma linha paterna ou materna.

Encomende seu teste de DNA do MyHeritage hoje e comece a construir sua árvore genealógica para começar sua jornada de descoberta!

URL is copied to your clipboard.