Existem muitas razões para amar o MyHeritage. Por exemplo, o DNA, o record de foco mundial e os avanços tecnológicos na fotografia. Como pesquisador adoro pesquisar, então quero me concentrar na minha parte favorita do MyHeritage, o Catálogo de Coleções.
Vou me concentrar em 9 bancos de dados obrigatórios, mas lembre-se de que o MyHeritage hospeda 7.030 coleções com mais de 19 bilhões de registros (e contando) até o momento. Então, como um banco de dados é designado como “obrigatório”? Afinal, o que é obrigatório para mim pode ser diferente pra você. Todo mundo é diferente, mas eu queria aumentar seu conhecimento sobre as coleções e bancos de dados disponíveis no MyHeritage e te incentivar a explorar para encontrar seus itens essenciais.
Vamos começar localizando o Catálogo da Coleção. No topo do site MyHeritage há links para Início, Árvore, Descobertas, Fotos, DNA e Pesquisa. Vá para Pesquisa, e no menu suspenso, escolha Catálogo de Coleções.
Para nossos propósitos aqui, vamos nos concentrar no Catálogo de Coleções, mas lembre-se de que o menu suspenso Pesquisa fornece atalhos para bancos de dados populares: Nascimento, Casamento; Óbito; Censo; Árvores genealógicas; Jornais e registros de imigração.
O Catálogo de Coleções
O Catálogo de Coleções no MyHeritage
Existem 3 maneiras de pesquisar ou navegar no Catálogo de Coleções.
A primeira é a caixa de pesquisa no canto superior direito. Use isso para pesquisar uma coleção ou palavra-chave. Uma palavra-chave pode ser qualquer coisa, desde um local (Califórnia ou Espanha) até um conjunto de registros (anuários ou censo).
Em segundo lugar, use o menu do lado esquerdo para navegar pelo nome da coleção, local ou anos. Ao restringir sua pesquisa por esses três perímetros, você pode encontrar os melhores bancos de dados relevantes para sua pesquisa e descobrir bancos de dados novos para você. No final desta lista está a opção “mostrar apenas coleções com imagens”.
Por fim, percorra a coluna do meio das coleções. Essa lista de coleções pode ser classificada por 1) Número de registros, 2) Última atualização ou 3) Nome da coleção.
Banco de dados obrigatório nº 1: Censo e listas de eleitores
Nosso primeiro banco de dados obrigatório não é, na verdade, um banco de dados; é uma coleção, a Coleção do Censo e Lista de Eleitores. É o meu número um porque o censo é um dos primeiros conjuntos de registros com os quais a maioria dos genealogistas começa. Esta coleção inclui mais de 200 bancos de dados para censos e registros de eleitores em todo o mundo.
Digamos que eu queira pesquisar meus ancestrais franco-canadenses. Posso escolher Censo do Canadá no menu do lado esquerdo da página da web. Posso então ver quais anos do censo canadense estão disponíveis.
Cada banco de dados tem uma página inicial. Nesta página inicial, podemos aprender mais sobre o banco de dados, utilizar seu mecanismo de pesquisa específico e visualizar outras coleções relacionadas na parte inferior da página.
Pense nas coleções relacionadas como uma dica de que, quando terminar de pesquisar, há outros bancos de dados que você desejará explorar. Gosto de pesquisar nas páginas iniciais do banco de dados porque, quando não consigo encontrar algo em uma página inicial maior ou em uma pesquisa de coleção, é mais fácil encontrá-lo em uma pesquisa de banco de dados menor.
Pesquise Censos e Listas de Eleitores no MyHeritage
Banco de dados obrigatório nº2: livros históricos, índice de autores e pessoas mencionadas, 1811 a 2003
Livros Históricos, Índice de Autores e Pessoas Mencionadas, 1811–2003, está na categoria de registro Livros e Publicações do MyHeritage.
Uma das razões pelas quais adoro esta coleção é que ela fornece uma maneira fácil de pesquisar vários recursos em um banco de dados. Inicialmente, você pode pensar: “Não tenho nenhum autor em minha família” ao ver o título desse banco de dados, mas lembre-se de que é um banco de dados de pessoas mencionadas em livros. Embora esse banco de dados possa ser pesquisado por nome, título do livro, palavra-chave e ano de publicação, sugiro iniciar sua pesquisa apenas com um nome.
Aqui está o resultado de uma mulher chamada Mary Hubbard Chatham, mencionada no livro O centésimo 50º aniversário, 1748 a 1898, da Igreja Congregacional de East Hampton, Connecticut (1898).
Este livro de história da igreja pode levar a informações genealogicamente relevantes. Esta página inclui um link para o livro no Internet Archive. Internet Archive é um site que hospeda livros digitalizados, periódicos, imagens, documentos, gravações de vídeo e áudio.
Observe na imagem acima, há uma foto minha e um lugar para adicionar comentários. Esta opção deixa uma trilha virtual para outros parentes. Como? Digamos que Mary Hubbard Chatham seja uma de minhas ancestrais e eu tenha uma foto dela. Posso escrever um comentário lá e deixar aquela trilha virtual para que outros pesquisadores possam me encontrar. Esta página da Web faz mais por mim do que fornecer uma entrada de índice e um link para um livro. Isso me dá a oportunidade de me conectar com outros pesquisadores.
Pesquise livros históricos – índice de autores e pessoas mencionadas, 1811-2003 no MyHeritage
Banco de dados obrigatório nº 3: fotos e documentos do MyHeritage
Outro banco de dados exclusivo do MyHeritage, é uma coleção de fotos, vídeos e documentos públicos postados por membros. É uma maneira diferente de pesquisar no site: em vez de apenas procurar uma árvore genealógica, ele revela imagens que os membros do MyHeritage enviaram para seus sites familiares.
Mais uma vez, considere como você deseja pesquisar esse banco de dados. Você pode adicionar “detalhes da foto”, que incluem um ano e local, mas lembre-se, quanto mais você colocar em um mecanismo de pesquisa, menos resultados receberá. Isso pode ser bom ou ruim porque você pode restringir tanto os resultados relevantes que não encontrará seu ancestral.
Pesquise fotos e documentos do MyHeritage
Banco de dados obrigatório nº 4: Índice e mapas de proprietários de imóveis nos EUA
Este item obrigatório é específico dos EUA. Se você não tem antepassados nos Estados Unidos, lembre-se que MyHeritage tem um mapa de coleções, e muitas vezes descubro que mapas e bancos de dados de referência são as coleções que ninguém usa. Isso é uma pena porque eles têm as informações de que precisamos para entender melhor nossos sujeitos de pesquisa.
Para todos os bancos de dados, certifique-se de ler a descrição da coleção. Clique em “leia mais” na descrição à direita. Sempre, sempre leia a descrição. Isso interromperá qualquer frustração de pesquisa que você possa ter quando não conseguir encontrar o que está esperando. Por que? Esta coleção contém apenas mapas para Arkansas, Colorado, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Michigan, Minnesota, Missouri, Nebraska, Dakota do Norte, Oklahoma, Dakota do Sul e Wisconsin. Portanto, um ancestral na Califórnia não será encontrado aqui. Isso pode mudar com o tempo, então volte mais tarde.
Esses mapas são do site Historic Map Works. Eles são mapas de donos de propriedades, portanto incluem nomes. Esses mapas também mostram os nomes dos vizinhos, o que pode explicar por que certas pessoas se casaram (moravam em terrenos adjacentes), onde ficava a escola local, a igreja e muito mais. Eles fornecem contexto para a vida de seu antepassado.
Pesquisar Índice e Mapas de Proprietários de Imóveis nos EUA
Banco de dados obrigatório nº 5: registros públicos
Esta pode ser uma coleção que você não explorou porque é uma coleção de (possivelmente) pessoas vivas. Como genealogistas, gostamos de pesquisar pessoas mortas. No entanto, às vezes precisamos encontrar os vivos ou pessoas que morreram mais recentemente. Os dados vêm de listas telefônicas, avaliações de impostos sobre propriedades, solicitações de crédito, listas de registro de eleitores e “outros registros disponíveis ao público”.
Atualmente, esta coleção inclui apenas nomes dos EUA e do Canadá, mas isso mudará com o tempo.
Aqui está um exemplo do que você pode encontrar nesta coleção. Procurei no Índice de Registros Públicos dos Estados Unidos por Katherine Philibert. Ela nasceu em 1920 e encontrei um resultado com endereço e número de telefone de 2004. Essa entrada de índice também inclui um possível parente nascido em 1917. A partir daqui, eu poderia pesquisar no site MyHeritage para ver se há outros resultados, como como uma entrada no Índice de Óbitos Previdenciários.
Esse resultado de índice inclui um link laranja, “Mostrar vizinhos”. Esse link inclui uma lista de seus vizinhos, que pode consistir em familiares próximos.
Pesquise registros públicos no MyHeritage
Banco de dados obrigatório nº 6: Óbitos militares
A seguir, em nossa lista, está uma parte da coleção militar, bancos de dados que incluem informações sobre óbitos.
Existem vários desses bancos de dados, incluindo:
- França, Índice de Óbito Militar, 1914-1961
- Reino Unido, Memorial de Guerra, 1914-1949
- Vítimas do Vietnã, 1956–1998
- Vítimas da Guerra da Coreia, 1950–1957
- Vítimas da Guerra dos Bôeres, 1899–1902
- Registros memoriais da Irlanda, 1914–1918
No Catálogo de Coleções, clique em Militar no menu lateral esquerdo; são 660 coleções. Nem todos envolvem mortes, e aqueles que envolvem uma morte podem não incluir a palavra “morte” no título. Por exemplo, também existem registros de pensões; às vezes, os registros de pensão indicam uma morte porque uma viúva está recebendo essa pensão.
Para encontrar registros relevantes para sua pesquisa, comece com a coleção militar, refine-a por localização e, se necessário, restrinja-a por anos. Mas lembre-se que os anos precisam refletir mais do que quando uma pessoa serviu, também precisa considerar quando ocorreu uma pensão ou um falecimento.
Um último cuidado é que, ao refinar por local, você pode perder registros relevantes. Veja, por exemplo, a Primeira Guerra Mundial. Você pode ter um membro da família dos EUA que serviu no exército durante os anos da Primeira Guerra Mundial, mas ele lutou pelo exército canadense. Existem várias razões para isso, mas ele não seria encontrado nos registros militares dos EUA. Ele estaria nos registros militares canadenses.
Pesquise registros militares no MyHeritage
Banco de dados obrigatório nº 7: histórias, memórias e biografias: o Mayflower
Histórias, Memórias e Biografias é uma coleção de histórias de família, história local e genealógica. Esta é uma coleção de livros; diferentes dos que discutimos anteriormente.
Pesquisei por Mayflower e, como você pode ver, havia 7 coleções ou bancos de dados em meus resultados. Seis são histórias de família e uma é uma história geral local. E daí se eu quiser encontrar mais do que isso? Eu preciso ser um pouco mais criativo com a minha pesquisa.
A próxima etapa pode ser uma pesquisa pela palavra-chave “Massachusetts”, porque presumo que, se você tiver um ancestral do Mayflower, eles viveram em Massachusetts. Uma pesquisa por Massachusetts resulta em 274 coleções, portanto, há uma grande diferença entre 7 e 274. Posso continuar a refinar essa pesquisa para encontrar o que estou procurando, inclusive escolhendo as categorias “Histórias, Memórias e Biografias”; “História Local e Genealógica;” ou “Histórias da Família” no menu à esquerda.
Pesquise os registros do Mayflower na coleção Histórias, Memórias e Biografias no MyHeritage
Banco de dados obrigatório nº 8: registros de imigração e emigração
Esta é uma coleção de bancos de dados que incluem listas de passageiros, cartões de imigração e registros, para citar alguns. Embora você possa pesquisar em um banco de dados individual na coleção, como Alemães Imigrando para os Estados Unidos, vale a pena pesquisar toda a coleção para que você possa revisar as ocorrências em qualquer um dos bancos de dados da coleção. Este é um excelente exemplo de como uma pesquisa por meio de uma coleção é uma boa ideia por causa de todos os vários bancos de dados que podem ser relevantes.
Pesquise registros de imigração e emigração no MyHeritage
Banco de dados obrigatório nº 9: Páginas do Everton Pedigree and Family Group
Se você mora nos Estados Unidos e pesquisa há várias décadas, provavelmente já ouviu falar do Everton’s Genealogical Helper. Esta revista agora extinta imprimia artigos de genealogia que incluíam instruções, índices, genealogia do leitor e folhas de grupo familiar. Este banco de dados MyHeritage é equivalente às árvores online de hoje. Então, por que está na minha lista de itens obrigatórios? Sim, as árvores online podem estar cheias de erros, mas pense no que elas oferecem a você. Eles fornecem pistas que devem ser exploradas. Isso é exatamente o que esse banco de dados faz.
Estas são imagens de gráficos de linhagem e folhas de grupo familiar que os leitores do Everton enviaram. O que isso significa é que não há citações de fonte. Como não há citações de fontes, as informações podem ser excelentes ou terríveis. Eu já sei que ao entrar, eles simplesmente fornecem pistas. Além disso, as informações encontradas nesses documentos podem ser “fatos” genealógicos ou comentários adicionais fornecidos pelo remetente que vão além do nascimento, casamento e óbito.
Essa não é a única coleção de Everton no MyHeritage. A revista de Everton incluía “anúncios” de leitores em busca de ancestrais específicos. O objetivo desses anúncios era encontrar outros pesquisadores. O banco de dados da Revista Genealógica de Evertonpodem te ajudar a encontrar menções de um antepassado.
Pesquise as Páginas do Everton Pedigree and Family Group no MyHeritage
Por onde você vai começar?
Espero que agora você entenda que o MyHeritage possui bancos de dados exclusivos para ajudar em sua pesquisa de história familiar. O site inclui censos, listas de eleitores, a essencial da genealogia, mas eles também têm conteúdo exclusivo porque é enviado por membros ou uma coleção que eles procuraram e que você não encontrará em nenhum outro lugar.
A maneira como você encontra seu banco de dados obrigatório é sendo curioso. Navegue pelo Catálogo de Coleções. Explore as várias categorias. Sim, você deve pesquisar no site pelo nome, data e local de um antepassado, mas também deve dedicar algum tempo para conhecer o Catálogo de Coleções para ver o que pode estar faltando.
Este artigo foi adaptado de um webinar que dei no Legacy Family Tree Webinars em 14 de janeiro de 2020. Assista ao webinar completo aqui.