Quando você faz um teste de DNA do MyHeritage ou carrega o seu DNA no MyHeritage, recebe uma estimativa de etnia e uma lista de correspondências de DNA. São pessoas que provavelmente são parentes (próximos ou distantes) porque existem semelhanças significativas entre o DNA deles e o seu. Para cada Correspondência de DNA, você poderá ver o relacionamento estimado entre você e a outra pessoa, com base na porcentagem de DNA que você compartilha com essa pessoa.
Correspondência de DNA (clique para ampliar)
Se sua correspondência tiver uma árvore genealógica, você também poderá visualizá-la e obter mais informações sobre como os dois estão relacionados. Recomendamos entrar em contato com as principais correspondências de DNA para trocar informações sobre como você pode estar relacionado.
Duas amostras de DNA anônimas com 50% de suas seqüências em comum podem ser irmãos ou filhos e pais. A primeira coisa que o DNA pode lhe dizer sobre seus parentes conhecidos é se você está realmente relacionado da maneira que pensa! Da mesma forma, comparar o DNA com parentes previamente desconhecidos e descobrir que você compartilha segmentos comuns significativos pode ajudar a determinar que você está relacionado. O uso de várias ferramentas genealógicas pode ajudá-lo a rastrear exatamente como você está relacionado às suas correspondências de DNA. Geralmente, há mais de um tipo de relacionamento que pode ser explicado pela quantidade de DNA compartilhado que duas pessoas têm em comum. Por exemplo, alguém que compartilha 25% do seu DNA pode ser avô, tia ou tio, sobrinha ou sobrinho ou meio-irmão. Ao combinar informações de DNA com outras informações, você pode restringir as possibilidades de descobrir o relacionamento mais provável. Comece observando a idade das pessoas. Se houver pelo menos 30 anos de diferença de idade, é mais provável que seja um relacionamento de tio / tia ou sobrinho / sobrinha do que um meio-irmão. Se houver uma diferença de idade de 60 anos, avós-netos é mais provável. Você também pode olhar para as árvores genealógicas nas quais cada pessoa aparece para obter mais pistas.
Como o teste de DNA pode me dizer tudo isso?
O DNA humano é uma longa sequência de cerca de 3 bilhões de pares de bases. No entanto, 99.9% da sequência é idêntica em todas as pessoas. Testes de DNA, como o MyHeritage, analisam cerca de 700,000 locais variáveis na sequência de DNA denominada SNPs. Ao comparar esta amostra da sequência de DNA de uma pessoa com as sequências de referência que foram lidas na íntegra, quase 33 milhões de pares de bases podem ser inferidos (ou em linguagem científica, imputados). Agora, essa sequência pode ser comparada às seqüências de todos os outros no banco de dados de DNA para encontrar pessoas com seções significativas em comum. Essas pessoas são suas correspondências de DNA. Embora não seja impossível que o DNA compartilhado seja uma coincidência, é muito mais provável que dois indivíduos que compartilham uma quantidade significativa de DNA o tenham herdado de um ancestral comum.
Segmentos idênticos por descendência (IBD) são seções da sequência de DNA que são idênticas em duas ou mais pessoas, indicando que o segmento foi herdado de um ancestral comum e os dois indivíduos estão de alguma forma relacionados com esse ancestral. Quanto maior o segmento, mais recente é o ancestral comum – e mais provável é que o DNA seja, de fato, herdado de um ancestral comum e não compartilhado por coincidência. Quanto maior a quantidade total de DNA entre os segmentos, mais provavelmente as duas pessoas estão relacionadas.
Um gráfico de relacionamento estimado mostra seu relacionamento com cada uma das suas correspondências de DNA (clique para ampliar)
Enquanto parentes próximos compartilham mais DNA, parentes mais distantes compartilham menos DNA. Dois primos distantes que nunca se conheceram, mas têm um ancestral comum, provavelmente terão um pequeno pedaço de DNA herdado desse ancestral. Essa é a base do uso de testes de DNA para descobrir parentes que você não conheceria.
Exatamente quão pequena é uma sequência curta de DNA comum depende de quantas gerações atrás o ancestral comum era – e, é claro, por acaso, pois duas pessoas podem ter um ancestral comum do qual não herdaram nenhum DNA. Isso pode acontecer porque cada vez menos DNA do ancestral é herdado por cada geração subsequente. Por exemplo, como você herdou metade do DNA de sua mãe, talvez não tenha herdado a pequena quantidade que ela herdou de um de seus ancestrais distantes. Isso não significa que você e um primo distante do lado de sua mãe não compartilhem esse ancestral comum – você compartilha! Mas vocês não serão necessariamente Correspondências de DNA.