Pesquisando ancestrais que vieram da França? Você veio ao lugar certo. O MyHeritage é um tesouro absoluto para a genealogia francesa. A plataforma oferece uma vasta gama de registros históricos valiosos que remontam ao século XVII e uma enorme coleção de árvores genealógicas do Filae, um dos principais serviços genealógicos da França. Esses recursos, juntamente com tecnologias de tradução extremamente úteis e conversão automática de datas do calendário republicano francês para seus equivalentes gregorianos, fazem do MyHeritage o melhor lugar para pesquisar a história da família francesa.
Pesquise seus ancestrais franceses no MyHeritage
Neste artigo, cobriremos as informações geográficas e históricas básicas que você precisa saber antes de embarcar em sua jornada genealógica francesa e exploraremos uma amostra de registros históricos franceses para mostrar como aproveitá-los ao máximo.
Divisões administrativas na França: regiões, departamentos, comunas e muito mais
A França possui um sistema extremamente detalhado de subdivisões administrativas. O país está dividido em 18 regiões, incluindo 13 regiões na França continental (conhecida como “França metropolitana”) e 5 regiões no exterior. As regiões estão divididas num total de 96 departamentos; os departamentos estão divididos em 342 distritos; estes estão divididos em 2.054 cantões; e, finalmente, ao nível administrativo mais granular, 36.658 comunas ou autoridades locais.
As comunas são equivalentes a municípios civis ou municípios incorporados nos EUA e Canadá, freguesias no Reino Unido, Gemeinden na Alemanha, municipios na Espanha e comuna na Itália. Eles foram desenvolvidos juntamente com departamentos no início da Revolução Francesa como governos municipais locais. Os tamanhos das comunas podem variar muito dependendo de vários fatores.
Os distritos (arrondissements) e cantões (cantons) não são autoridades públicas ou locais, portanto, quando o MyHeritage lista a localização de um determinado registro, geralmente listamos 4 níveis de jurisdição: a comuna, o departamento, a região e o país. Também podemos listar a cidade ou vila como o nível de jurisdição mais baixo, se for conhecido.
Muitos dos departamentos de França microfilmaram e digitalizaram os seus registos, mas não os indexaram, o que os torna difíceis de pesquisar. Filae, uma plataforma genealógica francesa que se tornou parte do MyHeritage em 2021, teve um papel importante na indexação desses registros digitalizados.
Os departamentos franceses atribuíram números de 1 a 96 que são usados universalmente em toda a França e nos registros franceses.
Compreendendo as datas francesas
Um fator que pode complicar a investigação da história da família francesa é o fato de durante 14 anos, de 1792 a 1805, o governo francês ter utilizado um calendário único, conhecido como Calendário Republicano Francês. Este calendário foi introduzido como parte da Revolução Francesa como uma alternativa mais lógica e secular ao calendário gregoriano usado no resto da Europa e nos Estados Unidos da época.
O calendário republicano francês continha 12 meses, sendo cada mês composto por 3 décades que continham 10 dias cada, em vez de semanas de 7 dias. Foram adicionados 5 dias suplementares no final do ano (6 em ano bissexto) para manter o sistema alinhado com as estações. O calendário começava no equinócio de outono, correspondente aos meses gregorianos de setembro/outubro, e os meses recebiam nomes de fenômenos sazonais naturais. Você pode ler mais sobre o Calendário Republicano Francês nos seguintes artigos:
- Compreendendo datas históricas e calendários para pesquisas genealógicas por James Tanner
- Calendário Republicano Francês por Dr. David Heffernan do MyHeritage Wiki
Embora este calendário único possa ter parecido uma ótima ideia na época, pode ser uma fonte de muita confusão para os genealogistas modernos que analisam registros históricos do período. O MyHeritage converte automaticamente as datas republicanas em suas contrapartes gregorianas, o que pode ajudar muito a eliminar essa confusão. No entanto, as datas republicanas francesas originais aparecerão nas digitalizações originais dos registros.
Outra fonte de alguma dificuldade na revisão dos registos originais franceses é que as datas, incluindo os anos, eram frequentemente escritas por extenso e não em algarismos. Por exemplo, o ano de 1863 seria escrito como mille huit cent soixante-trois. Por esse motivo, é uma boa ideia aprender os números franceses ou ter um gráfico dos números escrito quando você for trabalhar com um registro original.
Como encontrar registros da França no MyHeritage
Para pesquisar seus ancestrais franceses, você pode começar com uma pesquisa geral em myheritage.com.br/research ou navegar no Catálogo de Coleções para encontrar uma coleção específica de seu interesse. Use a barra de pesquisa no canto superior direito ou filtre por país na barra lateral à esquerda e selecione Europa e depois França. As coleções serão listadas de acordo com a data em que foram publicadas ou atualizadas pela última vez.
Registros vitais da igreja e civis na França
Antes de setembro de 1792, os registros eram coletados por padres, principalmente padres católicos nas paróquias locais. Em setembro de 1792, o governo estabeleceu um processo de coleta de registros vitais de toda a população. Deste ponto em diante, os registros civis são muito robustos. Se o seu antepassado nasceu antes de 1792, tente procurar um registro de óbito – ele também pode conter informações sobre seu nascimento.
Nascimentos, óbitos e casamentos foram registrados nos mesmos arquivos, então às vezes você pode encontrar um tipo diferente de registro abaixo ou acima daquele que está visualizando. Para manter as coisas organizadas, o índice do MyHeritage tem estes registros listados separadamente:
- França, Batismos na Igreja e Nascimentos Civis
- França, casamentos religiosos e casamentos civis
- França, enterros em igrejas e mortes civis
Vejamos alguns exemplos.
Exemplo de registro de nascimento
Este registro documenta o nascimento de Julia Marie Martin:
O índice lista o nome de Julia, o local e a data do registro, mas o registro original contém tantas informações adicionais que vale a pena o esforço de aprender a lê-lo.
O registro abaixo traz alguns fatos básicos destacados em cores diferentes – azul para datas e idades, verde para nomes, roxo para profissões e laranja para lugares.
A lista de registro não é apenas um dado (“En mil huit cent quatre-vingt quatorze le deux Decembre”/“Em 1894, no dia 2 de dezembro”), mas também a hora do dia em que o registro foi feito (“a deux heurs de soir”/”Às duas da tarde”). Também especifica quando o nascimento ocorreu:aujourd’hui, significando “hoje”, às onze heurs de matin, “11 horas da manhã.” Nesse caso, o registro foi feito no dia do nascimento, mas às vezes os nascimentos seriam relatados um ou dois dias após o evento, e o registro dirá o seguinte: hier (ontem) ou avant-hier (anteontem). Nestes casos, você poderá obter uma data de nascimento mais exata examinando o registro.
Este registro também menciona muitas outras pessoas: o pai, Desiree Louis Martin, que declarou o nascimento; a mãe, Victoria Marie Cardon; e duas testemunhas, que, especifica o auto, são“deux amis,” “dois amigos.”
Você também encontrará as assinaturas do declarante e das testemunhas na parte inferior do registro.
Exemplo de registro de casamento
Aqui está um exemplo de registro de casamento da coleção França, Casamentos na Igreja e Casamentos Civis:
O índice lista a data e o local do casamento e os nomes dos noivos, mas, novamente, muitos detalhes adicionais podem ser encontrados no registro original. Mais uma vez, as datas e idades estão em azul, os nomes em verde, os lugares em amarelo, as ocupações em roxo e os relacionamentos em vermelho:
Uma revisão da digitalização original nos dá:
- As idades e datas de nascimento dos noivos
- Os locais de nascimento e endereços atuais dos noivos
- As profissões dos noivos
- Os nomes de cada um dos pais dos noivos, seus locais de residência e suas profissões
- Nomes, idades, residências e profissões das testemunhas e suas relações com os noivos
Então por exemplo, no registro acima, ficamos sabendo que o noivo, Armand Blanchet, tinha 37 anos e estava desempregado (“sans profession”), vivia na Rue des Maillets 81 e nasceu em Montfort em 22 de dezembro de 1842; e a noiva, Marie Constance Bourreau, tinha 29 anos, trabalhava como cozinheira, morava na Rue de Maillets 73 e nasceu em Précigné em 17 de abril de 1850. O pai de Armand, também chamado Armand Blanchet, era agricultor; o nome de sua mãe era Françoise Papin e eles moravam em Mans. O pai de Marie, Jacques Bourreau, também era agricultor, e ele e a mãe dela, Marie Mauboucher, moravam em Précigné.
Também aprendemos que as testemunhas incluíam:
- O cunhado de Armand, J. Henri Serco(?), 41 anos, carpinteiro de Mans
- Irmão de Armand, Louis Blanchet, 30 anos, limpador de chaminés de Mans
- O tio de Marie, Louis Frossard, 52 anos, pedreiro de Sable
- O irmão de Marie, Auguste Bourreau, de 28 anos, que era agricultor como o pai e morava em Précigné.
São muitas informações adicionais!
Registros do censo francês
De 1836 a 1936, os censos nacionais foram realizados na França a cada 5 anos, exceto 1871 e 1916. O censo de 1871 foi adiado até 1872 devido ao colapso do Segundo Império Francês durante a Guerra Franco-Prussiana, também conhecida como Guerra de 1870, e o censo de 1916 não foi realizado devido à Primeira Guerra Mundial.
Os registros do censo são únicos porque fornecem informações sobre os membros da família que vivem juntos, bem como seus relacionamentos, idades e locais de nascimento. Os censos franceses não são tão amplamente indexados como os registos vitais, mas isso está a mudar.
Uma coisa importante a notar sobre os censos franceses é que eles não foram centralizados a nível nacional como são em países como os Estados Unidos. Cada departamento da França foi responsável pela realização do seu próprio censo. Isto significa que os registos do censo de um determinado ano podem estar disponíveis num departamento, mas não noutro. Por exemplo, o censo francês de 1872 disponível no MyHeritage cobre 67 dos 96 departamentos, e o censo de 1906 cobre 63.
Abaixo está um exemplo de registro do censo francês de 1872 – o do pintor impressionista mundialmente famoso Claude Monet.
O índice inclui seu nome, ano de nascimento inferido, local de nascimento, local de residência e idade. Porém, mais uma vez, uma análise mais detalhada da digitalização original fornecerá detalhes adicionais: por exemplo, sua profissão como artista e pintor:
Registros adicionais da França
Além dos registros vitais e do censo, os registros militares podem ser de grande valor. MyHeritage oferece uma série de importantes coleções de registros militares franceses:
- França, Índice de Óbito Militar, 1914-1961
- França, alistados militares e recrutas de Nord
- França, prisioneiros de guerra da Segunda Guerra Mundial
- França, recrutas militares do Sena
- França, Viena, Cartões de Alistamento Militar
- França, Calvados, Cartões de Registro Militar
- França, Saône et Loire, recrutamento militar
- França, Ródano, Cartões de Registro Militar
Another collection of interest is Jornais e periódicos da França, que contém publicações de várias cidades da França que datam de 1644 a 2000. Jornais e periódicos contêm obituários, avisos de nascimento, casamento e falecimento e outras histórias importantes que podem fornecer informações que você não encontrará em nenhum outro registro.
Dicas para pesquisar registros históricos franceses no MyHeritage
Aprenda alguns termos básicos em francês
Conforme demonstrado acima, um conhecimento rudimentar dos números franceses, das relações familiares e de outros termos básicos pode melhorar muito o que você obtém dos registros históricos franceses. Clique aqui para baixar uma folha de dicas contendo termos genealógicos franceses comuns que você pode manter à mão.
Experimente fazer algumas aulas de francês básico ou usar um aplicativo de aprendizagem de idiomas como o Duolingo (que é gratuito).
Aproveite recursos online para tradução e contexto
Dicionários online francês-português e serviços de tradução automática podem ser de enorme ajuda na interpretação de registros históricos.
Para obter mais informações sobre comunas específicas, nosso Diretor de Conteúdo Mike Mansfield recomenda acessar a página da Wikipédia da comuna em francês, que pode ser muito mais rica do que o conteúdo disponível em português. Você pode fazer isso clicando no botão “Idiomas” no canto superior direito da página e selecionando “Français”. Em seguida, você pode traduzir o artigo completo no Google de volta para o português.
Aprimore suas habilidades em paleografia
Se você está tendo dificuldade para ler registros manuscritos em francês, leia nosso artigo sobre como decifrar caligrafia antiga para encontrar algumas dicas e técnicas úteis: Decifrando a caligrafia antiga: estratégias e dicas de paleografia
Mantenha-se atualizado sobre as novas coleções de registros históricos franceses
MyHeritage está constantemente adicionando novas coleções de registros históricos, e essas atualizações são anunciadas regularmente no Blog do MyHeritage, então certifique-se de segui-lo. Você também pode visitar o Catálogo de Coleções e classifique a lista da coleção por data de publicação para ver o que há de novo.
Confira recursos educacionais adicionais do MyHeritage sobre genealogia francesa
Confira os seguintes recursos para saber mais sobre como pesquisar a genealogia francesa no MyHeritage e muito mais:
- França no MyHeritage Wiki
- Webinars sobre genealogia francesa no Legacy Family Tree Webinars