URL is copied to your clipboard.

Pesquisa genealógica para iniciantes: como começar

Profile photo of Daniella Levy

Daniella Levy

Pesquisa genealógica para iniciantes: como começar

Novo na pesquisa genealógica? Bem-vindo ao maravilhoso mundo da história da família! Neste artigo, vamos voltar ao básico para ajudar aqueles que não têm experiência ou conhecimento em genealogia a começar bem.

O que é pesquisa genealógica?

A genealogia é o estudo da história familiar de alguém – isto é, a história de sua linhagem ou árvore genealógica. Pesquisar sua genealogia significa construir uma árvore genealógica e reunir informações sobre os membros de sua família do passado recente e distante.

As pessoas pesquisam sua genealogia para saber mais sobre quem são e de onde vêm. Se você já conhece muitos detalhes sobre as origens de sua família ou está começando do zero, trabalhar em sua genealogia pode te ajudar a obter informações sobre suas raízes e o que faz de você você.

Começando

O primeiro passo na pesquisa genealógica é reunir o que você já sabe – e provavelmente sabe mais do que pensa.

Você pode começar construindo uma árvore genealógica básica e inserindo todas as informações que possui, começando por você mesmo e ramificando para fora e para cima. Clique aqui para aprender como começar a construir sua árvore no MyHeritage.

Em seguida, dê uma olhada em sua casa: quais fotos e documentos você já possui que podem te ajudar a coletar informações para sua árvore? Talvez você tenha alguns álbuns de fotos antigos, cartas, cartões postais ou outras recordações de sua família.

personal family history documents and photographs for genealogy research
Documentos pessoais, cartas e fotografias podem fornecer detalhes fascinantes sobre a vida de seus ancestrais

Agora é a hora de examinar o que você tem, digitalizar o que puder e coletar todas as informações adicionais que puder desses itens. Clique aqui para saber como digitalizar fotos e documentos antigos para adicionar à sua árvore no MyHeritage.

Estabelecendo objetivos

Depois de ter uma árvore genealógica básica para trabalhar, dê uma olhada no que você tem e pense no que gostaria de saber a seguir.

Talvez você ache que está faltando um pouco de informação do lado da família de sua mãe e gostaria de preenchê-la. Ou talvez você tenha encontrado alguma referência a um tio misterioso de quem ninguém mais fala e quer descobrir o que aconteceu com ele.

Não precisa ser imutável – seus objetivos evoluirão e mudarão com o tempo. Além disso, você sem dúvida encontrará algumas surpresas ao longo do caminho, algumas das quais podem te levar a um desvio fascinante. Mas ajuda ter uma ideia de onde você quer estar, para que você saiba onde concentrar seus esforços de pesquisa.

Clique aqui para um webinário detalhado com James Tanner sobre o desenvolvimento de um plano de pesquisa.

Entrevistando familiares

O próximo passo é entrar em contato com seus familiares e pedir qualquer informação que eles tenham. É aconselhável começar com os membros mais antigos da família, porque eles são os guardiões das memórias vivas mais antigas de sua família, e você nunca sabe quanto tempo mais eles estarão por perto ou se serão capazes de lembrar e compartilhar suas memórias com você.

Mature woman looking at photo album with older relative
Os membros mais velhos da família podem ser um tesouro de informações sobre a história da família

Certifique-se de gravar essas conversas, ou pelo menos tomar notas muito cuidadosas, para que você possa consultá-las ao inserir informações em sua árvore genealógica e no futuro.

Você também pode aproveitar a oportunidade para pedir aos seus parentes fotos ou documentos que eles possam compartilhar, que você pode digitalizar e adicionar à sua árvore.

Clique aqui para um artigo dedicado sobre como entrevistar seus parentes para genealogia.

Mergulhando em registros históricos

Registros históricos podem ajudar a identificar onde a memória viva de sua família termina.

Ao pesquisar sua família em registros históricos, você pode verificar as informações que recebeu e aprender novos detalhes sobre seus antepassados. Existem muitos tipos de registros históricos que podem ser úteis: registros vitais (nascimento, óbito e casamento) podem fornecer informações básicas sobre as datas e locais desses eventos importantes, bem como detalhes sobre outros membros da família. Os censos podem dizer onde sua família estava morando em um determinado momento e com quem eles moravam. Os registros escolares podem fornecer informações sobre educação, os registros militares podem informar se e onde seus ancestrais serviram no exército e assim por diante.

O MyHeritage é o lar de bilhões de registros históricos de todo o mundo que são fáceis de pesquisar usando o mecanismo de pesquisa avançado do MyHeritage. Clique aqui para pesquisar seus ancestrais no banco de dados de registros históricos do MyHeritage.

Citações, citações, citações

O maior e mais lamentável erro de um novato é esquecer de citar suas fontes. A citação de fontes permite rastrear a informação de onde ela veio. Você ficaria surpreso com a frequência com que, após a revisão, notará coisas que perdeu na primeira vez. Fornecer citações precisas de fontes também garante que, quando chegar a hora, quem herdar sua pesquisa de você poderá refazer seus passos.

Faça um curso

Uma das coisas maravilhosas sobre a pesquisa genealógica é que você decide quanto tempo e esforço deseja investir nela. Mas para pesquisadores sérios, pode haver uma grande curva de aprendizado e você pode não saber por onde começar.

É por isso que lançamos o curso em inglês Introdução à Genealogia, um curso online gratuito e completo que você pode começar agora mesmo no conforto da sua casa.

O curso é apresentado pelo especialista em genealogia do MyHeritage, Daniel Horowitz, e apresenta um painel de especialistas de classe mundial, fornecendo uma base sólida na pesquisa de história da família.

Clique aqui para conferir o curso de Introdução à Genealogia.

URL is copied to your clipboard.