URL is copied to your clipboard.

Transformando a pesquisa de história da família em uma história envolvente

Joan Ramirez

Transformando a pesquisa de história da família em uma história envolvente

Uma vez alcançados os objetivos de pesquisa de um determinado antepassado ou ramo da família, muitos historiadores da família decidem transformar os nomes, fatos e datas em uma história atraente. Talvez eles queiram torná-la mais agradável para as gerações futuras, ou talvez queiram transformar a história em um relato ficcional que pode ser publicado como um conto ou romance. Neste artigo, darei a você algumas ferramentas para transformar sua pesquisa de história da família em uma história interessante.

Antes de começar, sugiro que você pesquise todos os parentes que planeja incluir em seu trabalho, mesmo que seja ficção, e consulte todos os membros vivos da família que planeja apresentar em seu trabalho para perguntar se há alguma informação que eles prefiram manter privado. Você vai querer aproveitar o processo de escrita, mas não quer deixar ninguém desconfortável revelando informações confidenciais.

Aplicando sua pesquisa para criar uma história

Recomendo abordar a história da sua família como se fosse uma obra de ficção. Isso tornará a leitura mais atraente à medida que você se conecta com seus ancestrais – e tem a vantagem adicional de fornecer a você uma melhor compreensão de suas ações dentro de seu período histórico.

Usei o seguinte método de esboço para me ajudar a classificar e organizar os fatos enquanto escrevia a história de minha própria família. Sinta-se à vontade para modificar essas dicas para que funcionem para você.

Reunindo fatos

Quando escrevi meu primeiro conto histórico, fiquei impressionada com o volume de informações que tive que percorrer. Mantenha seus arquivos organizados e rotulados. Usei uma combinação de post-its e fichas. Não se esqueça de numerar as cartas – não há nada mais frustrante para trabalhar do que uma confusão de fatos fora de ordem.

Foto de uma jovem trabalhando em seu escritório
Trabalhando com post-its

Definindo seus personagens

Ao iniciar sua história, sempre mencione o período de tempo – por exemplo Segunda Guerra Mundial – e reúna todos os fatos históricos que puder antes de inserir seus personagens principais.

Coloque-se no lugar do seu herói/heroína e pergunte a si mesmo:

  1. Onde os membros da família nasceram. Por exemplo, se suas raízes estão em um país estrangeiro, suas configurações ajudarão a dar mais profundidade à sua história, especialmente se os eventos ocorreram durante um período de guerra e conflitos.
  2. Quantos anos eu tenho quando a história começa? As pessoas vão simpatizar com uma criança crescendo no meio da batalha.
  3. Quantos anos eu quero ter quando a história acabar?
  4. Como me pareço? Por favor, não exagere aqui. Não preciso saber que a heroína tem os olhos violeta de Elizabeth Taylor ou a covinha no queixo de Cary Grant.
  5. O que tem no meu guarda-roupa? Para ser período preciso. Reeboks não pertencem à Primeira Guerra Mundial.
  6. O que eu gosto de comer e onde eu gosto de jantar? Novamente, fast food é específico do século, e você deve levar em consideração a renda e o emprego de seu personagem.
  7. Qual é a sua visão do mundo em que você vive? Tenha cuidado aqui. Deve corresponder à época do seu livro.
  8. O que é mais importante para você em um relacionamento? Os tempos mudaram. Lembre-se daquele em que você está escrevendo e retrate seus personagens com precisão.
  9. Como você lida com boas notícias e situações ruins?
  10. Situações perigosas: Se alguém viesse em sua direção com uma arma, você saberia se defender?
  11. Animais de estimação: Que tipo de animais as pessoas mantinham em seu período histórico e qual era a atitude das pessoas em relação aos animais domesticados? Em muitos países, eles ganham seu sustento e não são considerados animais de estimação.
  12. Amigos e família: Como seu personagem se sente em relação a eles?
  13. Parceiros e filhos: você os quer? Não case seu personagem no começo e deixe-o pronto para abandonar um ou ambos no meio do livro. Mais uma vez, pense em como o casamento e os filhos eram percebidos em seu período de tempo.
  14. Hobbies: Seu personagem começa tímido e invoca coragem para salvar vidas, ou ele/ela é uma alma corajosa que sofre um infeliz incidente e se esconde em um canto ao primeiro sinal de perigo?
  15. Viagens: Seu personagem prefere ficar parado ou tem necessidade de aventura em outros países que influenciarão suas ações?
  16. Cultura: Seu personagem gosta de museus e galerias de arte ou se sente mais à vontade para passar um sábado enrolado com um bom livro?
  17. Livros: Seu personagem é um intelectual ou mais inclinado para uma história em quadrinhos ou uma peça de época?
  18. Emoções: Seu personagem chora ao ver uma criança/animal ferido ou tem uma atitude endurecida em relação a ambos?

Sonde seu personagem para obter respostas para todas essas perguntas.

Elementos da história

O Momento Sombrio

Você deve manter seus personagens avançando. Use todas as informações acima para trazê-lo para o momento sombrio, quando tudo parece perdido.

Os elementos da história que levam ao FIM

Faça valer cada palavra para que os leitores desejem continuar lendo. Não fique tão atolado em descrições e detalhes a ponto de esquecer de avançar o enredo.

Crescimento

Seu herói/heroína precisa passar por algum tipo de mudança do início ao fim de sua história (também conhecido como arco de personagem).

Conflito

Sua história precisa de algum tipo de atrito, tensão ou conflito para levar o enredo adiante. A melhor maneira de conseguir os três é com um vilão digno que se opõe ao que o protagonista está tentando fazer. Aqui, novamente, prossiga com cautela. Você pode querer usar um novo nome para proteger a verdadeira identidade do vilão se a revelação dele estressar um membro da família que está lendo sua história.

Descrições e configuração

Descrições de personagens

Certifique-se de saber como seu herói/heroína e vilão se parecem e mantenha suas descrições à mão enquanto escreve. Muitas vezes é mais fácil escrever se você puder descrever as características faciais de um personagem.

Descrições de configuração

É uma boa ideia manter as descrições de configuração à mão também – e certifique-se de verificar a precisão histórica das descrições que você tem para os lugares em que seu personagem pode passar o tempo, incluindo casas, restaurantes, livrarias, farmácias, etc. Quando começar a escrever eles te ajudarão a manter vários lugares mais claros em sua mente. A menos que você planeje manter seu personagem em uma área confinada durante a história, conforme mencionado, você deve ter fotos de locais com datas onde a ação/cenas acontecem.

Eu te dei o barro. Agora, molde-o em uma história que ressoe com os leitores porque você dedicou um tempo para incorporar todos os elementos que são essenciais para sua época e locais para a história de sua família.

URL is copied to your clipboard.