URL is copied to your clipboard.

Quantas vezes removido? Desembaraçando relacionamentos familiares distantes

Quantas vezes removido? Desembaraçando relacionamentos familiares distantes

A adesão ao MyHeritage pode conectá-lo instantaneamente a pessoas com quem você nunca soube que estava relacionado – mas exatamente como você está relacionado a elas? Primeiro primo removido duas vezes? Primeiro primo removido uma vez? O que significa “removido” e qual a diferença entre todos esses tipos de primos?

Nesta postagem, esclareceremos a confusão de uma vez por todas.

Número de primos

O número do seu primo (primeiro, segundo, terceiro) é calculado pela menor distância em gerações entre você ou seu primo e o ancestral que vocês compartilham.

O que isso significa? Vamos começar com os exemplos mais simples:

Se vocês compartilham um dos avós, a distância entre vocês é de 2 gerações, e isso faz de vocês primos de primeiro grau.

Se você compartilha um dos bisavós, vocês são separados por 3 gerações, então vocês são primos de segundo grau .

Se você compartilha um dos trisavós, vocês são separados por 4 gerações, então vocês são primos de terceiro grau .

Em outras palavras:

[número de gerações] – 1 = número do parentesco entre primos

OU:

Número de “avós” no título do seu ancestral comum = número do parentesco entre primos

Simples o suficiente, certo?

O enredo engrossa

Bem, fica complicado quando começamos a subir e descer gerações. Como o ancestral que você tem em comum com, digamos, o primo em primeiro grau de seus pais, seria seu bisavô, mas avô do primo. Então, quantos “avôs” e “netos” contamos?

É aí que o fator “menor distância” entra em cena. O primo de seus pais é seu primo em primeiro grau (uma vez removido, como explicaremos em um minuto!), Não seu primo de segundo grau, porque mesmo que o ancestral que você compartilha seja seu bisavô, esse ancestral é o avô de seu primo – e essa é a distância mais curta em gerações entre vocês.

Isso também funciona de outra maneira: o filho de seu primo em primeiro grau será seu primo (uma vez removido), porque, embora o ancestral que você compartilha seja o bisavô dessa criança, o ancestral era seu avô. Um “primo-avô” em primeiro grau.

Ainda confuso? Lembre-se disso: os primos de primeiro, segundo e terceiro grau de seus pais são seus primos de primeiro, segundo e terceiro grau (uma vez removidos) e os primos de primeiro, segundo e terceiro grau de seus avós são seus primos de primeiro, segundo e terceiro grau (removidos duas vezes).

Ok, então o que significa “removido”?

“Removido” = distância do * primo * em gerações

Um primo “zero vezes removido” é um primo da mesma geração que você. Por exemplo, seu primo em primeiro grau é filho do irmão de seus pais. Seus pais faziam parte da mesma geração, e você e seu primo também. Seu primo em segundo grau é neto de seu tio-avô ou tia. Seu tio-avô está na mesma geração que seus avós, o que significa que você está na mesma geração que seus netos.

Um primo que é “uma vez removido” é de uma geração acima ou abaixo da sua. Por exemplo, a prima em primeiro grau de seu pai, como mencionamos acima, é sua prima em primeiro grau, mas ela é “uma vez removida” porque há uma geração entre você e ela. Outro exemplo de primo, uma vez removido, seria o filho de seu primo em primeiro grau. Seu primo em primeiro grau está na mesma geração que você, então o filho dele seria uma geração abaixo de você.

Um primo que é “duas vezes removido” será o neto ou o avô de seu primo. ou o primo de seu avô.

Resumindo

Aqui está o que você precisa se lembrar:

  • Número de primo = número de “avós” no título do seu ancestral comum (e se for diferente para você e seu primo – o mais curto)
  • Os primos de seus antepassados diretos são seus primos de primeiro grau, os primos de segundo grau são seus primos de segundo grau, etc.
  • Vezes removidas = número de gerações entre você e o primo

Entendeu?

Se não – não se preocupe! O MyHeritage calcula automaticamente seu relacionamento preciso com parentes que você inseriu na sua árvore genealógica. Você pode encontrar o relacionamento logo abaixo do nome do parente no cartão de pessoa:

 

Se você não tem certeza de como uma correspondência de DNA está relacionada a você, o MyHeritage possui várias ferramentas que você pode usar para solucionar o mistério: por exemplo, Theory of Family Relativity™, AutoClusters, e o Navegador de Cromossomo.

 

URL is copied to your clipboard.