Você dedicou dias, se não meses, a agrupar uma árvore genealógica abrangente por meio de sua pesquisa no MyHeritage. Você até inscreveu toda a família para fazer testes de DNA para realmente ter uma idéia de onde você vem. E agora? Como você vai preservar essa história familiar de valor inestimável?
Muitas pessoas param nesse ponto, com um mar de nomes e datas espalhados sobre a mesa ou jogados às pressas em uma página de recados. Mas, como costumava dizer um velho amigo, “A pesquisa não é concluída até que seja publicada.” Claro, sempre há o documento clássico do Word sobre história da família que é enviado ao redor do clã, mas será que realmente será lido?
Hoje, quero procurar uma maneira alternativa e atraente de apresentar a história da sua família que os netos possam estar dispostos a assistir: um vídeo de história da família.
O que é um vídeo de história da família?
Um vídeo de história da família é uma entrevista filmada na qual você compartilha as histórias de vida que descobriu através de sua pesquisa genealógica. Ao ver e ouvir essas histórias, o público se conecta à sua paixão. É como ouvir histórias em volta de uma fogueira.
Como incorporo minha pesquisa?
A primeira tarefa é reunir todas as suas maravilhosas pesquisas genealógicas em algo que se traduza bem em vídeo. Vamos deixar claro: isso não significa recitar nomes e datas por 20 minutos! Lembre-se de que queremos tornar o vídeo de história da sua família atraente, e isso significa contar uma história. Histórias são a maneira como nos comunicamos com o nosso mundo. Elas nos permitem transformar fatos sem graça em histórias intrigantes. É essa anedota engraçada que você compartilha com seu vizinho por cima do muro. Para começar a elaborar suas histórias da família, trace a linha do tempo ou a árvore genealógica. Isso fornece uma visão geral. Em seguida, escolha os personagens ou momentos mais interessantes. Por fim, divida cada uma dessas seções interessantes no DNA de uma boa história.
Como você pode ver, existem cinco etapas para contar uma história que prenderá a atenção. As melhores histórias serão:
- Um personagem principal que…
- Encontra um problema que…
- Ele precisa tentar resolver antes que…
- Ele toma ação e finalmente…
- Experiência e resultado
Obviamente, nem toda história que você deseja contar seguirá esse formato. Às vezes, você precisará transmitir alguns fatos simples. Mas tente contar histórias usando a técnica DNA da história o mais rápido possível para realmente clicar com o seu público.
Preparando para filmar
A preparação para o seu vídeo é sem dúvida mais importante do que a própria filmagem. Eu gosto de usar a abordagem CLIPS com os clientes para que nada seja esquecido:
Vamos dividir as seções.
Vestuário — O que você vai vestir? Parece uma pergunta simples, mas pode causar problemas se for deixada até o último minuto. Lembre-se de que você está criando um documento de arquivo para as gerações futuras, portanto, use roupas que reflitam o seu verdadeiro eu.
Locação — Onde você vai filmar? Trata-se de equilibrar praticidade e sentimento. Você pode ficar tentado a filmar ao ar livre, mas isso pode gerar muitas distrações ambientais. Em vez disso, mire em um lugar tranquilo onde você se sinta confortável.
Entrevistador — Quem vai entrevistá-lo? Você pode tentar fazer isso sozinho, mas a maioria das pessoas acha mais fácil conversar com outra pessoa. Escolha uma pessoa com quem você possa conversar facilmente. Surpreendentemente, isso nem sempre é um membro próximo da família.
Participantes — Quem será entrevistado? Você pode optar por fazer uma entrevista solo, que é a opção mais fácil. Mas você também pode levar outros membros da família a compartilhar suas histórias, entrevistar os casais ou até a coragem de trazer os netos.
Histórias — Que histórias você vai contar? Usando a técnica DNA da história acima, escreva todas as histórias que você deseja contar antes de se colocar na frente da câmera.
Criando perguntas da entrevista
O primeiro passo é determinar o foco do seu vídeo. Seu vídeo de história da família pode se concentrar em sua herança familiar, sua própria história de vida ou um pouco de ambos. Depois de decidir seu foco, pegue um papel e comece a debater tópicos alinhados, como ascendência, escolaridade, primeiros anos, carreira etc. Agora que você tem uma lista de possíveis tópicos, volte para seus melhores personagens/momentos de DNA da história e comece a elaborar perguntas relacionadas ao seu entrevistador.
A chave é criar perguntas abertas. Essas são perguntas que expressam as coisas de tal maneira que você é obrigado a responder com mais do que apenas “sim” ou “não”. Esses tipos de perguntas geralmente começam com “o quê”, “como” ou “por que”. Se você se sentir preso, aqui está uma lista para download de perguntas a fazer ao entrevistar parentes. Lembre-se de adaptar suas escolhas ao que você deseja arquivar.
Filmando o Vídeo de História da Família
Como este é um guia de “faça você mesmo”, presumimos que você provavelmente esteja usando um telefone celular ou uma câmera digital para criar seu vídeo de história da família. Essas são ótimas ferramentas para qualquer pessoa com orçamento limitado, mas exigem um pouco de trabalho extra para produzir a melhor qualidade.
Estranhamente, é o áudio que pode criar ou interromper seu vídeo. Afinal, se as pessoas não conseguem ouvi-lo falando sobre a história da sua família, toda a bela cinematografia do mundo não conta para nada. Por esse motivo, torne a qualidade do áudio gravado sua primeira prioridade.
As duas opções disponíveis são: sentar o mais próximo possível da câmera ou gastar uma pequena quantia de dinheiro em um microfone. Mesmo um microfone de lapela barato produzirá melhor qualidade de áudio do que o microfone da câmera.
O segundo fator mais importante é a iluminação. Queremos que seus bisnetos possam ver as expressões em seu rosto. Como uma configuração de iluminação profissional é cara e exige muita prática para dominar, contamos com a luz natural usando uma técnica chamada “difusão”. A maneira mais fácil de difundir é encontrar uma boa janela grande em sua casa. Sente-se à beira da janela e mantenha sua cadeira a cerca de um metro da parede, como você pode ver na foto abaixo:
Agora, quando você coloca a câmera à sua frente, você obtém uma luz suave e bonita em seu rosto.
Por fim, certifique-se de estabilizar sua câmera. Se você estiver usando um telefone celular, um mini tripé barato é obrigatório. Para uma câmera maior, você pode investir em um tripé leve ou, pelo menos, tentar equilibrá-lo em uma superfície plana em torno da mesma altura do seu rosto.
Tornando seu vídeo de história da família mais pessoal
Para dar um toque especial ao seu filme, considere mostrar objetos importantes da sua história. Pode ser uma herança de família ou até mesmo o animal de estimação da família. É uma adição maravilhosa ter você apresentando o item e compartilhando sua paixão. Outro ótimo extra é mostrar algumas fotografias. Isso pode ser feito facilmente, mantendo-os enquanto você fala. Se você é um pouco mais experiente em tecnologia, também pode digitalizar suas imagens e inseri-las no seu vídeo final com o software de edição.
Finalizando seu vídeo
Se você gostaria de evitar a edição do vídeo de história da família, tente filmar sua entrevista de uma só vez e aceite que possa haver algumas pausas e “umms” por toda parte. No entanto, não tenha medo de editar seu vídeo. A maioria dos computadores domésticos tem um software de edição de vídeo que permite fazer edições básicas e inserir títulos. Também existem muitos aplicativos para celular que permitem editar diretamente no seu telefone. Embora a edição seja mais trabalhosa, o produto final terá uma aparência muito melhor e é garantia para envolver mais o seu público.
Em resumo
Criar seu próprio vídeo de história da família é relativamente simples e é uma ótima opção para quem deseja fazer um pouco de preparação. É uma maneira maravilhosa de compilar todas as suas pesquisas no MyHeritage em um pacote que pode ser compartilhado com parentes em todo o mundo.
Lembre-se:
- Prepare-se para todos os aspectos práticos usando o CLIPS.
- Divida o DNA da sua história.
- Crie perguntas de entrevista abertas.
- Gaste tempo cuidando do seu áudio e iluminação. Nunca é demais fazer uma entrevista de teste rápida.
Mais importante, divirta-se criando esta lembrança atemporal. É realmente algo que você e seus parentes apreciarão nas próximas gerações.