URL is copied to your clipboard.

Theory of Family Relativity™ para correspondências de DNA

Theory of Family Relativity™ para correspondências de DNA

O Theory of Family Relativity™ ajuda você a aproveitar ao máximo suas correspondências de DNA, incorporando informações genealógicas de todas as nossas coleções de quase 10 bilhões de registros históricos e perfis de árvores genealógicas, para oferecer teorias sobre como você e suas correspondências de DNA podem estar relacionadas. Se você fez um teste de DNA do MyHeritage ou enviou os resultados do DNA para o MyHeritage, essa tecnologia revolucionária pode oferecer novas e surpreendentes informações sobre as conexões da sua família.

Exemplo poderoso da Theory of Family Relativity™, sugerindo um caminho de relacionamento para uma correspondência de DNA, percorrendo árvores do MyHeritage, Geni e FamilySearch e um registro do censo canadense! (Clique para ampliar)

Quando você recebe correspondências de DNA, geralmente não está claro como exatamente a correspondência está relacionada a você e quem pode ser seu ancestral em comum. O “santo graal” da genealogia genética é saber exatamente como você e suas correspondências de DNA estão relacionadas a você, para que você possa adicionar essas informações à sua árvore.

Introduzimos vários recursos que aprimoram as correspondências de DNA com o objetivo de alcançar isso, como Smart Matches™ compartilhadas , Sobrenomes ancestrais compartilhados ou Locais ancestrais compartilhados. Ferramentas poderosas como o Navegador de Cromossomo também oferecem pistas adicionais. Embora esses recursos sejam extremamente úteis e, às vezes, possam ajudá-lo a identificar o caminho do relacionamento com suas correspondências de DNA e antepassados que você tem em comum, a maioria das pessoas ainda luta para descobrir a conexão exata que eles têm com uma correspondência de DNA.

O Theory of Family Relativity™ fornece teorias plausíveis sobre como suas correspondências podem estar relacionadas a você com base na análise de dados de toda a nossa coleção de árvores genealógicas e registros históricos. Você pode examinar essas teorias e as informações associadas e verificar se elas estão corretas. Isso elimina muitas tentativas de adivinhação e economiza horas de pesquisa.

Ao coletar todas as fontes de informações disponíveis no MyHeritage e aproveitar seu poder coletivo, podemos desvendar mistérios que não poderiam ter sido resolvidos usando outros métodos.

Como funciona?

O Theory of Family Relativity™ é baseado em um gráfico de big data que conecta bilhões de pontos de dados extraídos de milhares de bancos de dados no MyHeritage em tempo real. Cada nó neste gráfico representa uma pessoa. Cada aresta descreve uma relação de sangue entre dois indivíduos que é descrita em uma árvore genealógica ou em um registro histórico, uma correspondência entre dois perfis de árvore que provavelmente são a mesma pessoa ou dois registros que provavelmente são da mesma pessoa.

As tecnologias de correspondência líderes do setor do MyHeritage estabelecem essas conexões entre pessoas e registros. Os engenheiros e especialistas em algoritmo do MyHeritage desenvolveram uma abordagem única que permite que o gráfico de dados calcule instantaneamente todos os caminhos entre milhões de parentes de sangue. O Theory of Family Relativity™ utiliza esse recurso para construir as teorias mais prováveis que explicam como os pares de pessoas vinculadas por uma correspondência de DNA no MyHeritage estão relacionados. O gráfico de dados não é estático – à medida que os usuários adicionam ou excluem novas informações ou rejeitam correspondências, os dados aumentam e mudam. Isso nos permite gerar constantemente uma nova visão dos relacionamentos familiares, cada vez maiores e mais precisos. Essa tecnologia é única, pois abrange todas as árvores genealógicas do MyHeritage e as enormes árvores colaborativas do Geni e do FamilySearch que são replicadas no MyHeritage.

O número de teorias que você recebe depende de vários fatores, como o tamanho e o nível de detalhe da sua árvore genealógica (quanto mais, melhor). Esse número aumentará com o tempo, à medida que mais usuários testarem seu DNA no MyHeritage ou enviarem seus resultados, à medida que continuarmos adicionando mais registros históricos e à medida que as árvores genealógicas continuarem a crescer.

É importante ter em mente que esse recurso revolucionário produz teorias que são exatamente isso – teorias. Elas se baseiam em muitas informações fornecidas por outros usuários que podem introduzir erros em árvores genealógicas, bem como em correspondências entre perfis e registros de árvores que podem ser imprecisas. Sugerimos enfaticamente que você revise as teorias em profundidade e julgue por si mesmo se cada uma delas é precisa e decida como proceder da melhor maneira. Verificar todas as pistas e evidências é uma prática recomendada entre genealogistas qualificados. Lembre-se de que as teorias podem ser muito úteis, mas nem sempre são corretas.

Usando o Theory of Family Relativity

Geralmente, são encontradas teorias para algumas de suas correspondências de DNA.

Visite suas correspondêcias de DNA para vê-las. Quando novas teorias são encontradas, um banner, mostrado abaixo, será exibido na parte superior da página das Correspondências de DNA, informando se você tem teorias. Clique no botão neste banner para visualizar convenientemente todas as suas correspondências de DNA que possuem teorias.

Sempre que uma correspondência de DNA tiver uma teoria, isso será indicado no cartão da correspondêcia de DNA, como mostrado abaixo.

Correspondêndia de DNA com uma teoria (Clique para ampliar)

Quando o DNA compartilhado indica uma ampla gama de relações estimadas e não há indicação clara da verdadeira relação, a teoria ajudará a diminuir as possibilidades. Você pode comparar o relacionamento sugerido pela teoria com o relacionamento sugerido pelo DNA para verificar se eles são compatíveis.

Clicar em “Visualizar teoria” no cartão exibirá a teoria completa, incluindo o caminho completo do relacionamento. Como alternativa, você pode começar com uma visão resumida da teoria, que é apresentada na página de revisão da correspondência de DNA.

Visão resumida da teoria na página de revisão da correspondência de DNA (Clique para ampliar)

Quando mais de uma teoria está disponível, isso significa que identificamos várias teorias sobre como você pode estar relacionado à correspondência de DNA. Isso pode acontecer quando os antepassados se casaram na família nas gerações anteriores. Ao receber várias teorias, você pode escolher qual teoria exibir, escolhendo no menu suspenso.

Alternando entre várias teorias (clique para ampliar)

Na visão resumida da teoria, mova o mouse sobre qualquer indivíduo para ver informações adicionais.

Clique em “Visualizar teoria completa” para ver uma visão mais detalhada que mostra quais árvores genealógicas e registros históricos foram usados para estabelecer a teoria.

Visualizando uma teoria completa (Clique para ampliar)

A visualização de uma teoria completa permite que você veja como o MyHeritage estabeleceu o caminho do relacionamento e quais fontes de informação foram usadas ao longo do caminho.

O topo da página Teoria completa mostra o relacionamento estimado (com base no DNA compartilhado) e o relacionamento sugerido pelo Theory of Family Relativity™. Se mais de uma teoria for encontrada, como mencionado acima, você poderá alternar entre elas.

Visualizando uma teoria completa (Clique para ampliar)

As teorias sempre começam na sua árvore e terminam na árvore genealógica da sua correspondêndia de DNA. A travessia do caminho pode incluir registros históricos ou outras árvores genealógicas no MyHeritage, Geni ou FamilySearch.

Toda vez que você vê um “salto” horizontal, isso significa que a teoria está usando uma correspondência para continuar de uma fonte para a próxima. Cada Smart Match ™ ou Record Match é classificado com um nível de confiança em porcentagem, com base na qualidade da partida. Quanto maior a pontuação, melhor a partida. Smart Matches ™ e Record Matches que foram rejeitados nunca são usados em teorias, e exigimos uma confiança mínima muito alta para cada partida ao longo do caminho para garantir que as teorias que você vê sejam de alta qualidade. A menor confiança entre as correspondências é considerada a pontuação de confiança para toda a teoria (exibida na parte superior da página).

Dentro de cada teoria, geralmente existem vários caminhos, mostrando maneiras diferentes de chegarmos à mesma teoria e fornecendo mais evidências para apoiá-la. Todos os caminhos ainda culminam na mesma teoria resumida, mas diferem nas fontes usadas ao longo do caminho. Por exemplo, um caminho pode começar na sua árvore genealógica e terminar imediatamente na árvore genealógica da correspondência de DNA: um caminho tão curto, se existir, sempre será oferecido primeiro. Pode haver outros caminhos entre os mesmos parentes que seguem outras árvores ou outros registros históricos. Clique em qualquer número de caminho para visualizá-lo.

Alternando entre vários caminhos para uma teoria (clique para ampliar)

Smart Match ™ encontrado dentro de uma teoria (Clique para ampliar)

Smart Match ™ encontrado dentro de uma teoria (Clique para ampliar)

O ícone marrom representa uma correspondência de registro. Estas são correspondências com registros históricos. Observe que as correspondências com árvores no Geni e no FamilySearch atualmente são consideradas Correspondências de registro porque não são árvores no MyHeritage (embora sejam árvores genealógicas e não registros).

Clique no ícone de correspondência (verde ou marrom) para ver uma comparação lado a lado conveniente das informações que existem para esse indivíduo nas duas fontes. Usando essas informações, você pode decidir por si mesmo se a correspondência é precisa.

Revendo uma correspondência dentro de uma teoria (Clique para ampliar)

No exemplo acima, o Smart Match ™ parece preciso, por isso é seguro confiar nele.

Há muito mais em uma teoria do que se aparenta. Mover o mouse sobre qualquer item em uma teoria abre uma dica de ferramenta com mais informações sobre ela. Por exemplo, você pode mover o mouse sobre o nome do proprietário de uma árvore para acessar os botões que permitem entrar em contato com essa pessoa ou exibir sua árvore. Como outro exemplo, mover o mouse sobre um nome de coleção ou um registro histórico abre uma dica de ferramenta com botões que permitem pesquisá-lo.

Exemplo de duas teorias para a mesma correspondência de DNA, devido a dois meio-irmãos casando com dois primos em primeiro grau (clique para ampliar)

Filtros

Existe uma maneira fácil de ver todas as teorias que você tem.

Você pode filtrar suas correspondências de DNA para ver apenas as correspondências que possuem uma Teoria de Relatividade Familiar (Theory of Family Relativity™). Faça isso clicando na barra de ferramentas “Filtro”, selecione “Detalhes da árvore” e, em seguida, clique na opção “Possui Theory of Family Relativity™”. Está disponível além das outras opções de filtragem que mostram quais de suas correspondências compartilham lugares, sobrenomes ancestrais e outros Smart Matches ™ com você.

Filtering DNA Matches to see all matches that have a theory (Click to zoom)
Outro exemplo de teoria (clique para ampliar)

O que fazer se uma teoria parecer correta

Se você tem uma teoria que parece boa para você, parabéns! Ela mostra como você está relacionado a uma correspondência de DNA e pode ver a teoria completa e adicionar as novas informações à sua árvore. No momento, isso deve ser feito manualmente. No futuro, podemos fornecer uma maneira de fazer isso automaticamente.

O que fazer se uma teoria estiver errada

Atualmente, não é possível confirmar ou rejeitar uma teoria. Talvez adicionaremos essa funcionalidade mais tarde.

Se você considerar uma teoria incorreta devido a um Smart Match impreciso na sua árvore, poderá rejeitá-lo facilmente na seção Smart Matches do site (acessível no menu em Descobertas> Correspondências por pessoas). Isso removerá a teoria ruim.

Se você descobrir uma teoria errada por causa de um erro que outro usuário cometeu em sua árvore, considere ser um bom cidadão de genealogia entrando em contato com o proprietário da árvore onde você localizou esse erro e informando o que você acha que está errado. Uma vez consertado, ele reparará a teoria ou a eliminará completamente.

Se uma teoria estiver incorreta devido a uma correspondência e essa correspondência não estiver na sua árvore, você poderá informar o proprietário da árvore para que eles rejeitem essa correspondência. Ou você pode simplesmente ignorar qualquer teoria que considere incorreta.

Privacidade

Quase não há preocupações com a privacidade com esse recurso, porque ao percorrer uma teoria, o MyHeritage privatiza automaticamente os detalhes de pessoas vivas fora da sua árvore. A maioria das teorias não inclui pessoas vivas (além de você e a correspondência de DNA, cujos detalhes são visíveis de qualquer maneira), porque as teorias só passam por ancestrais para encontrar um relacionamento de sangue, nunca pelas gerações mais jovens.

Os usuários que não desejam ver nenhuma teoria ou ter sua árvore genealógica participando de teorias sugeridas para outros usuários podem usar as configurações de privacidade para desativar isso (desativando o Smart Matches para sua árvore e sua inclusão no SuperSearch ™, e certificando-se de que que o site deles não está visível para os convidados). Isso é possível, mas não recomendado, pois os impedirá de receber Smart Matches e outros benefícios.

Conclusão

O Theory of Family Relativity™ é um divisor de águas na genealogia genética, reunindo finalmente os mundos da genealogia e do DNA. Ele aproveita todo o poder de todos os ativos no MyHeritage – bilhões de registros históricos e perfis de árvores, o robusto banco de dados de DNA, os resultados do Smart Matches, do Record Matches e do Record Detective ™. Ele permite que o domínio genealógico explique as correspondências de DNA e que o domínio de DNA valide as correspondências genealógicas.

URL is copied to your clipboard.