Guia de teste de DNA para adotados

Richard Hill

Guia de teste de DNA para adotados

Muitos adotados se interessam por suas famílias biológicas, querendo saber mais sobre de onde vieram e se têm algum parente vivo com quem possam desenvolver um relacionamento. Nas gerações anteriores, a única maneira de um adotado encontrar seus pais biológicos era encontrar registros de sua adoção – registros que podem ter sido difíceis ou impossíveis de obter.

O teste de DNA abriu um mundo inteiro de possibilidades para os adotados que procuravam seus pais. Os adotados podem encontrar membros da família perdidos dentro de alguns minutos após receberem seus resultados. Coletar seu DNA para testes é simples e indolor. Dependendo da empresa de testes, você raspa a parte interna da bochecha com um cotonete ou cospe saliva em um tubo. O teste de DNA do MyHeritage utiliza a cleta com cotonete que pode ser concluído em apenas 2 minutos.

Abaixo estão 7 diretrizes para adotados testando seu DNA na esperança de encontrar seus familiares biológicos.

    1. Lance uma rede grande

Carregue seus dados brutos de DNA para o maior número possível de bancos de dados autossômicos de DNA. Isso lhe dará a maior chance de encontrar parentes próximos.
Cada serviço de teste identificará pessoas com quem você compartilha um ancestral comum em algum lugar das árvores genealógicas. Embora sua árvore genealógica ainda esteja em branco, suas correspondências genéticas provavelmente incluirão muitos genealogistas com extensas árvores genealógicas. O conhecimento deles é frequentemente a chave para o seu sucesso. Não há como saber com antecedência qual teste descobrirá suas melhores correspondências – portanto, é melhor fazer o maior número possível deles.

As empresas de testes de DNA mantêm bancos de dados separados com pessoas diferentes, e cada teste tem suas próprias vantagens. Agora você pode acessar todos os quatro bancos de dados por menos de US$400 – um preço bastante razoável pelas informações que poderá encontrar em cada um.

Algumas empresas aceitarão uploads dos seus dados brutos de DNA. Por exemplo, se você já testou com o Ancestry, poderá enviar seus resultados para o MyHeritage para também se beneficiar de possíveis correspondências no banco de dados do MyHeritage. Isso pode economizar o custo de fazer um teste de DNA adicional.

    1. Se você é homem, teste o DNA-Y

Somente os homens têm um cromossomo Y, herdado de seus pais, que por sua vez herdaram de seus pais, e assim por diante. Os sobrenomes normalmente passam pela mesma linha paterna, de modo que as correspondências mais próximas ou mais frequentes de um homem em um teste de DNA-Y podem compartilhar o mesmo sobrenome que seu pai biológico.

Esse atalho funciona quase 40% do tempo. Outras vezes, ninguém dessa linha ainda testou, ou a linha paterna direta do pai pode incluir uma mudança de nome, outra adoção ou o que chamamos educadamente de Evento Não Paternal (NPE). O DNA da Árvore Familiar tem o maior banco de dados de DNA-Y de longe. Encomende o teste de 37- marcadores ou um nível superior, se puder.

    1. Pule o teste de DNA mitocondrial

Todo mundo tem DNA mitocondrial (mtDNA). Como apenas as mulheres passam adiante, o teste mtDNA rastreia sua linha materna direta. Infelizmente, a maioria das suas correspondências de mtDNA reflete ancestrais comuns de centenas de anos atrás. Com os sobrenomes femininos mudando a cada geração, esse teste raramente é útil para os adotados.

    1. Saiba que sorte e geografia podem afetar os resultados

Esse atalho funciona quase 40% do tempo. Outras vezes, ninguém dessa linha ainda testou, ou a linha paterna direta do pai pode incluir uma mudança de nome, outra adoção ou o que chamamos educadamente de Evento Não Paternal (ENP).

 

À medida que os bancos de dados crescem, mais adotados estão obtendo correspondências diretas com pais, irmãos, tias, tios ou primos próximos. Esses adotados estão com sorte, porque geralmente podem concluir sua pesquisa com pouco esforço adicional. Adota de regiões onde o teste de DNA é comum, como os EUA e Europa, são mais propensos a acertar nessa loteria. Por outro lado, os adotados nascidos na Ásia, África e Europa Oriental encontrarão menos correspondências.

Mesmo se você nasceu nos Estados Unidos, a sorte pode não estar do seu lado: se seus pais eram imigrantes recentes, a maioria de seus parentes provavelmente está fora dos Estados Unidos e você verá menos correspondências. Felizmente, os testes autossômicos de DNA mencionados acima incluem um colapso de sua ascendência étnica. Só isso pode ser fascinante e vale o preço dos testes.

Na escala da sorte, a maioria dos adotados estará em algum lugar no meio. Você provavelmente descobrirá muitos primos distantes de graus variados, e trabalhar do caminho de seus ancestrais até parentes recentes exigirá tempo e esforço adicionais.

Devido ao alcance global do MyHeritage e à sua diversificada coleção de árvores genealógicas, os nascidos fora dos EUA ou aqueles com histórico recente de imigrantes da Ásia, África e Europa Oriental têm mais chances de encontrar correspondências com o DNA do MyHeritage.

    1. Eduque-se e obtenha ajuda online

Um bom lugar para começar é o meu Guia para testes de DNA. É um Kindle Short Book disponível na Amazon por apenas U$0,99. É a introdução mais fácil e concisa que você pode encontrar. Você nem precisa de um dispositivo Kindle para lê-lo: a Amazon oferece leitores Kindle gratuitos para computadores, tablets e smartphones. Com essa base, você pode explorar tópicos específicos com mais detalhes no meu site, DNATestingAdviser.com. O site é compatível com dispositivos móveis, para que você possa visualizá-lo em seu smartphone ou tablet, se preferir.

Outro grande recurso é a Sociedade Internacional de Genealogia Genética. Eles têm um ótimo Wiki online e um grupo de discussão DNA-Newbie no Yahoo. Finalmente, existem muitos grupos de discussão de DNA no Facebook. Para obter ajuda específica para adotados, participe do DNA Detectives.

    1. Use sites selecionados de terceiros

Você pode baixar seus dados brutos da maioria dos sites de teste de DNA. Em seguida, você pode enviar seu arquivo para sites de terceiros, onde vários programas utilitários podem extrair mais informações dos seus dados. Aqui estão três que eu recomendo:

DNAAdoption.com

Este site ensina e dá suporte aos usuários com um processo chamado “triangulação”. Algumas de suas correspondências de DNA serão relacionadas entre si. Se eles tiverem árvores genealógicas detalhadas, muitas vezes você poderá rastrear o ancestral em comum deles – que também é o seu ancestral em comum. Os voluntários que administram este site criaram e coletaram ferramentas online que encontram e processam esses grupos entre suas correspondências. Eles também oferecem aulas online e têm um grupo de discussão do Yahoo, onde você pode fazer perguntas e obter respostas.

GEDmatch.com

Este site possui uma grande variedade de ferramentas. Você pode comparar seu DNA com o de todos os outros no site para ver se você tem DNA suficiente em comum para se relacionar. Como o site aceita dados de todos os testes autossômicos de DNA, aqueles que realizaram apenas um ou dois testes certamente descobrirão correspondências adicionais. Você pode selecionar diferentes utilitários de mistura para obter diferentes perspectivas sobre sua ascendência étnica. Eles também têm um utilitário de triangulação em seu conjunto de utilitários de camada 1 que requer uma pequena doação para acesso.

Promethease.com

Por uma taxa modesta de US$ 5 ele analisará seus dados brutos e reportará algumas informações médicas.

    1. Use os testes certos para confirmar relacionamentos

Quando um adotado encontra alguém de sua família biológica, geralmente é necessário confirmar o relacionamento. Alguns testes autossômicos de DNA são poderosos o suficiente para confirmar várias relações estreitas entre duas pessoas. Isso inclui pais-filhos, irmãos completos, meio-irmãos, tio(a) com sobrinho(a), avô(ó)-neto(a), primos em primeiro grau e, geralmente, primos em segundo grau. Faça o que fizer, não desperdice seu dinheiro em testes antigos de “irmãos” ou “parentesco”. Esses testes verificam apenas alguns marcadores e são quase sempre inconclusivos.

URL is copied to your clipboard.