Recursos para pesquisas genealógicas que você talvez nunca tenha pensado em usar

Recursos para pesquisas genealógicas que você talvez nunca tenha pensado em usar

Todo genealogista com uma certa experiência sabe procurar documentos como certidões de nascimento e óbito, registros censitários, registros de imigração e lápides em cemitérios. Mas esses não são os únicos recursos que podem fornecer informações úteis sobre a história da sua família.

Abaixo, compilamos algumas idéias para recursos menos convencionais que você talvez não tenha pensado em verificar.

Correspondências e diários

Cartas antigas, cartões postais e diários são minas de ouro para os historiadores, pois podem nos ajudar a entender muito sobre como era a vida do escritor e o que era importante para eles. Isso também é verdade para os historiadores da família! As cartas eram geralmente enviadas para familiares e amigos que moravam longe, e você pode obter muitas informações sobre sua família lendo-as com cuidado. Os diários também podem incluir informações sobre membros da família que você não encontra em nenhum outro lugar.

Costas de fotos e molduras

As fotos, por si só, podem nos dar muitas informações sobre as pessoas que representam. Porém, se houver inscrições nas costas, podemos aprender muito mais sobre as circunstâncias em que a foto foi tirada. Sempre verifique as costas das fotografias e molduras.

Joias

Às vezes, anéis, pulseiras ou pingentes de colar incluem inscrições pessoais. Os medalhões podem conter fotografias de membros da família e, se você puder removê-los com segurança do medalhão, também poderá haver algo escrito na parte de trás da fotografia. As pulseiras de pingentes eram populares nas décadas de 1950 e 1960, e os encantos que seu ancestral coletou podem lhe ensinar sobre seus interesses – ou até conter informações sobre sua história pessoal.

Livros para bebês

Os livros para bebês ganharam popularidade na virada do século XX. Eles podem ser um recurso valioso para um genealogista, não apenas por causa dos detalhes e histórias que foram registrados sobre o assunto do livro, mas porque mais informações sobre a família podem ser observadas neles. Talvez houvesse uma lista de convidados no batismo ou bris.Talvez o primeiro corte de cabelo do bebê tenha sido realizado por uma tia da qual você nunca ouviu falar.

Recordações de ocasiões especiais

Convites para casamentos, festas ou outras ocasiões especiais, RSVPs, cartões de felicitações, agradecimentos, telegramas… esses são itens que as pessoas tendem a guardar e valorizar, e podem nos ensinar muito sobre o remetente e os destinatário – como localizações, relacionamento entre si e talvez seu estilo de vida e situação financeira.

Documentos de viagem e lazer

Passaportes antigos e passagens de avião e trem podem mostrar para onde seus antepassados viajaram. Você também pode encontrar ingressos para shows, filmes ou playbills de shows, o que pode lhe dizer que tipo de entretenimento seus antepassados gostaram e onde foram se divertir.

Anuários e listas de escolas

Muitos países tinham alguma forma de sistema de ensino público no início do século XX, e instituições religiosas privadas existem há séculos. Você pode encontrar menção de seus antepassados nas listas da velha escola e nos anuários do ensino médio.

O MyHeritage possui uma coleção exclusiva e facilmente pesquisável de anuários dos EUA.

Projetos, documentos e certificados escolares

Às vezes, os pais gostam de guardar os projetos escolares, documentos e boletins dos filhos. Os diplomas do ensino médio e superior podem dizer onde e o que seus antepassados estudaram. Um parente pode até ter escrito um artigo sobre si mesmo ou sua família que menciona informações importantes.

Livros velhos

É um costume bem conhecido em algumas famílias escrever uma história da família na contracapa de uma Bíblia. Os membros da família também podem ter anotado detalhes nas margens de outros livros que possuíam.

Diretórios da igreja

Locais de culto costumam manter registros particulares de seus membros. Essas listas podem incluir detalhes valiosos sobre seus parentes, como residências, doações que fizeram, ocasiões que comemoraram etc.

Que fontes incomuns você utilizou ao pesquisar seus parentes?

URL is copied to your clipboard.