URL is copied to your clipboard.

Coletando a História da Família em Reuniões de Família

Coletando a História da Família em Reuniões de Família

Reuniões familiares – como feriados, eventos do ciclo da vida e reuniões – são oportunidades perfeitas para coletar informações para sua pesquisa de história da família. Você pode entrevistar parentes que não vê com frequência, fazer perguntas para ajudar a preencher as lacunas em sua árvore genealógica e atualizar sua árvore com novos desenvolvimentos, como nascimentos e casamentos. Simplesmente conversar com seus parentes pode até render detalhes interessantes e anedotas que você não teria pensado em perguntar.

Neste artigo, vamos explorar como se preparar para reunir informações genealógicas em reuniões familiares e fornecer algumas dicas e conselhos sobre como tirar o máximo proveito do evento para aprimorar sua pesquisa de história da família.

Preparação

É uma boa ideia se preparar com antecedência para que você possa manter o foco, atingir seus objetivos relacionados à genealogia com eficiência e passar o resto da reunião simplesmente curtindo seu tempo junto com seus parentes.

Aqui estão algumas maneiras de se preparar:

  • Dê uma olhada em sua árvore e identifique quaisquer lacunas nas informações que alguém que você verá nesta reunião possa preencher. Você pode fazer um lista de perguntas a serem feitas a vários membros da família que possam estar presentes.
  • Se possível e relevante, pergunte aos membros da família se eles podem trazer álbuns de fotos ou outras lembranças que você ainda não viu ou documentou para o encontro.
  • Traga alguns equipamentos para registrar informações genealógicas, seja um notebook, um gravador de áudio, um laptop ou seu telefone. O aplicatico móvel do MyHeritage é perfeito para fazer anotações rápidas, digitalizar fotos e documentos e gravar áudio.
  • Traga um pouco do seu trabalho, seja uma impressão do seu gráfico familiar, um álbum de fotos de família coloridas e aprimoradas ou uma coleção de animações do Deep Nostalgia™ de seus ancestrais. Isso pode ser um ótimo início de conversa e pode ajudar os membros de sua família a entender o que você tem feito. Fotos de família aprimoradas e animadas podem ser especialmente úteis para envolver os membros mais jovens da família e fazê-los se interessar pelo seu trabalho.
Photo of an older woman and two young girls looking at the screen of a tablet together
Compartilhar fotos de família melhoradas e animadas pode ser uma ótima maneira de envolver os membros mais jovens da família

Aproveitando ao máximo a reunião

Abordando o tema

Como genealogista da família, você pode estar muito ansioso para começar e obter uma resposta imediata para suas perguntas. Não deixe seu entusiasmo atrapalhar a cortesia comum! Converse um pouco e se acomode antes de passar para o tópico genealógico. Você não quer dar aos seus parentes a impressão de que se preocupa mais com sua pesquisa do que em vê-los!

Entrevistando parentes

Depois de introduzir o tema genealogia e ter seus parentes conversando, você pode fazer a eles as perguntas que preparou com antecedência ou simplesmente incentivá-los a dizer o que sabem ou lembram sobre o seu tema de interesse. Olhar para fotos antigas de família juntos pode ajudar a refrescar suas memórias e trazer à tona histórias que você nunca ouviu antes. Você pode ler mais sobre como entrevistar seus parentes sobre genealogia aqui: Como Entrevistar Seus Parentes para Pesquisa de História da Família

Photo of grandmother looking at photo and telling a story while granddaughter listens
Ver fotos de família juntos pode ajudar a refrescar as memórias e criar novas histórias

Detalhes de documentação

Não confie na sua memória para reter informações e detalhes. Certifique-se de gravar tudo da maneira que puder. Alguns preferem trabalhar da maneira antiga e fazer anotações manuscritas, mas você pode achar mais fácil inserir informações diretamente em sua árvore MyHeritage. Você pode fazer isso facilmente usando o aplicativo móvel MyHeritage. Se a reunião estiver acontecendo em algum lugar que não tenha cobertura móvel ou se você preferir usar seu laptop e não tem certeza de que terá wi-fi, você sempre pode usar o Family Tree Builder e sincronizar com sua árvore online mais tarde.

Gravação de áudio

Existem muitas vantagens em gravar informações em áudio: não precisa usar as mãos e não interfere no fluxo da conversa como anotações podem fazer. Além disso, ter a gravação pode ser muito valioso mais tarde, quando esse parente não estiver mais por perto. Ser capaz de ouvir um parente contando histórias de família com sua própria voz não tem preço.

Por outro lado, podete dar mais trabalho. Você pode ter que transcrever e inserir as informações da gravação manualmente mais tarde. Mais importante ainda, reuniões de família não são ambientes ideais para gravar uma pessoa falando! Você pode ser capaz de resolver o último problema levando seu parente de lado para uma sala silenciosa, mas assumindo que tal cômodo estará disponível.

Se você decidir utilizar a gravação de áudio, mais uma vez, o aplicativo móvel MyHeritage pode ajudar com isso, já que você pode gravar áudio diretamente no perfil de uma pessoa na árvore. Você também pode usar o Photo Storyteller™ feature para registrar um parente contando a história por trás das fotos de família em seu álbum MyHeritage. Isso nos leva ao próximo item:

Digitalizando fotos e documentos

Se o encontro apresentar uma oportunidade de dar uma olhada em algumas fotos ou documentos que você não viu antes, você não vai querer desperdiçar a chance de digitalizá-los. Isso será fácil de fazer se você os escanear usando seu dispositivo móvel – e você também pode fazer isso diretamente do aplicativo MyHeritage. Consulte o seguinte artigo para obter dicas sobre como digitalizar fotos para genealogia: Como escanear digitalmente imagens antigas usando o MyHeritage 

Tire novas fotos de família

Não perca esta oportunidade de obter ótimas fotos de seus parentes para enviar para o MyHeritage! Você pode tirar fotos individuais para preencher as fotos de perfil que faltam em sua árvore, bem como fotos de grupo.

Family taking a selfie
Não perca a oportunidade de tirar novas fotos de família

Processamento e organização após a reunião

É uma boa ideia reservar algum tempo logo após você retornar da reunião para processar suas anotações, gravações e digitalizações e inseri-los em sua árvore enquanto sua memória dessas conversas ainda está fresca. Insira quaisquer detalhes que você descobriu em sua árvore, transcreva as partes de suas gravações que você acha que são importantes e carregue e marque suas fotos e documentos.

Então, você pode usar o que coletou para seguir em frente com sua pesquisa. Talvez uma nova Record Match apareça devido a uma nova data ou lugar que você adicionou a um perfil. Talvez um novo rosto em uma foto digitalizada dê um novo rumo à sua pesquisa? Explore as possibilidades e divirta-se!

URL is copied to your clipboard.