Ao explorar suas correspondências de DNA, você pode ter encontrado um fenômeno estranho: uma correspondência de DNA que combina com você, mas não com seu irmão ou irmã.
Como isso faz sentido? Todos os seus parente são parentes de seus irmãos também! Certo? Vocês têm os mesmos pais!
Então…sim. Mas estar relacionado a alguém não significa necessariamente que você compartilha DNA.
Sim, você leu certo: nem todos os seus parentes compartilham DNA com você. Existem alguns parentes que compartilham DNA com seu irmão ou irmã, mas não com você, e vice-versa – mesmo que você e seu irmão tenham os mesmos pais!
Como pode ser que você e seus irmãos não compartilham DNA com todos os mesmos parentes?
A resposta a esta pergunta está nos padrões de herança.
Funciona assim.
Você e seu irmão herdam cerca de 50% do DNA de cada pai, mas os 50% que você herda são aleatórios. Portanto, você pode herdar um segmento de DNA de um dos pais que seu irmão não herda – e pode compartilhar esse mesmo segmento com um primo que o herdou de seu ancestral comum.
O diagrama abaixo demonstra como isso pode acontecer:
Neste exemplo muito simplificado, cada um dos irmãos herdou diferentes segmentos do DNA de seus pais – o que significa que eles não têm um único segmento compartilhado! Como o DNA é tão complexo, é extremamente improvável que isso aconteça na vida real. Normalmente, você compartilha entre 33-50% do seu DNA com seus irmãos. É por isso que os irmãos podem parecer semelhantes, mas não idênticos (exceto, é claro, para gêmeos idênticos, que compartilham 100% de seu DNA). Você e seu irmão podem ter os olhos castanhos de sua mãe, mas seu irmão pode ter uma estrutura facial como a de seu pai, enquanto a sua é mais parecida com a de sua mãe.
É o mesmo com Correspondências de DNA. Pode muito bem ser que você tenha uma correspondência que compartilhe um segmento de DNA com você que está localizado em 50-67% do seu DNA que você não compartilha com seu irmão. No diagrama acima, o segmento azul na extrema esquerda que você compartilha com seu pai, bem como sua correspondência de DNA, não foi herdado por seu irmão.
Você também pode ter estimativas de etnia diferentes
A diferença entre o DNA que você herdou e o DNA de seu irmão também significa que, em alguns casos, você herdará uma etnia que seu irmão não herda e vice-versa.
Você pode ler mais sobre por que isso pode acontecer aqui: É possível que irmãos tenham diferentes estimativas étnicas?
Se você estava esperando um determinado resultado de etnia com base em sua história familiar e ficou surpreso ao descobrir que seus resultados de DNA não incluem essa etnia – testar um irmão é uma maneira de encontrar evidências disso. Você pode ler este artigo para aprender de outra maneira:Onde está minha etnia?! – Por que uma etnia pode não aparecer no seu DNA (e como encontrar evidências disso)