Metade do DNA de cada pessoa vem da mãe e metade do pai. Vamos dar uma olhada em como isso fica no microscópio.
Quebrando o DNA: da dupla hélice aos nucleotídeos
Nossos corpos são constituídos por mais de 30 trilhões de células. A sede da célula é o núcleo. Nem toda célula tem um núcleo – os glóbulos vermelhos não têm, por exemplo. Mas quase todas as nossas células têm um núcleo, e é aí que o DNA é armazenado.
O DNA assume a forma de uma dupla hélice – pense em dois cadarços longos e desamarrados pressionados juntos por todo o comprimento e depois enrolados no dedo. Cada um dos dois cadarços é composto por uma série de pequenos blocos chamados nucleotídeos. Existem quatro tipos de nucleotídeos, abreviados como A, T, G e C. Os mesmos quatro nucleotídeos aparecem repetidamente em diferentes ordens para formar a totalidade de sua sequência de DNA individual.
Em nossa analogia com o “manual de instruções para você”, pense no DNA como o texto escrito no manual que o corpo lê para fazer de você, você. Nucleotídeos são as letras do alfabeto usadas para escrever esse texto. Cada conjunto de três letras consecutivas é chamado de códon – são como as palavras. Grupos de códons fazem sentenças e todos juntos, o texto inteiro – todo o seu DNA junto – compõe o conjunto completo de instruções.
Quando você segura os dois cadarços um ao lado do outro, um A de um lado sempre combina com um T do outro; um G de um lado sempre corresponderá a um C do outro. Então, realmente, olhando para um sapato, você já pode saber o que está escrito no outro. Todo lugar que um lado tem um A, o outro lado tem um T; todo lugar que um lado tem um T, o outro tem um A. Da mesma forma, todo lugar que um lado tem um G, o outro lado tem um C; e, todo lugar que um lado tem um C, o outro tem um G.
Cerca de 99.9% dessa longa sequência é idêntica em todas as pessoas na Terra. Os 0.1% que variam de pessoa para pessoa carregam a parte do manual de instruções que nos torna únicos – das diferentes cores de nossa pele à nossa altura e assim por diante.
Organizar o DNA: das histonas aos cromossomos
O genoma humano contém aproximadamente 3 bilhões de pares de nucleotídeos. Esses são cadarços bem longos! Já que esse é o mamual de instruções pra construir você, é extremamente importante que ele seja bem organizado e não se embarace. Existe um número de níveis de organização envolvidos, mas aqui nós vamos aprender só sobre alguns.
Como as cadeias de DNA são muito longas, os segmentos são enrolados em torno de proteínas chamadas histonas, semelhante à maneira como o fio é enrolado em um carretel. Esses carretéis são então empacotados em cromossomos. Pense nisso como um manual de instruções cujo texto é tão longo que é publicado em muitos volumes. Cada volume é um cromossomo.
Passando DNA, um cromossomo de cada vez
Os seres humanos têm 23 pares de cromossomos. Ou, continuando nossa analogia com o manual de instruções, temos duas edições do manual de instruções de 23- volumes. Para cada volume da série, ou cada cromossomo, obtemos uma das duas edições de nossa mãe e uma de duas de nosso pai, que elas ganharam dos pais deles. Testes de DNA como o MyHeritage DNA podem ajudá-lo a descobrir quais edições você recebeu de seus pais.
A propósito, também é por isso que sua estimativa de etnia pode ser diferente da de seus irmãos! Por exemplo, se sua mãe é 50% japonesa e 50% irlandesa, e seu pai é 50% italiano e 50% escandinavo, você pode acabar na sua maioria nipo-italiano, enquanto sua irmã pode ser mais irlandesa-escandinava. É claro que, na realidade, as diferenças geralmente não são tão dramáticas. Mas é possível, até provável, que os irmãos herdem pelo menos um percentual ligeiramente diferente de etnias diferentes em seu DNA.
Provavelmente, se sua mãe é 40% irlandesa e 60% escandinava, você pode ter herdado 30% de etnia irlandesa e 20% de escandinava (somando 50% de suas próprias etnias herdadas de sua mãe), enquanto seu irmão ficou 50% de escandinavo e 0% irlandeses (ainda dando a ele 50% de suas etnias herdadas de sua mãe). É assim que dois irmãos biológicos obtêm diferentes estimativas de etnia. Metade de suas etnias totais vieram de cada pai, mas você não obteve necessariamente metade de cada uma delas.
Funciona dessa maneira com a maioria das características herdáveis, não apenas com a etnia. Se um dos pais é muito alto e o outro é muito baixo, você e seus irmãos provavelmente herdaram combinações diferentes das alturas de seus pais, e é por isso que todos vocês terão alturas diferentes um do outro, mesmo que todos os seus genes de altura venham da mesma piscina original. Você simplesmente tem combinações diferentes das opções genéticas disponíveis.