Glossário de genealogia: termos comuns de genealogia explicados

Glossário de genealogia: termos comuns de genealogia explicados

Se você acabou de entrar no mundo da genealogia, pode ter ouvido muitos termos usados e não ter certeza do que significam.

Nesta postagem, vamos esclarecer as coisas definindo os termos mais importantes da genealogia.

Termos de genealogia

Gene

Um gene é uma unidade de herança: uma sequência de DNA ou RNA que é passada de pai para filho. Exploraremos termos específicos relacionados ao DNA abaixo.

Genealogia

Genealogia é a linha de descendência traçada continuamente de um ancestral a um descendente. A palavra também se refere ao estudo das linhagens ancestrais.

Ancestrais/Antepassados

Seus ancestrais são as pessoas que vieram antes de você em sua família. O termo geralmente se refere a parentes mais distantes do que os avós, como seus bisavós, tataravós e assim por diante. Os ancestrais também podem incluir pessoas de quem você não descende diretamente, como tias-avós e tios.

Descendentes

Os descendentes são as pessoas que vêm depois de um determinado indivíduo na família. Filhos, netos, bisnetos e assim por diante são considerados descendentes.

Linhagem direta vs. parentes colaterais

Ancestrais diretos são pessoas com as quais você se relaciona apenas por meio do relacionamento entre pais e filhos. Tias, tios, irmãos e todos os outros membros da família que não sejam ancestrais ou descendentes diretos são chamados de “parentes colaterais” ou “ancestrais indiretos”.

Nome de solteira vs. nome de casada

Um nome de “solteira” é um termo um tanto arcaico para o sobrenome com o qual uma mulher nasce, em contraste com o nome que ela adota quando se casa (seu nome de “casada”). Obviamente, este termo só se aplica a culturas em que é prática comum as mulheres usarem o sobrenome do marido ao se casar.

Linhagem materna e paterna

Uma linha materna é uma linha ancestral que passa pela mãe, enquanto uma linha paterna passa pelo pai.

Barreiras

Os genealogistas costumam usar o termo “barreira” para descrever um ponto em sua pesquisa em que são incapazes de avançar com algo – uma espécie de beco sem saída. Eles quebram uma barreira quando fazem uma nova descoberta que os ajuda a passar por esse beco sem saída.

Pedigree/linhagem

Um pedigree é um registro da ancestralidade de uma pessoa ou família, geralmente da classe alta. A palavra também é comumente usada no mundo animal para indicar a linhagem de uma raça pura.

Gráfico de Pedigree / linhagem

Um gráfico de linhagem é como uma árvore genealógica, mas registra apenas a ancestralidade direta de um determinado indivíduo – ou seja, os pais, avós, bisavós da pessoa e assim por diante, sem irmãos, tias, tios ou primos.

Registros vitais

Os registros vitais são registros relacionados a eventos da vida, como nascimento, casamento ou morte. Esses são um excelente ponto de partida ao se preparar para encontrar registros de seus antepassados.

Lista de passageiros

Uma lista de passageiros é um registro dos passageiros de um navio que a tripulação deve apresentar à alfândega do porto onde o navio atraca. Se você encontrar o nome do seu antepassado em uma lista de passageiros, saberá quando eles viajaram e de onde para onde. Pode haver informações adicionais sobre os passageiros no registro, como sua idade e país de origem.

Registros de naturalização

Naturalização é o processo de se tornar cidadão de um novo país após morar nesse país por um determinado período de tempo. Diferentes países têm diferentes critérios de naturalização, e essas regras podem mudar com o tempo. Um registro de naturalização é um documento que registra esse processo – seja a petição apresentada pelo cidadão em potencial, um juramento de fidelidade ou outro documento relacionado.

Fonte

Uma fonte genealógica é a pessoa, lugar ou coisa de onde você obteve uma determinada informação.

Uma fonte primária é um registro em primeira mão de um evento – como um testemunho direto da pessoa a quem aconteceu ou que o testemunhou, ou um registro que foi criado poucos dias após o evento com base no testemunho de pessoas que foram lá. Cartas, diários, registros vitais e jornais são considerados fontes primárias.

Uma fonte secundária é uma etapa removida da fonte primária, como um livro ou artigo acadêmico que se refere à fonte primária e a analisa.

Em geral, as fontes primárias são vistas como mais confiáveis, mas é importante observar que você também não pode confiar nelas cegamente. A memória de alguém pode não ser precisa ou o documento pode ter registrado informações incorretas por qualquer motivo. Para verificar as informações que você encontra em uma fonte, é melhor corroborar com fontes adicionais.

Citação

Uma citação é uma referência à fonte da qual uma determinada informação foi obtida. É importante adicionar citações à sua árvore genealógica sempre que possível para ajudar você – ou alguém que está olhando para sua pesquisa – a refazer seus passos no futuro.

Primo de primeiro grau uma vez removido

Relacionamentos de primos podem ser extremamente confusos! A parte “removida” da equação refere-se ao número de gerações que separam você deste primo – então, por exemplo, o filho do irmão de seu pai é seu primo-irmão, mas o primo-irmão de seu pai é seu primo-irmão depois de removido, porque ele vem de a mesma geração de seu pai. A “primeira”, “segunda”, “terceira” parte, etc. refere-se à distância entre você e o ancestral mais próximo que você compartilha com este primo.

Para obter uma explicação completa e detalhada de como isso funciona, consulte este artigo em noss o Portal de Conhecimento: O que significa uma vez removido? Desvendando as relações familiares

GEDCOM

Um GEDCOM é o tipo de arquivo padrão usado para armazenar informações genealógicas e transferi-las de uma plataforma genealógica digital para outra. Se você construiu uma árvore genealógica usando software em seu computador ou online, é provável que você possa baixar a árvore como um GEDCOM e carregá-la em uma plataforma diferente, se desejar.

 

URL is copied to your clipboard.