Procurando informações sobre uma empresa familiar antiga? Experimente Anuários Escolares

Melissa Barker

Procurando informações sobre uma empresa familiar antiga? Experimente Anuários Escolares

Como genealogistas, procuramos por qualquer fonte que possa enriquecer nosso conhecimento sobre a vida de nossos ancestrais. Se você é como eu e gosta de procurar todos os detalhes da vida de seus antepassados, sabe que às vezes precisa pensar fora da caixa. Às vezes, precisamos ser criativos em nosso processo de pesquisa para encontrar novas informações. É aí que os registros no MyHeritage podem ser uma grande ajuda.

Tenho ancestrais que possuíam empresas locais. Tentar localizar registros sobre essas empresas pode ser um desafio, especialmente ao tentar encontrar fotografias da própria empresa. Os avós do meu marido, Lannie e Ruth (Burcham) Barker, eram proprietários de uma loja local de comércio entre as décadas de 1930 e 1970. Tenho apenas uma fotografia da loja e mostra Ruth em pé atrás do balcão. Ainda estou procurando desesperadamente fotografias do lado de fora da loja desde que foi fundada nos anos 30; foi-me dito que eles ainda tinham aquelas velhas bombas de gasolina! Até agora, não tive sorte em encontrar fotografias da fachada, mas não desisti.

Ruth Athalene (Burcham) Barker at Barker’s Store, ca. 1950’s

Algumas das fontes mais conhecidas que podem ajudar os genealogistas a aprender sobre os negócios que seus ancestrais possuíam são registros de licenças comerciais, registros fiscais, diretórios de cidades e jornais. No entanto, gostaria de sugerir outro tipo de recurso que você talvez não tenha pensado: anuários escolares.

Sim, eu disse anuários escolares!

Custa dinheiro para produzir um anuário. Para financiar esses projetos, os organizadores costumavam abordar empresas locais e oferecer espaço publicitário no produto final. As empresas pagariam para colocar seus anúncios em uma publicação com ampla distribuição entre os alunos, e os organizadores do anuário teriam dinheiro para produzir o livro.

Anuários da High School do Condado de Houston, Houston County, TN. Arquivos

Os anuários existem há muito tempo. Às vezes chamados de anuais, eles eram geralmente produzidos a cada ano e incluíam fotos e informações sobre estudantes, esportes, acadêmicos, vida estudantil, clubes e eventos escolares importantes que ocorreram durante o ano letivo anterior. Os primeiros anuários podem ser encontrados nas escolas da costa leste dos EUA do final do século th XVII. O primeiro anuário da faculdade foi publicado em 1806 pela Universidade de Yale e, 18 anos depois, em 1823, a Faculdade de Farmácia de Massachusetts publicou o anuário mais longo: o Signia. Os alunos assinavam livros no estilo de recados contendo coisas como recortes de cabelo, flores secas, artigos de jornal e outras lembranças. A produção de anuários se tornou uma tradição popular: suspeito que muitos de vocês ainda tenham o seu em suas estantes. Sei que tenho meus anuários da Dickson County High School e os olho com bastante frequência.

Se o seu ancestral proprietário da empresa ajudou a escola local e pagou para anunciar no anuário, você pode encontrar esses anúncios no livro – geralmente colocados na parte de trás. Esses anúncios podem revelar informações valiosas sobre empresas: locais, serviços e mercadorias, clientela e, às vezes, até fotos do local ou dos proprietários.

Por exemplo, meu pai, Robert Lee LeMaster (1942–2019) frequentou a Ellet High School em Akron, Summit County, Ohio, em 1956. O anuário de 1956 do Elletian está digitalizado e disponível no MyHeritage (embora eu tenha uma cópia impressa). Meu pai estava na 8asérie naquele ano, e sua foto da turma aparece no livro. Ele está localizado na quinta fila, primeira foto:

Anuário Elletian de 1956, Página 86

Na parte de trás do anúario de 1956 do Elletian está uma seção inteira chamada Anúncios, e inclui 26 páginas de anúncios de empresas locais. Esses anúncios contêm todos os tipos de informações sobre empresas locais, como endereços, números de telefone, fotos e os produtos e serviços oferecidos.

Anuário Elletian de 1956, Página 175
Anuário Elletian de 1956, página 180

Se o seu antepassado possuísse uma empresa em Akron, Ohio e pagasse para anunciar no anuário da escola em 1956, esse recurso forneceria ótimas informações para você adicionar ao seu histórico familiar.

Mesmo que seu ancestral não possua uma empresa, os anúncios do anuário podem fornecer informações valiosas sobre as empresas que eles podem ter visitado e usado. Talvez um membro da família tenha mencionado um restaurante ou lanchonete de que desfrutava em uma antiga carta ou diário da família. Talvez sua mãe tenha lhe falado sobre a loja de roupas que ela frequentava quando adolescente. Você pode encontrá-las no final de um anuário local.

Portanto, da próxima vez que você tentar localizar informações sobre os negócios de seus antepassados ou procurar um negócio que seus ancestrais mencionaram, verifique a Coleção de Anuários dos EUA do MyHeritage. É um verdadeiro tesouro para qualquer genealogista – por mais motivos do que você imagina!

URL is copied to your clipboard.