URL is copied to your clipboard.

Crianças e genealogia: como fazer seus filhos amarem a história da família

Shenley Puterbaugh

Crianças e genealogia: como fazer seus filhos amarem a história da família

Para as crianças, a genealogia pode ser uma maneira incrível de encontrar um significado e conectar-se com membros vivos e falecidos da família, assim como para adultos. Estudos mostram que conhecer a história de sua família pode beneficiar as crianças de maneiras notáveis. Esses benefícios incluem resiliência, uma sensação de segurança, um forte senso de autocontrole e uma maior capacidade de moderar os efeitos do estresse. Quer você seja pai, avô, professor ou amigo, pode ajudar as crianças em sua vida a experimentar esses benefícios.  

Aqui estão 5 ideias de atividades que podem ajudar a envolver seus filhos. Todas essas idéias podem ser modificadas ou alteradas para se adequar às suas idades e estilos de aprendizagem.

1. Entrevista com parentes 

“Uma vida que não está documentada é uma vida que dentro de uma geração ou duas será em grande parte perdida na memória.” (Dennis Neuenschwander)

Entrevistar parentes ajudará as gerações futuras a lembrar e aprender com as histórias de nossos entes queridos. O tempo gasto entrevistando avós ou qualquer membro da família é uma experiência linda e de união que criará boas lembranças para todos os envolvidos.

image of grandparent and grandchild

Ao envolver crianças no processo de entrevista, você as ajudará a se conectar com seus parentes e a criar memórias que durarão por toda a vida. Deixe seus filhos guiarem o processo tanto quanto possível. Aqui estão algumas sugestões para ajudar seus filhos a entrevistar seus parentes:

  • Pergunte qual dos avós ou membro da família desejam entrevistar. Você pode sugerir começar com o membro mais velho da família ou um dos avós de quem são mais próximos.
  • Ajude a criança a fazer uma lista de perguntas que deseja fazer e sobre as quais tem curiosidade. Os interesses de seu filho podem orientar as perguntas. Se seu filho adora animais, pergunte aos avós sobre os animais de estimação que eles tiveram ao longo da vida ou sobre os encontros que tiveram com animais. Se seu filho estiver interessado em cozinhar, ele pode perguntar sobre receitas de família ou memórias associadas à comida. Para simplificar para as crianças, eles podem perguntar sobre as coisas favoritas de seus avós (qual é sua comida favorita, livro, sorvete, música, etc?) Isso os ajuda a ver quais “coisas favoritas” eles têm em comum e como eles são diferentes. Algumas crianças podem gostar de ter as perguntas escritas em cartões ou em uma lista para usar durante a entrevista.
  • Decida como gravar a entrevista. Se seu filho ainda não sabe escrever, ele pode desenhar a resposta que seus avós dão enquanto você faz uma gravação de áudio. As crianças mais velhas podem gravar em vídeo a entrevista e transformá-la em um filme ou transformar as respostas em um livro que pode ser compartilhado com seus familiares.
  • Determine a duração da entrevista. Para crianças pequenas, as entrevistas podem ter apenas uma ou duas perguntas. As crianças mais velhas geralmente conseguem manter o foco por 30 minutos a 1 hora. É importante ser flexível e perguntar por quanto tempo a pessoa entrevistada pode ou deseja continuar. Se seu filho ainda tiver perguntas a fazer após o tempo alocado, marque um horário para uma entrevista de acompanhamento. Para obter mais detalhes sobre como entrevistar parentes, consulte este artigo: Como entrevistar parentes.

2. Crie uma árvore genealógica

Criar uma árvore genealógica pode ajudar as crianças a compreender visualmente que fazem parte de algo maior do que elas mesmas. 

  • Para crianças de 6 anos ou menos, crie um gráfico de 3 gerações na forma de uma árvore semelhante a esta:
Sample family tree worksheet from InspireFamilyHistory.com
Exemplo de planilha da árvore genealógica de InspireFamilyHistory.com

Clique aqui para acessar esta imagem para download.  

  • Crianças de 7 a 12 anos podem desfrutar de um gráfico em leque colorido com algumas gerações a mais. As cores permitem que sigam as linhas familiares. 
  • As crianças mais velhas podem usar um gráfico de linhagem com mais informações, como locais e datas de nascimento, falecimento e casamento. As informações que veem ou preenchem em seu gráfico de linhagem provavelmente despertarão sua curiosidade e os inspirarão a se aprofundar e aprender mais.

Quando concluído, exiba a árvore em um lugar onde eles a vejam regularmente, como em seu quarto. Ver sua árvore genealógica os ajudará a juntar as peças do quebra-cabeça geracional. A árvore fornece às crianças uma imagem visual que lhes permite ver muitos de seus ancestrais em um lugar e visualizar como estão conectados. O MyHeritage torna fácil imprimir um gráfico da árvore genealógica – leia este artigo para aprender como: Como criar um livro ou gráfico de árvore genealógica no MyHeritage.

3. Solucione um mistério

As crianças podem se tornar detetives quando você lhes apresenta um mistério da história da família. Eles usarão seu pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas para fazer descobertas sobre sua família. O objetivo da busca pode envolver encontrar os nomes dos pais de um antepassado, ocupação ou data de nascimento, morte ou casamento. Pode ser útil dar à criança um mistério que você já resolveu, para que possa orientá-la ao longo do processo e garantir que ela tenha sucesso e sinta a emoção de resolver o quebra-cabeça.

O MyHeritage fornece Smart Matches™ com sua árvore genealógica, o que permite que você encontre outras pessoas que tenham o mesmo ancestral e reúna informações de outras árvores genealógicas. Os proprietários dessas outras árvores podem ter informações adicionais que você não possui. As crianças também podem consultar as Correspondências de Registros, que sugerem registros históricos que podem mencionar seus antepassados. Juntos, vocês podem decidir se acham que a pessoa no perfil do registro ou da árvore genealógica é a pessoa certa e, se for, podem adicionar as informações à sua árvore. O MyHeritage tem mais de 12 bilhões de registros históricos para pesquisar. Smart Matches™, Record Matches e pesquisar os registros disponíveis podem ajudar as crianças a resolver os mistérios da família. 

4. Planeje uma reunião de família

As reuniões de família criam e fortalecem os laços familiares e dão aos membros da família a oportunidade de compartilhar memórias e histórias. As crianças podem conhecer novos membros da família e conhecer aqueles que não veem com frequência. Uma reunião de família pode ser tão simples como um encontro de família no Zoom ou tão elaborada como uma longa viagem a um lugar onde outros membros da família vivam. É importante lembrar que as reuniões de família não são apenas para os adultos. Planeje atividades que envolvam as crianças e as ajudem a se conectar com seus familiares e ancestrais. Jogar é uma ótima maneira de envolvê-los e deixá-los curiosos sobre a história de sua família.

Algumas brincadeiras muito boas são:

  • Bingo em família: coloque nomes e / ou rostos de familiares ou ancestrais no tabuleiro de bingo
  • Crie um esquete: transforme uma história de família em um esquete que pode ser encenado e gravado para assistir mais tarde e compartilhar com a família
  • Disfarce: vista-se com roupas antiquadas e tire fotos divertidas

Adapte os jogos e atividades às idades e interesses das crianças envolvidas. 

5. Caça à foto

As crianças podem perguntar aos membros da família (avós, irmãos dos avós, pais, tias e tios, primos) que fotos de família eles têm. Quanto mais pessoas perguntarem, mais encontrarão. Peça cópias físicas ou digitais.

image of family looking at photos

O recurso Photo Discoveries™ do MyHeritage também torna possível encontrar fotos de família que você talvez nunca tenha visto antes, que foram enviadas ao site por um parente distante. Photo Discoveries™ fazem parte do recurso Instant Discoveries™.

Quando as crianças encontrarem fotos em preto e branco, elas podem usar o MyHeritage In Color™, a ferramenta de colorização automática do MyHeritage, para colorir as fotos. Quando a cor é adicionada a uma fotografia em preto e branco, ela dá vida à foto e faz com que os objetos da imagem pareçam mais reais e presentes. As crianças também podem notar detalhes que eram difíceis de ver quando a foto estava em preto e branco.

Explorar a história da família com seus filhos não é apenas uma atividade divertida e gratificante para toda a família. Você estará dando a seus filhos o presente inestimável de saber mais sobre de onde eles vêm, o que, com o tempo, eles poderão transmitir aos seus próprios filhos.

URL is copied to your clipboard.