URL is copied to your clipboard.

Adicionando uma criança adotada a uma árvore genealógica biológica

Adicionando uma criança adotada a uma árvore genealógica biológica

As árvores genealógicas biológicas são geralmente a raiz da genealogia, mas no MyHeritage, entendemos que o DNA compartilhado não é a única coisa que faz uma família. Se você é um filho adotivo, ou se sua árvore genealógica inclui filhos adotivos e pais adotivos, sua árvore genealógica pode refletir isso. Este artigo irá descrever como indicar relacionamentos adotivos e padrastos / enteados em sua árvore genealógica no MyHeritage. Para facilitar a explicação, a palavra “criança” será usada em lugar de filho ou filha, ainda que as pessoas na sua árvore sejam adultas.

Indicando um relacionamento adotivo

A opção de indicar um parentesco adotivo para um casal de pais pode ser encontrada na página completa Editar Perfil na seção “Família”.

Para acessar esta seção em um perfil existente, clique no cartão pessoal da criança para abrir o painel de detalhes à esquerda e clique no botão “Editar”. Adicione todos os detalhes essenciais e clique no link “Editar mais” no canto inferior esquerdo da janela.

Screenshot of "Edit details" window
“Editar mais detalhes” na janela “Editar detalhes essenciais”

Se você estiver adicionando a criança como um novo perfil, a janela “Editar detalhes essenciais” aparecerá depois que você clicar no ícone + ou “Adicionar parente” e selecionar o tipo de parente.

Clicar em “Editar mais” o levará à página completa de Editar Perfil. No menu à esquerda, selecione a seção “Família”.

"Edit more details" section
Selecionando a seção “Família” na página completa de Editar Perfil

Aqui você encontrará os pais da pessoa listados e, abaixo de seus nomes, um menu suspenso denominado “Parentesco com os pais”. Você pode selecionar “filho natural”, “filho adotado” ou “filho adotivo” neste menu.

"Relationship to parents" menu in the "Family" section with "Adopted child" selected
Menu “Parentesco com os pais” na seção “Família” com “Filho adotado” selecionada

Em seguida, clique em “Salvar e continuar” para ir para a próxima seção da página Editar Perfil ou “Salvar e fechar” para voltar à sua árvore genealógica.

Um relacionamento adotado é indicado por uma linha tracejada.

Dashed line indicating adoptive relationship on MyHeritage
A linha tracejada indica um relacionamento adotivo

Adicionando dois conjuntos de pais em MyHeritage

Embora seja fácil indicar um relacionamento adotivo no MyHeritage, pode ser um pouco complicado adicionar os dois conjuntos de pais à árvore genealógica – mas certamente pode ser feito! A dificuldade decorre de uma limitação dentro do atual sistema de construção de árvore genealógica do MyHeritage: você só pode conectar um par de perfis existentes como pais biológicos (“naturais”) quando uma criança já está conectado a pais adotivos. Você não pode adicionar novos perfis de pais para uma criança que já está conectado a outros pais (adotivos ou biológicos), e você não pode conectar perfis existentes como pais adotivos a uma pessoa que já está conectada a pais naturais.

Isso significa que, para adicionar dois conjuntos de pais para uma criança, você deve:

  1. Use “Remover conexão” para desconectar a criança de todos os pais que estão conectados no momento
  2. Use “Conectar-se a uma pessoa existente” para conectar a criança aos pais adotivose altere a relação para “filho adotado” conforme descrito acima
  3. Use “Conectar-se a uma pessoa existente” para conectar a criança aos pais biológicos

Se um dos conjuntos de pais que você está adicionando não tem perfis existentes em sua árvore – por exemplo, pais biológicos que não são parentes dos pais adotivos – você precisará criar seus perfis independentemente antes de conectá-los à criança.

Parece complicado? Não se preocupe. Orientaremos você no processo e mostraremos alguns atalhos.

Adicionando pais biológicos relacionados de uma criança adotada

Se os pais biológicos de uma criança adotada já aparecem na árvore genealógica (como parentes dos pais adotivos – por exemplo, se uma tia e um tio adotaram seu sobrinho), a indicação dessa relação é muito direta. Clique no cartão da criança adotada para abrir o painel esquerdo e clique no botão de três pontos “Mais” na seção superior do painel. No menu que é aberto, clique em “Conectar-se a uma pessoa existente”.

"Connect to existing person" in the "More" menu
“Conectar-se a uma pessoa existente” no menu “Mais”

Na janela seguinte, selecione “Conectar a um dos pais”. Uma barra de pesquisa aparecerá abaixo, onde você pode digitar o nome de um dos pais biológicos da criança. Se o pai biológico que você selecionou tem mais de um parceiro na árvore genealógica, um menu suspenso aparecerá onde você pode escolher o casal correto (ou uma pessoa como pai solteiro/mãe solteira). Depois de selecionar os pais biológicos, clique em “OK”.

Connecting an adopted child to the biological parents
Conectando a criança adotada aos pais biológicos

A criança adotada agora aparecerá em dois lugares em sua árvore genealógica: como um(a) filho(a) adotivo(a) dos pais adotivos e como o(a) filho(a) biológico(a) dos pais biológicos. Um ícone “x2” em cinza aparecerá no canto superior esquerdo do cartão de pessoa para indicar que a criança aparece em dois lugares na árvore.

Child appearing under biological parents and adoptive parents, with gray "x2" icon
Criança aparecendo sob os pais biológicos e pais adotivos, com o ícone cinza “x2”

Adicionando pais biológicos não aparentados de uma criança adotada

A maneira mais direta de adicionar pais biológicos não aparentados, em teoria, seria adicioná-los como pais da criança adotada. No entanto, devido às limitações mencionadas acima, esse processo seria complicado. Você precisaria desconectar a criança dos pais adotivos para poder adicionar os pais biológicos. Então você teria que desconectar a criança dos pais naturais para que pudesse reconectar a criança aos pais adotivos, indicar o relacionamento adotivo e só então reconectar os pais biológicos!

Felizmente, existe um atalho. Você pode adicionar um dos pais biológicos como filho ou irmão de alguém da família e, em seguida, desconectar esse relacionamento (incorreto), adicionar o outro pai biológico, se for o caso, e conectá-lo ao filho biológico.

Confuso? Não se preocupe – aqui está exatamente o que fazer.

Primeiro, certifique-se de que o relacionamento da criança com os pais adotivos esteja indicado na árvore. Você pode verificar isso facilmente olhando para a linha que conecta a criança aos pais: se estiver tracejada, isso indica um relacionamento adotivo.

Em seguida, escolha qualquer pessoa na árvore genealógica, clique em “Adicionar parente” e escolha qualquer tipo de membro da família.

"Add relative" options
Adicione qualquer parente

Na janela “Editar detalhes”, adicione os detalhes essenciais de um dos pais biológicos da criança. Em seguida, clique em “OK”.

Adding the biological mother as a random family member
Adicionando a mãe biológica como um membro da família aleatório

O pai biológico agora aparecerá como um parente de alguém da sua família – mas tudo bem, você vai consertar isso agora. Clique no botão “Mais” no painel esquerdo do perfil do pai biológico e selecione “Remover conexão”.

 

Removing an erroneous connection
Removendo a conexão errada

Selecione qualquer conexão errada que o indivíduo tenha com outra pessoa na árvore e clique em “OK”.

Removing an erroneous connection
Removendo a conexão errada

Agora, o pai biológico aparecerá sozinho em uma árvore genealógica separada.

The biological parent in a separate tree
O pai biológico em uma árvore separada

Para adicionar o outro pai biológico, clique no ícone + e selecione “Parceiro”. Digite os detalhes do outro pai biológico e clique em “OK”.

Agora, volte ao perfil da criança adotada digitando o nome da criança na caixa de pesquisa no canto superior direito da tela e clicando em seu nome.

Using the search box
Usando a caixa de pesquisa para localizar a criança

No painel de detalhes do lado esquerdo da criança, clique no botão “Mais” e selecione “Conectar-se a uma pessoa existente”. Selecione “Conectar a um dos pais” e digite o nome de um dos pais biológicos na caixa de pesquisa que aparece abaixo. Selecione o pai biológico e clique em “OK”.

Connecting an adopted child to the biological parent in a different family tree
Conectando uma criança adotada ao pai biológico em uma árvore genealógica diferente

Isso o levará à árvore genealógica biológica separada da criança adotada.

Adopted child's biological family tree
Árvore genealógica biológica da criança adotada

Neste momento, a interface MyHeritage está programada para exibir a família biológica por padrão. Você sempre pode retornar à árvore genealógica adotiva procurando por um indivíduo que aparece nessa árvore, como os pais ou irmãos adotivos, usando a caixa de pesquisa no canto superior direito da tela.

Adicionando pais adotivos não aparentados de uma criança biológica

Então, o que você faria se o filho biológico de alguém de sua árvore genealógica fosse adotado por um casal de pais não aparentados?

Primeiro, você precisará desconectar a criança dos pais naturais. (Não se preocupe, você os reconectará mais tarde.) No painel de detalhes do lado esquerdo da criança, clique em “Mais” e selecione “Remover conexão”, depois “Dos pais” e clique em “OK”.

Removing the connection to the biological parents
Removendo a conexão com os pais biológicos

A criança agora aparecerá como um indivíduo solitário em uma nova árvore genealógica.

The child appears alone in a separate family tree
A criança aparece sozinha em uma árvore genealógica separada

Agora você pode adicionar os pais adotivos à medida que adiciona qualquer casal de pais: clique nos espaços vazios acima do cartão de pessoa ou clique no ícone + ou “Adicionar parente” e selecione “Adicionar pai” ou “Adicionar mãe”.

Depois de adicionar os pais adotivos, clique em “Editar” no painel esquerdo do perfil e no link “Editar mais” e navegue até a seção “Família” da página Editar Perfil completo. Altere a relação da criança com os pais para “Filho adotado”, conforme descrito no início deste artigo, e clique em “Salvar e fechar”.

Changing relationship to "adopted child"
Mudança de relacionamento para “criança adotada”

Agora você pode reconectar a criança aos pais biológicos. No painel de perfil esquerdo da criança, clique em “Mais” e selecione “Conectar a uma pessoa existente”. Selecione “Conectar a um dos pais”, encontre os pais biológicos e selecione-os e clique em “OK”.

Connecting the child to the biological parents
Conectando a criança aos pais biológicos

A criança agora está conectada a ambos os pais.

Adicionando um enteado adotado

Se você gostaria de indicar a relação de um padrasto com seu enteado como de um pai adotivo, você precisará seguir um processo semelhante ao descrito acima: primeiro desconecte a criança dos pais naturais (“Mais” e “ Remover conexão ”e“ Dos pais ”), adicionar o filho como filho dos pais adotivos (“ Mais ”e“ Conectar a uma pessoa existente ”e“ Conectar aos pais ”), indicar o status adotivo desses pais (“ Editar ” e “Editar mais” e “Família” e “Parentesco com os pais” e “Filho adotado”) e, em seguida, reconectar a criança aos pais naturais (“Mais” e “Conectar a uma pessoa existente” e “Conectar aos pais”).

A criança agora aparecerá duas vezes na árvore: uma vez como filho adotivo do pai natural e padrasto, e uma vez como filho natural de ambos os pais naturais.

Famílias biológicas e adotivas nas visualizações de genealogia e leque

Quando você escolhe uma criança adotada como o indivíduo raiz na visualização de Linhagem ou Visualização em Leque, os ancestrais biológicos dessa pessoa aparecerão por padrão. No entanto, se você clicar na criança adotada para abrir o painel de detalhes à esquerda, verá os pais biológicos e adotivos listados abaixo de quaisquer parceiros ou filhos. Você pode clicar em “Pais biológicos” ou “Pais adotivos” para selecionar um dos conjuntos de antepassados para exibir na tela de Linhagem ou na tela em Leque.

Para aprender mais sobre como adicionar filhos adotados à sua árvore genealógica, assista à sessão Pergunte ao Especialista de Daniel Horowitz Registrando pais adotivos.

Você é uma criança adotada em busca de sua família biológica? Leia algumas dicas úteis para pesquisas relacionadas à adoção este artigo de convidado por Brianne Kirkpatrick.

URL is copied to your clipboard.