URL is copied to your clipboard.

Registros vitais: Como encontrar registros de nascimento, casamento e óbito

Registros vitais: Como encontrar registros de nascimento, casamento e óbito

Registros de nascimento, casamento e óbito, também conhecidos como registros vitais,são algumas das fontes de evidência da mais alta qualidade para o pesquisador de história da família. Os detalhes que eles podem fornecer incluem:

  • Datas de nascimento, casamento e óbito
  • Locais de nascimento, casamento e óbito
  • Nomes de membros individuais e familiares imediatos
  • Detalhes sobre o evento (causa da morte, hora do nascimento, quem oficializou o casamento, etc.)

Além dos detalhes listados, pode haver informações adicionais que você pode obter ao ler as entrelinhas. Exploraremos isso mais abaixo.

Registros vitais são considerados fontes primárias: documentos do mais alto grau de confiabilidade porque geralmente são registrados logo após o evento em questão e por pessoas que o testemunharam em primeira mão. No entanto, mesmo as fontes primárias, inclusive os registros vitais, devem ser abordadas com uma dose saudável de ceticismo. Afinal, os registros foram feitos por seres humanos, que podem ter ouvido mal, mal lembrado ou mesmo deturpado propositalmente as informações.

Por que existem registros vitais?

Num artigo entitulado História da certidão de nascimento: do início ao futuro dos dados eletrônicos (Brumberg et al, 2012, Journal of Perinatology), os pesquisadores escrevem que as enumerações das populações eram feitas mesmo nos tempos antigos e que as informações sobre os nascimentos eram registradas nos registros da igreja na Inglaterra já no século XVI. Nos Estados Unidos, foi apenas no início do século XX que uma agência permanente foi criada para regulamentar o registro de nascimento.

Por que se tornou importante para os governos manter o controle de nascimentos, óbitos e casamentos entre seus cidadãos naquela época?

O artigo mencionado acima discute a importância da manutenção dos registros de nascimento para informar as políticas públicas de saúde. No início do século XX, os governos também começaram a oferecer serviços e benefícios mais organizados aos cidadãos e os registros vitais ajudam a tornar isso possível:

  • Confirmação de identidades
  • Confirmação de idade, para fins de escolaridade, licenciamento de casamento, serviço militar, previdência social, votação, serviço de júri, elegibilidade para cargos públicos, etc.
  • Verificar se um casal é elegível para casar em termos de idade, consentimento dos pais, situação conjugal e relação familiar (para garantir que não sejam parentes próximos)
  • Verificar a elegibilidade dos membros da família para benefícios e herança

Agora que sabemos por que esses registros existem, vamos dar uma olhada em cada tipo de registro.

Registros de nascimento

O que é um registro de nascimento?

Um registro de nascimento ou certidão de nascimento documenta o nascimento de uma pessoa com vida. Esses registros geralmente são emitidos alguns dias após o nascimento e enviados por um dos pais do bebê. Eles geralmente incluem:

  • O nome da criança
  • O nome dos paiss
  • A data e hora do nascimento
  • O local do nascimento

Eles também podem conter detalhes adicionais sobre os pais, como onde e quando os pais nasceram, o número e / ou as idades dos filhos adicionais e filiação religiosa.

Observe que muitos hospitais emitem uma certidão de nascimento decorativa contendo o nome do bebê, peso, data e hora de nascimento e, às vezes, pegadas e / ou impressões de mãos do bebê Essas são lembranças decorativas e não registros oficiais do governo, mas ainda podem ser úteis para genealogistas.

Como Encontrar Registros de Nascimento

Clique aqui para pesquisar mais de um bilhão de registros de nascimento no MyHeritage. Alguns desses registros contêm digitalizações de alta resolução do documento original. Alguns simplesmente indicam as informações que a certidão de nascimento contém e outros são índices que listam a localização da certidão de nascimento para que você possa entrar em contato com o arquivo local para solicitar uma cópia.

As certidões de nascimento são registros públicos?

Se as certidões de nascimento são registros públicos depende da localização e de quanto tempo se passou desde o nascimento. Por exemplo, no estado do Arizona, as certidões de nascimento tornam-se registros públicos 75 anos depois de emitidas. No Alabama, você tem que esperar 125 anos para que um registro de nascimento se torne público.

Exemplo de certidão de nascimento histórica

A certidão de nascimento abaixo, da coleção de Registros de Nascimento do Arizona, 1887–1935 no MyHeritage, documenta o nascimento de Willis Lyle Shunway em 15 de abril de 1920 no condado de Navajo, Arizona.

image of sample birth certificate
Certidão de nascimento de Willis Lyle Shunway na coleção Registros de Nascimento do Arizona, 1887–1935 no MyHeritage

Ela diz se o nascimento foi um nascimento vivo, o sexo do bebê, se a gravidez foi de um único bebê ou múltiplos, se a criança era “legítima” (também conhecido como nascido dentro do casamento) e a data e hora do nascimento. Ela também lista os nomes dos pais, idades, locais de nascimento e ocupações, bem como sua raça e o nome do médico assistente ou parteira. Você pode ver que a certidão foi protocolada em 20 de abril, 5 dias após o nascimento.

Registros de Óbito

O que são registros de óbito?

As certidões de óbito são normalmente emitidas dias após a morte de uma pessoa, com base nas informações fornecidas por um membro da família, profissional médico ou outra pessoa que testemunhou a morte. Elas geralmente incluem:

  • O nome da pessoa
  • Data de nascimento
  • Lugar de nascimento
  • Idade ao morrer
  • Nomes e lugares de nascimento dos pais da pessoa falecida
  • Causa da morte
  • Nome do informante

A certidão de óbito também pode listar o nome da agência funerária, que muitas vezes pode fornecer registros adicionais. O nome da pessoa que relatou a morte pode te ajudar a reunir mais pistas sobre as circunstâncias da morte ou localizar outros parentes.

Como encontrar registros de óbito

Clique aqui para pesquisar mais de 580 milhçoes de registros de óbito no MyHeritage, incluindo certidões de óbito, registros de enterro, obituários e mais. Assim como no caso dos registros de nascimento mencionados acima, algumas coleções contém imagens escaneadas em alta resolução do documento original, enquanto outras contém apenas a informação listada, e algumas contém índices que dizem a localização exata do documento original para que você peça uma cópia.

Certidões de óbito são registros públicos?

Assim como os registros de nascimento, registros de óbito não são registros públicos por padrão. Em alguns lugares, como o estado da Califórnia, eles são públicos, enquanto em outros o registro se torna público após certo tempo (por exemplo, 50 anos depois da morte no estado do Alasca), e alguns outros só estão dispoíveis para membros da família ou outros indivíduos com interesse direto.

Exemplo de um registro de óbito histórico

A certidão de óbito abaixo, da coleção Registros de Óbito do Missouri, 1910–1960 no MyHeritage, é de John Wench, que morreu no dia 16 de setembro de 1920.

image of a sample death certificate
Certidão de óbito de John Wunch da coleção Registros de Óbito do Missouri, 1910–1960 no MyHeritage

Ela lista seu nome, sexo, cor ou raça, estado civil, ocupação, local de nascimento e os nomes e locais de nascimento de seus pais (embora o nome de sua mãe esteja listado como “desconhecido”). O nome do informante é John Wunch Jr., que provavelmente era seu filho. O local, data e causa de sua morte também são indicados, assim como seu local e data de sepultamento.

Registros de Nascimento

O que são registros de casamento?

Os registros de casamento documentam o casamento de um determinado casal e geralmente são emitidos no dia do casamento. Eles geralmente contêm os nomes dos noivos, suas idades e locais de nascimento ou residência. Eles também podem mencionar informações sobre os pais da noiva e do noivo. Os documentos de divórcio também são normalmente incluídos nesta categoria.

Assim como nos registros de nascimento, pode haver documentação emitida separadamente pelo escritório de registros civis, como certificados decorativos ou um registro de casamento religioso ou documento de divórcio. Esses também podem ser valiosos na perspectiva genealógica, mas geralmente são mantidos entre família e não como registros oficiais.

Como encontrar registros de casamento

Clique aqui para pesquisar mais de 460 milhões de registros de casamento e divórcio no MyHeritage. Registros nessa categoria incluem índices que podem te ajudar a solicitar cópias dos mantenedores de registros vitais e, em alguns casos, incluem imagens escaneadas em alta resolução dos registros originais.

Registros de casamento são públicos?

Assim como os registros de nascimento e óbito, registros de casamento não são públicos por padrão e diferentes regiões os tratam de diferentes formas. No estado de Nova Iorque, por exemplo, certidões de casamento que tem mais de 50 anos são públicas, enquanto em Ilinóis elas só estão disponíveis para as pessoas mencionadas nos registros, seus representantes legais ou pessoas autorizadas legalmente por decisão judicial para vê-los.

Exemplo de registro histórico de casamento

A imagem abaixo é da coleção do MyHeritage Grécia, Casamentos de Esparta 1835–1935

image of a sample marriage record
Registro de casamento da coleção Grécia, Casamentos de Esparta 1835–1935 no MyHeritage

Como você pode ver, este não é uma certidão de casamento, mas um livro que registra os nomes da noiva e do noivo, a data da sua permissão de casamento, seus lugares de nascimento, os nomes de seus pais e a igreja onde foram casados.

Procurando além dos registros

Enquanto os detalhes básicos desses registros são valiosos por si sós, você poderá aprender mais ao pesquisar mais profundamente e se perguntando as seguintes perguntas:

  • Quem é o informante? Quem preencheu esse formulário e por quê?
  • Essa pessoa soube da notícia em primeira mão ou ouviu de outra pessoa?
  • Existe algum motivo pelo qual a pessoa possa ter lembrado erroneamente os detalhes ou até mentido sobre alguns deles?
  • Quanto tempo após o evento o registro foi feito?
  • Existem caligrafias ou tintas diferentes? Se sim, foi preenchido por pessoas diferentes ou pela mesma pessoa em tempos diferentes – e por quê?
  • O que foi deixado em branco ou listado como “desconhecido” e por quê?
  • O evento ocorreu perto da residência das pessoas envolvidas? Se não, qual é o motivo pelo qual eles podem ter viajado até esse local?
  • Quais consistências e inconsistências você pode encontrar no registro quando comparado com outros?

Aprender mais sobre o contexto histórico e como esses tipos de registros foram feitos naquela época e lugar também podem te ajudar a entender mais sobre o documento.

Alternativas aos registros vitais

Se você não pôde encontrar registros de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados, você poderá encontrar informações importantes sobre esses eventos de suas vidas em outros registros históricos como:

Quando você usa o mecanismo de pesquisa do MyHeritage, você não precisa saber exatamente que tipo de registro está procurando. Simplesmente digite os detalhes que você sabe e o MyHeritage encontrará registros de todos os tipos que mencionarem seus antepassados. Clique aqui para saber mais sobre como usar o mecanismo de pesquisa do MyHeritage.

URL is copied to your clipboard.