Embora IA (inteligência artificial) possa ser a palavra da moda atual, o fato é que muitos fornecedores de genealogia e até mesmo genealogistas já usam essa tecnologia há anos. A indústria da IA encontra-se numa encruzilhada e, nos próximos cinco anos, irá permear quase todos os aspectos dos negócios e da sociedade, incluindo a investigação genealógica. Saiba como a IA está sendo usada atualmente pelo MyHeritage para melhorar a experiência genealógica.
O que é IA?
AI significa Inteligência Artificial e representa sistemas baseados em computador que podem “imitar” a inteligência humana. O objetivo é fazer com que esses sistemas executem tarefas humanas.
Uma tarefa pode ser tão simples quanto inserir uma pergunta relacionada ao atendimento ao cliente no site de uma empresa e fazer com que a IA gere uma resposta. Agora, isso pode parecer algo simples – o computador apenas “procura” uma resposta e a publica no painel de bate-papo. Mas os sistemas baseados em IA podem gerar mais perguntas para gerar a resposta mais útil. E o sistema poderá captar suas dúvidas e “aprender” mais sobre a forma como você utiliza o produto para melhor responder no futuro.
Outro exemplo: você poderia pedir ao MyHeritage para localizar registros ou árvores genealógicas de um ancestral. O novo recurso AI Record Finder™ (localizador de registros AI) irá procurar registros e sugerir correspondências.
Os recursos mais discutidos da inteligência artificial são “aprendizagem profunda” e “IA generativa”. A aprendizagem profunda imita o cérebro humano, pois procura padrões usando grandes quantidades de informações para interpretar fotos, áudio e texto. A IA generativa na verdade “gera” novas fotos, áudio e texto, com base nas informações fornecidas pelo usuário e, novamente, usa seu próprio banco de dados de “dados de treinamento” para compreender padrões e gerar resultados que correspondam à consulta do usuário.
Plataformas de IA
Embora fornecedores de genealogia como o MyHeritage estão incorporando inteligência artificial nos recursos que fornecem aos usuários, existem algumas plataformas populares de IA abertas ao público que você pode querer considerar usar.
- Bard: Desenvolvido pelo Google, Bard (https://bard.google.com/) se descreve mais como um chatbot conversacional que pode “gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa”. Bard é o principal concorrente da plataforma ChatGPT.
- ChatGPT: Significa “Transformador pré-treinado generativo de bate-papo”, ChatGPT (https://chat.openai.com/) é a plataforma de inteligência artificial mais popular e acessível ao público.
- Perplexity: Um relativamente novo no mundo das plataformas de IA, Perplexity (https://www.perplexity.ai/) apresenta uma lista selecionada de fontes ao responder às dúvidas dos usuários.
Usos atuais de IA para genealogia
Acredite ou não, os genealogistas já se beneficiaram da inteligência artificial, seja apenas na verificação ortográfica e gramatical no Microsoft Word ao escrever uma história familiar ou relatório genealógico, ou na pesquisa de família no Censo dos Estados Unidos de 1950 – que foi indexado usando a capacidade da inteligência artificial para decifrar a caligrafia.
- Fotos de família: o MyHeritage tem oferecido uma variedade de ferramentas de aprimoramento de fotos nos últimos três anos, incluindo maneiras de colorir imagens e torná-las mais nítidas. Além disso, existem ferramentas que podem “animar” um ancestral com base em uma foto e até ajudar a determinar a data de uma imagem com base em características como estilos de moda, penteados e muito mais. O novo aplicativo Reimagine oferece todas essas ferramentas em uma plataforma conveniente.
- Transcrição: A Administração Nacional de Arquivos e Registros (NARA) utilizou inteligência artificial para indexar os cronogramas populacionais do Censo dos EUA de 1950, divulgados em abril de 2022. As entradas feitas pelos recenseadores foram digitalizadas e transcritas e, em seguida, liberadas para uso em um ritmo muito mais rápido do que o obtido com a indexação manual realizada para o Censo dos EUA de 1940 lançado em 2012. Para o Censo dos EUA de 1950,os usuários foram incentivados a revisar as transcrições e enviar correções como parte de um esforço comunitário de genealogistas e outros pesquisadores.
- Sugestão dde registros:o MyHeritage lista registros “sugeridos” na barra lateral da página ao visualizar um registro como parte de uma pesquisa. Além disso, Smart Matches™ e Record Matches aparecerão frequentemente na árvore genealógica sugerindo registros e outras árvores genealógicas que um pesquisador pode querer revisar devido a semelhanças nos dados.
- Correspondências de DNA: Com milhões de pessoas usando kits pessoais de teste de DNA, o MyHeritage é capaz de aproveitar a IA para encontrar conexões entre testadores com base em dados de DNA compartilhados. Dada a grande quantidade de informações envolvidas, esses resultados de correspondência só são possíveis com inteligência artificial.
IA e citações de fontes
Aqueles que são novos em genealogia e história da família logo aprendem a importância de citar fontes ao provar relacionamentos, bem como fatos sobre um ancestral. Normalmente, as citações de fontes documentam como encontramos e usamos registros, como cronogramas de censos populacionais, certidões de óbito e até mesmo cartas ou diários.
Na maioria das vezes, você não encontrará registros ao fazer consultas em uma plataforma de IA. Mas você pode encontrar informações que sirvam de pista para pesquisas futuras ou, mais provavelmente, como história social sobre como viveu um ancestral. Nessas situações, é necessário um método para citar conteúdo gerado por IA.
Citar fontes não precisa ser intimidante ou demorado. Atenha-se ao básico: as informações encontradas, como foram encontradas, informações sobre onde foram encontradas e dados do localizador para que outro pesquisador possa encontrar as informações.
Para conteúdo de inteligência artificial, aqui está a fórmula que você pode considerar usar conforme proposta pela Modern Language Association of America (MLA):
“Prompt [CONSULTA]”. [NOME DA PLATAFORMA AI], [DATA OU VERSÃO DA PLATAFORMA], [NOME DA EMPRESA DE AI], [DATA DA CONSULTA], [URL DA PLATAFORMA]
Então, se eu pedisse a Bard para determinar o valor da casa do meu bisavô no Censo dos EUA de 1930, listado como US$ 80.000 em dólares de 2023, aqui está a citação da fonte que eu usaria:
Prompt: “Valor da casa no censo dos EUA de 1930 listado como $ 80.000 em dólares de 2023”. ChatGPT, versão 3.5, OpenAI, 1º de outubro de 2023, https://chat.openai.com/
Recursos do MyHeritage que usam inteligência artificial
Embora muitas plataformas genealógicas tenham incorporado inteligência artificial em seus recursos, o MyHeritage abriu caminho em usos novos e inovadores de IA para pesquisa de história familiar.
Aqui está o que você pode fazer com os recursos de IA do MyHeritage:
Pesquisar registros via chat com AI Record Finder™: AI Record Finder™ é um bate-papo interativo, inteligente e de texto livre que serve como uma alternativa inovadora ao formulário de pesquisa tradicional. Ele entende o contexto e faz perguntas de acompanhamento para te ajudar a localizar as informações que procura. Acesse em www.myheritage.com.br/ai-record-finder, e saiba mais sobre o AI Record Finder™aqui.
Criar uma biografia de um ancestral no estilo Wikipedia com AI Biographer™: AI Biographer™ usa IA generativa para criar um artigo detalhado sobre um ancestral de sua escolha, com base em informações da árvore genealógica e incorporando informações adicionais de registros históricos e outras árvores genealógicas, bem como do contexto histórico da web. Cada AI Biography™ inclui citações de fontes e fotografias. Você pode criar uma AI Biography™ a partir do painel de perfil de qualquer ancestral falecido com informações básicas suficientes em sua árvore genealógica. Saiba mais aqui.
Colorir, aprimorar, reparar e animar fotos com os recursos de fotos do MyHeritage: Os recursos de fotos inteligentes do MyHeritage são baseados em IA de aprendizagem profunda. Eles incluem:
- Reparo de Foto: um recurso que corrige automaticamente arranhões, rasgos, buracos, manchas e outros danos em fotos históricas. Que ótimo recurso e economia de tempo! Muitos historiadores de família têm dificuldade em usar outros programas como o Adobe Photoshop para remover linhas e vincos, bem como consertar rasgos nas fotos. Com a correção de um botão do reparo de foto, você pode melhorar a qualidade de suas fotos rapidamente e com resultados surpreendentes.
- Photo Enhancer:um recurso que melhora a qualidade das fotos e coloca rostos desfocados em foco nítido. Sejamos realistas, todos nós temos fotos de família tiradas por um membro da família que não estavam exatamente em foco. Photo Enhancer produz resultados surpreendentes com apenas um clique. A clareza é excelente e pode te ajudar a ver novos detalhes em uma foto que você pode não ter reparado antes.
- MyHeritage In Color™: uma ferramenta automática de colorização e restauração de cores de fotos que dá vida e cor a fotos antigas de família. Você já se perguntou a cor exata daquele vestido que sua avó usou em uma festa? Ou como era realmente a vida nas ruas onde seus ancestrais viviam? MyHeritage In Color™ pode te ajudar a visualizar as cores originais de uma foto de família, novamente com apenas um clique. Não há necessidade de outros softwares ou sites de restauração de cores.
- Deep Nostalgia™: um recurso único que permite animar os rostos em suas antigas fotos de família. Todos nós temos parentes e ancestrais que nunca conhecemos. Animando seus rostos usando Deep Nostalgia™ é uma ótima maneira de ver como os ancestrais podem ter se movido e reagido.
E um aspecto interessante de usar essas ferramentas fotográficas? A capacidade de excluir a foto alterada e manter o original! Saiba mais sobre os recursos de fotos do MyHeritage aqui.
Deixe seus antepassados contarem suas próprias histórias com DeepStory: Create an animated video based on photos and details from your family tree on MyHeritage. Using AI, DeepStory also adds speaking audio to produce a narrative about an ancestor’s life. Learn more aqui.
Transporte-se para outra era com AI Time Machine™: Sempre quis ver como você seria como um guerreiro celta ou um aristocrata romano? AI Time Machine™ aproveita o poder da IA usando fotos enviadas para produzir avatares incríveis, permitindo que você viaje pela história. Saiba maisaqui e no vídeo abaixo:
Estime as datas em que as fotos foram tiradas com PhotoDater™: um recurso que usa IA para estimar a data de uma foto com base em roupas, penteados, objetos de fundo e muito mais. Com uma data estimada, você pode desbloquear mais pistas sobre um ancestral ou evento mostrado na foto. Saiba mais aqui.
IA: o bom e o ruim
Com todo o “exagero” sobre a inteligência artificial, pode ser difícil descobrir não só o que é verdade sobre esta tecnologia, mas também as vantagens e desvantagens. Aqui está uma explicação dos elementos da IA que impactaram ou impactarão a forma como buscamos ancestrais.
O bom
Parece haver infinitas possibilidades de uso da inteligência artificial na busca por ancestrais. Este é um momento emocionante para fazer genealogia.
- Analisar grandes quantidades de dados: Sim, há muita informação disponível online para pesquisa genealógica, mas os humanos não conseguem analisar essa informação tão rapidamente como a inteligência artificial. Isto permite descobrir novas conexões entre pontos de dados e compreender melhor os padrões e motivações da migração, relacionamentos entre amigos, colegas e vizinhos, o impacto da história social em nossos ancestrais e muito mais. O que não é imediatamente óbvio para as nossas mentes humanas pode ser rapidamente determinado através do uso da inteligência artificial.
- Tradução e transcrição: Conforme já demonstrado com a divulgação das imagens do Censo dos EUA de 1950, a IA promete tornar a transcrição e tradução de imagens registradas mais rápida e fácil. Recentemente carreguei um recorte de jornal histórico que ainda não foi digitalizado, e a plataforma de IA fez um trabalho incrível ao transcrever o conteúdo.
- Cronogramas e mapeamento: Para os genealogistas que desejam preencher o “traço” entre a data de nascimento e a data de morte de um ancestral, a inteligência artificial pode ajudar a construir cronogramas complexos, bem como “mapear” datas de eventos em certos locais para uma melhor compreensão de como nossos ancestrais viveram.
O ruim
Embora muitos vejam a inteligência artificial como uma panaceia que pode curar muitos problemas que surgem com a investigação genealógica, a IA também pode ser uma caixa de Pandora cheia do seu próprio conjunto de problemas.
- Falta de Transparência: Um dos maiores problemas para os usuários de IA é a incapacidade do usuário de determinar a fonte do material de referência usado na geração de conteúdo. Outra questão é reconhecer o conteúdo gerado por IA. A maioria dos usuários não adiciona citações de fontes ao conteúdo gerado por IA ou marcas d’água às imagens geradas por IA.
- Pré-conceitos: Estudos provaram que muitas plataformas de IA podem ser tendenciosas, especialmente porque o conteúdo utilizado como material de referência é fornecido por seres humanos. Os mesmos preconceitos que vemos em termos de raça, gênero e idade são facilmente replicados pela inteligência artificial. Exemplos recentes incluem uma tendência para gerar rostos brancos ou caucasianos em vez de pessoas de cor quando solicitados a criar certos tipos de imagens.
- Direitos Autorais: Muitas questões de direitos autorais e propriedade intelectual relacionadas à IA surgiram no ano passado. Os tribunais dos EUA decidiram que o conteúdo criado por inteligência artificial não pode ser protegido por direitos autorais. Além disso, vários criadores de conteúdo, incluindo autores e artistas, processaram grandes plataformas de IA, como ChatGPT e Bard, por extrair conteúdo protegido por direitos autorais da Internet para ajudar a criar conteúdo gerado por IA.
- Informação falsa: À medida que as plataformas que utilizam IA recolhem informações, quem ou o que determina o que é verdadeiro e o que é falso? Um exemplo recente de um escritório de advocacia que apresentou uma ação judicial criada por inteligência artificial — resultando numa lista de processos judiciais fictícios para apoiar argumentos jurídicos — demonstra o problema. Esta é outra razão pela qual a “revisão humana” é frequentemente necessária antes de confiar no conteúdo gerado pela IA.
- Altos custos: Embora não seja frequentemente discutido, a implementação de inteligência artificial pode ser dispendiosa para os fornecedores, resultando em preços mais elevados para o consumidor genealógico. As máquinas e servidores usados para processos de IA exigem chips mais potentes e simplesmente mais potência para funcionar. Além do aumento dos custos, existem custos de impacto ambiental e climático devido à necessidade de mais energia para alimentar os computadores de IA.
Usos futuros da IA para genealogia
A preocupação com a inteligência artificial em geral, e especificamente na investigação da história familiar, é semelhante à preocupação com as redes sociais há quase 15 anos. Lembra quando os genealogistas estavam preocupados com o Facebook e o X (anteriormente conhecido como Twitter)?
Estamos vivenciando a “Primeira Fase” do uso da inteligência artificial quando se trata de genealogia e pesquisa de história familiar. Daqui a cinco anos deveremos estar no modo “Segunda Fase”. O que isto significa?
Lembra quando o Netscape era O NAVEGADOR que todos usavam quando a Internet se tornou popular no início dos anos 1990? E o MYSPACE era A PLATAFORMA DE MÍDIA SOCIAL? Bem, os aplicativos da segunda fase – Google e Facebook respectivamente – são agora os mais populares. A segunda fase de uma nova tecnologia geralmente traz grandes melhorias em termos de funcionalidade, facilidade de uso e valor.
Aqui está uma pequena lista do que você pode esperar ver nos próximos cinco anos:
- Ferramentas de triangulação de DNA que determinarão rapidamente os relacionamentos nas árvores genealógicas.
- Conversão de caligrafia em texto pesquisável, incluindo formas mais antigas de caligrafia em inglês e alemão.
- Criação de citações de fontes para uma variedade de registros usando formatos específicos, como MLA, Evidência Explicada e estilo AP.
- Descobrir conexões entre amigos, colegas e vizinhos usando conteúdo de jornais históricos digitalizados e outros registros.
- Identificação de ancestrais em fotos antigas de família com base em “características”, como características faciais, incluindo conexão de membros da família com base em características semelhantes.
- Sugestão de registros para expansão de pesquisas genealógicas, incluindo aqueles registros ainda não digitalizados.
Conclusão
A inteligência artificial é vista como poderosa, mas também como algo a ser temido. Não é muito diferente de como nossos primeiros ancestrais reagiram à descoberta do fogo. Essa nova tecnologia trouxe grandes benefícios e progresso avançado em muitas áreas da vida humana. Mas o fogo também trouxe novos perigos e utilizações que talvez não tivessem sido previstas.
A melhor maneira de acabar com o atual exagero e desinformação em torno da IA é manter-se informado. Aprenda com outros genealogistas como eles estão usando a inteligência artificial para melhorar suas pesquisas genealógicas.
Quer você decida dar um mergulho completo ou apenas mergulhar o dedo do pé no lago da IA, você descobrirá possibilidades e maneiras incríveis de levar sua busca por suas raízes para o próximo nível.