Os registros do censo são um dos tipos mais importantes de registros genealógicos, contendo uma riqueza de informações que você pode não encontrar em registros vitais e permitindo que você acompanhe o progresso de seus ancestrais ao longo do tempo. Embora a maioria dos genealogistas se concentre no conteúdo principal de um registro do censo (local de nascimento, idade, relacionamentos), um processo mais completo pode te ajudar a extrair muito mais e expandir sua pesquisa genealógica.
Porque os registros do censo são importantes na pesquisa genealógica
Para muitos genealogistas que procuram seus ancestrais nos EUA, um registro de censo é normalmente o primeiro tipo de registro a aparecer em uma pesquisa básica no MyHeritage. Dependendo do tipo de registro do censo e da data do censo, você pode localizar informações que colocam um antepassado em um local específico em uma data específica, bem como outros na família desse antepassado.
- Censo Decenal dos EUA: De acordo com o Artigo 3 da Constituição dos Estados Unidos, uma “contagem de residentes” deve ser feita a cada 10 anos. O Cronograma da População é o mais útil de todos os cronogramas do censo decenal. E desde o primeiro censo realizado em 1790, as informações coletadas se expandiram para incluir educação, emprego e muito mais.
- Cronogramas do Censo dos EUA: Dependendo do censo decenal específico, você pode encontrar cronogramas especializados, como Agricultura, Negócios, Mortalidade e outros. Normalmente, os registros são referenciados no Cronograma da População.
- Censo Territorial e Estadual: Alguns dos estados realizaram seus próprios censos, muitas vezes “no quinto” – significando um ano terminando em 5 entre cada censo decenal. Os censos territoriais eram frequentemente realizados antes de um estado ser admitido na União, especialmente como meio de determinar se o território atendia ao requisito mínimo de população.
Entenda a história e os antecedentes de cada censo e seus respectivos registros
Nem todos os censos são iguais, especialmente os censos dos Estados Unidos. Cada censo decenal tinha seus próprios conjuntos de perguntas, instruções para o recenseador e até mesmo método para realizar o processo de recenseamento.
Não presuma que, por exemplo, o censo dos EUA de 1950 é o mesmo que o 1940 U.S. Census. Aqui estão alguns recursos para entender cada censo:
- FamilySearch Wiki: Semelhante à Wikipedia, com uma coleção de cerca de 100 mil artigos relacionados a todos os aspectos da pesquisa genealógica.
- United States Census Bureau: O Censo de Bureau tem uma seção de História vibrante que cobre todos os aspectos do Censo dos EUA. Cada censo decenal tem uma visão geral, índice de perguntas, formulários de censo, instruções para o recenseador e muito mais.
- IPUMS USA: O “Integrated Public Use Microdata Series” contém recursos relacionados a 16 dos censos decenais até 2010, incluindo o American Community Survey.
Considere criar uma “caixa de ferramentas de pesquisa do censo” como um local para salvar links para recursos específicos. Um ótimo formato é criar uma pasta com nome de Pesquisa de Censos nos Favoritos do seu navegador de internet.
Dicas de pesquisa para localizar registros de censo
Embora os registros do censo geralmente sejam o primeiro tipo de registro localizado ao fazer uma pesquisa geral em uma plataforma de genealogia como o MyHeritage, talvez seja necessário ser flexível com suas metodologias de pesquisa se não conseguir encontrar esse registro.
- Pesquise amplo e, em seguida, restrinja. Muitas vezes, os genealogistas tentam usar uma pesquisa muito restrita para localizar os registros do censo. Às vezes, muita informação faz com que você ignore o registro que deseja. Comece com nome, local e data de nascimento. Em seguida, use o recurso de edição de pesquisa ou filtro para restringir os resultados da pesquisa.
- Não use nomes exatos. Seja flexível! Muitos sites de genealogia, como o MyHeritage, permitem que você pesquise por variações de nome e sobrenome. Lembre-se que muitas vezes o recenseador anotava como um nome soava, especialmente para famílias de imigrantes. Consulte Adivinhando uma variação de nome no FamilySearch Research Wiki.
- Use o cartão ou catálogo da coleção. Limitar os resultados da pesquisa a um censo específico é primeiro revisar a lista de bancos de dados do censo por meio da lista de bancos de dados do site. Em seguida, selecione o banco de dados e pesquise apenas nesse conjunto de registros.
- Navegue pelas imagens do registro. Um índice pesquisável para um conjunto de registros de censo pode conter erros. Como último recurso, identifique o distrito de enumeração onde seu antepassado deve ser listado e navegue pelo conjunto de imagens
Acesse, baixe, cite, renomeie e preserve
Ao localizar um registro do censo que deseja usar em sua pesquisa, as seguintes etapas devem ser seguidas:
- Acesse: Para a maioria dos sites de registro de genealogia, como o MyHeritage, há um registro e uma imagem para cada resultado da pesquisa. O registro contém uma transcrição das informações, uma citação da fonte, um link para o banco de dados de registro específico, uma lista de registros relacionados ou sugeridos e um link para a imagem do registro.
- Baixe: Salve a imagem do registro do censo em seu computador ou programa de arquivo em nuvem. Sempre salve as imagens de registro imediatamente, pois alguns bancos de dados de registro têm licenças limitadas com a plataforma de genealogia. Além disso, sempre salve uma cópia fora da plataforma de genealogia para que você tenha uma cópia facilmente acessível.
- Cite: Criar uma citação de fonte parece difícil, mas na verdade não é. Pense em você como um jornalista de genealogia relatando o registro do censo. Isso significa dizer “Quem, o quê, onde, quando e por quê” da mesma forma que um repórter faria. Por exemplo: “Censo Federal dos Estados Unidos de 1940 , New York, New York, New York, Calendário de População para AUSTIN Alfred, MyHeritage [banco de dados online] (https://www.myheritage.com.br/research/record-10053-147600973/alfred-j-austin-in-1940-united-states-federal-census) acessado em 24 de janeiro de 2022.” Uma alternativa seria usar a função “Citar este registro” disponível na página de registro do MyHeritage e copiar as informações de citação.
- Renomeie: Depois de baixar a imagem do registro do censo, renomeie o arquivo usando sua convenção de nomenclatura preferida. O objetivo: você deve saber o que está nesse arquivo sem precisar abri-lo. Para o nosso exemplo eu uso AUSTIN Alfred b1916 Censo Federal EUA 1940 Cal Pop 19400401.
- Preserve: Certifique-se de estar usando o Método de Backup 3-2-1 para preservar seu trabalho e garantir acesso futuro. Isso significa:
- 3 diferentes cópias de segurança
- 2 diferentes mídia de armazenamento
- 1 plataforma de armazenamento em nuvem
Um bom exemplo seria criar 3 cópias do arquivo e armazená-las em 3 locais diferentes; em seguida, certifique-se de que pelo menos duas das cópias estejam em mídias de armazenamento diferentes, como uma em um pen-drive e a outra em uma unidade de disco rígido; e, finalmente, faça o upload de uma cópia para um site como Dropbox ou Google Drive.
Esses passos são uma boa estratégia para qualquer registro genealógico que você localizar online. E execute estes passos agora mesmo! Não diga a si mesmo: “Ah, farei a citação da fonte mais tarde” ou “Vou renomear esse arquivo mais tarde”. Faça isso agora e você localizará facilmente o que precisa relacionado a esse registro no futuro.
Extraindo informações do censo
Ao trabalhar com um registro de censo, seu objetivo deve ser extrair o máximo de informações possível. Um método é usar um sistema de rastreamento como o Genealogy Research Log; ou você pode criar um “resumo do censo” que usa uma agenda de população em branco preenchível para um censo decenal específico.
Muitos genealogistas preferem o método abstrato, pois é fácil isolar as informações de uma pessoa ou família específica. O FamilySearch tem uma série de formulários preenchíveis (requer a versão gratuita do Adobe Acrobat) que você pode encontrar aqui.
Procure o “não tão óbvio”
Outra razão pela qual eu uso uma lista de tarefas e um registro de pesquisa genealógica é rastrear cada bit de informação encontrada em um registro de censo e formular teorias sobre novas informações e onde essas pistas podem levar a novos registros.
- Nome da rua: O nome da rua mudou ao longo do tempo? A rua existe hoje? (Use o Google Maps e o Street View.)
- Número de residência: Se a família morava em um prédio de apartamentos, geralmente haverá um número de residência com vários números de família. Para famílias imigrantes, reveja todo o conjunto de famílias no prédio e veja quem falava a mesma língua, nasceu no mesmo país, etc. Informações do clube (“Amigos, Associados e Vizinhos”) para pesquisa de cluster.
- Informações da Casa: Seu antepassado possuía uma casa e, em caso afirmativo, qual era o valor? Ou eles alugaram um apartamento, e qual era o aluguel mensal? Esta informação é um bom indicador de sua situação econômica no momento.
- Relação com o Chefe de Família: Para certos censos, o recenseador era limitado nas formas de descrever um relacionamento. Assim, um primo pode ser listado como “hospedeiro” ou “inquilino”.
- Estado civil: Muitas vezes, uma mulher separada de seu marido era listada como “viúva” em vez de “divorciada”, o que trouxe uma reputação negativa em algumas cidades pequenas. Procure o marido, e você pode encontrá-lo morando em algumas cidades ou mesmo em um condado próximo com outra mulher e família.
- Educação: Antes de meados do século XX, muitas pessoas concluíam apenas a 8ª série do ensino fundamental e depois iam trabalhar para sustentar a família. Para quem está concluindo o ensino médio, procure os registros da universidade.
- Ocupação: Rastreie a ocupação de um ancestral ao longo do tempo e veja também quem mais na página tinha a mesma ocupação. Pode haver um clube F.A.N., pista que pode ajudar a quebrar uma barreira na pesquisa.
- Informações diversas: Cada censo fez perguntas específicas como “Você possui um rádio” no Censo dos EUA de 1930. Revise a lista de perguntas para cada censo e veja quais insights as respostas podem trazer.
Recursos adicionais:
- 10 dicas para uma pesquisa bem-sucedida do censo dos EUA — folheto por Thomas MacEntee de GenealogyBargains.com
- Pistas nos registros do censo, 1850-1930 — Arquivos Nacionais
- Registro de Pesquisa Genealógica – Excel — modelo por Thomas MacEntee de GenealogyBargains.com
- Agência do Censo dos Estados Unidos– History
Saiba mais
Este artigo foi escrito originalmente como um resumo de uma sessão do Facebook Live com Thomas MacEntee, que você pode ver na íntegra aqui. Também está disponível como um recurso para download aqui.
Para obter mais informações sobre Thomas e seus recursos GRATUITOS de genealogia, visite https://genealogybargains.com/thomas-macentee/
Para obter mais recursos sobre como pesquisar o censo dos EUA no MyHeritage, consulte:
- Como pesquisar registros do censo dos EUA no MyHeritage — vídeo de instruções
- Centro de Censo dos EUA do MyHeritage — um mini site dedicado a pesquisar registros do censo dos EUA
- Usando o MyHeritage para se preparar para o Censo dos EUA de 1950 — Sessão ao vivo do Facebook com Lisa Louise Cook