Um dos documentos mais úteis e repletos de informações que você pode localizar para seu antepassado é um obituário. Obituários são pequenos artigos de jornal escritos alguns dias após a morte de uma pessoa. Eles são normalmente escritos pelos filhos da pessoa falecida ou outros membros da família.
Detalhes que podem ser incluídos em um obituário:
- Nome completo da pessoa falecida
- Data e local do falecimento
- Local do sepultamento
- Data e local de nascimento
- Nomes dos pais
- Nomes dos cônjuges
- Datas e locais dos casamentos
- Nomes de filhos, irmãos ou outros parentes vivos (às vezes com residência atual)
- Outros detalhes sobre o indivíduo, como carreira, hobbies, serviço comunitário, traços de personalidade, filiação à igreja, causa da morte, informações sobre imigração, etc.
Quando surgiram os obituários?
Na maioria dos lugares nos Estados Unidos, os jornais locais começaram a imprimir obituários por volta da década de 1890. Antes da década de 1890, pode ter havido um aviso de falecimento mais curto no jornal com menos detalhes. Avisos de falecimento foram tipicamente impressos a partir da década de 1860, mas os prazos variam muito dependendo da localização. A duração do obituário pode ser menor em cidades maiores ou em jornais que não alocaram muito espaço para obituários em seu jornal específico.
Nem todos os que morreram tiveram um obituário impresso no jornal local. No entanto, sempre vale a pena fazer uma busca pelo obituário do seu antepassado, pois ele pode conter informações valiosas.
Como os obituários podem ajudar na genealogia
Pode ser útil localizar um obituário não apenas para seu antepassado direto, mas também para os irmãos, pais, cônjuge e filhos de seu antepassado, pois os obituários podem conter pistas sobre outros membros da família, bem como sobre a pessoa falecida. Encontrar obituários para os vários membros da família também pode fornecer detalhes interessantes sobre uma família que você pode não encontrar em outro lugar.
4 maneiras de localizar um obituário
Existem vários métodos para localizar um obituário:
1. Pesquise a coleção de jornais do MyHeritage
O MyHeritage tem uma grande coleção de jornais digitalizados. Você pode usar o mecanismo de busca do MyHeritage para localizar facilmente obituários que mencionam seus familiares. Clique aqui para pesquisar obituários no MyHeritage.
2. Construa ou carregue sua árvore genealógica completa no MyHeritage
A excelente tecnologia Record Matching do MyHeritage torna possível localizar obituários para seus familiares sem precisar pesquisar. O MyHeritage usa as datas e lugares de sua árvore genealógica para localizar automaticamente registros que mencionam seu antepassado ou seus parentes, e isso inclui obituários de sua enorme coleção de jornais.
3. Procure um obituário nos jornais digitais online
Muitos jornais históricos dos EUA estão digitalizados online em vários sites. Se você não conseguir encontrar um obituário em um site, não assuma que não existiu um obituário impresso, pois nenhum site contém todos os jornais.
Uma boa maneira de encontrar jornais digitais para um determinado lugar é fazer uma busca no Google com o nome do estado junto com o município e/ou cidade e as palavras “jornais digitais”. Por exemplo, se eu estiver procurando o obituário do meu antepassado em Provo, Utah, eu faria uma busca no Google por “jornais digitais de Provo Utah” ou “jornais digitais do condado de Utah”.
Outra boa maneira de encontrar jornais digitalizados e livros de índice de obituários é usar o LDSGenealogy.com no diretório de registros dos EUA, organizado por estado, município e cidade para te ajudar a localizar registros de um local específico.
4. Procure um obituário em jornais que ainda não estão disponíveis online
Ainda existem muitos jornais históricos dos EUA que ainda não foram disponibilizados online. No entanto, mesmo que os jornais ainda não estejam digitalizados, é provável que existam cópias dos jornais antigos do local da morte do seu antepassado em um arquivo ou biblioteca. As cópias impressas ou microfilme não poderão ser pesquisadas por nome, o que significa que você terá que pesquisar o jornal página por página. Isso será muito difícil e demorado, a menos que você tenha uma data exata da morte para restringir a pesquisa.
Existem duas boas maneiras de localizar jornais em um arquivo ou biblioteca:
1. Pesquise na biblioteca pública local
Localize a biblioteca pública no local onde seu antepassado faleceu e veja se eles têm jornais disponíveis. Muitas bibliotecas públicas nos Estados Unidos têm cópias de jornais históricos para essa área. Muitas vezes, eles não são pesquisáveis pelo nome, mas as páginas individuais dos jornais podem ser visualizadas em formato de papel ou microfilme.
Comece com uma pesquisa no Google pela cidade ou condado onde seu antepassado morreu junto com as palavras “biblioteca pública” e encontre o site da biblioteca pública. Em seguida, consulte o site da biblioteca pública para ver se eles têm uma seção de história ou genealogia local.
Muitas vezes, os sites das bibliotecas listam os jornais disponíveis ou fornecem informações sobre onde o jornal local da área pode ser encontrado online. Se o site não fornecer especificamente informações sobre jornais, você pode contatá-los e perguntar diretamente também. Se a biblioteca local não tiver cópias dos jornais locais, eles podem saber onde as cópias estão localizadas atualmente.
Se a biblioteca local tiver jornais disponíveis em formato de microfilme, a equipe da biblioteca pode estar disposta a procurar o obituário de seu antepassado por uma pequena taxa. Ou pode ser possível emprestar uma cópia do microfilme com os jornais por meio de empréstimo entre bibliotecas.
2. Use o Diretório de Jornais dos EUA
Outra boa maneira de localizar um jornal nos EUA é usar o Diretório de jornais dos EUA da Biblioteca do Congresso.
A Biblioteca do Congresso organizou informações sobre todos os jornais históricos publicados nos Estados Unidos. Você pode pesquisar um local específico e descobrir quais jornais foram impressos. O diretório também inclui informações sobre arquivos onde as cópias dos jornais podem estar localizadas. Depois de ter um título de jornal específico e um local de arquivo, encontre o site do arquivo para ver quais jornais eles têm disponíveis.
Mais dicas para localizar um obituário
1. Seja flexível com suas pesquisas digitais
Muitos jornais digitais são pesquisáveis porque o texto foi digitalizado usando a tecnologia OCR (Reconhecimento óptico de caracteres). Essa tecnologia digitaliza a imagem, identifica os caracteres no texto e os converte em texto digital. No entanto, não é perfeita e pode não identificar cada caractere corretamente, portanto, o texto que você está pesquisando pode conter alguns erros.
2. Tente pesquisar apenas pelo sobrenome ou por outros parentes
Se você sabe que há um jornal disponível para o local e período que está procurando, mas não encontra um obituário ao pesquisar o nome de seu antepassado, tente pesquisar usando apenas o sobrenome ou os nomes dos parentes de seu antepassado também. As mulheres podem ser listadas com o nome do marido em vez de seu próprio nome (ou seja, Sra. John Smith). Em alguns casos, você pode precisar navegar pelas imagens das páginas individuais do jornal para localizar o obituário se uma pesquisa não fornecer as informações que você está procurando.
3. Pesquise jornais de áreas vizinhas
Procure nos jornais das redondezas, além da cidade específica onde seu antepassado viveu. Se seu antepassado morava em uma cidade menor ou em uma área mais rural, talvez não houvesse um jornal impresso naquele local, mas poderia haver jornais impressos em uma cidade maior ou cidade próxima. Além disso, às vezes pode haver um aviso de falecimento ou um obituário em mais de um jornal local, e cada jornal pode ter informações um pouco diferentes.
4. Não se limite aos obituários
Os jornais podem ter todo tipo de informação interessante sobre seu antepassado – não apenas em obituários! Se você localizar jornais digitais para a área onde seu antepassado viveu, vale a pena pesquisar amplamente dentro do jornal para ver o que você pode descobrir.
5. Compartilhe e preserve o que você encontra
Se você conseguir localizar artigos de jornal sobre sua família, certifique-se de compartilhá-los com sua família e preservá-los para as gerações futuras.
Clique aqui para pesquisar as coleções de jornais digitais do MyHeritage.