Abaixo estão quatro dos equívocos mais comuns sobre o teste de DNA.
Mito #1: Teste de DNA requer cuspe ou sangue
Sua sequência de DNA individual é praticamente a mesma em quase todas as células do seu corpo. Isso é muito conveniente para o teste de DNA: significa que há mais opções disponíveis do que usar apenas as células no sangue ou no cuspe. O teste de DNA do MyHeritage consiste no uso de um cotonete simples. Quando você esfrega suavemente a parte interna da bochecha com o cotonete, as células epiteliais são coletadas no cotonete e o laboratório é capaz de extrair seu DNA dessas células.
Mito #2: Como as crianças herdam o DNA de seus pais, irmãos devem obter os mesmos resultados
Embora seja verdade que você herda 50% de suas etnias de cada pai, você não herda necessariamente o mesmo 50% de suas etnias. Por exemplo, se sua mãe for 50% irlandesa e 50% escandinava, você não será necessariamente 25% irlandês e 25% escandinavo. A mistura étnica que você herda é aleatória. Neste exemplo, você pode ser 10% irlandês e 40% escandinavo. As etnias que você herdou de sua mãe devem somar cerca de 50% de sua estimativa total de etnia, mas não há como saber, dentro desses 50%, quanto você tem de cada uma de suas etnias sem fazer um teste de DNA.
É por isso que os irmãos obtêm resultados diferentes! Se sua mãe é 50% irlandesa e 50% escandinava, ela pode ter passado 10% irlandesa e 40% escandinava para uma criança e 20% irlandesa e 30% escandinava para outra.
Mito #3: sua estimativa de etnica genética corresponderá ao que você já sabe da sua genealogia
Há várias razões pelas quais sua estimativa de etnia pode não corresponder às etnias dos antepassados na sua árvore genealógica.
Se uma etnia foi transmitida por muitas gerações, talvez você não tenha herdado uma quantia detectável.
Você pode ter herdado etnias inesperadas de ancestrais que você nunca conheceu. Mesmo as árvores genealógicas mais robustas não incluem todos.
Também existem limitações biológicas ao teste de DNA, como o fato de algumas populações terem DNA semelhante devido à proximidade geográfica ou a padrões de migração que levaram à mistura do que eram pools genéticos anteriormente isolados. É por isso que, por exemplo, você pode ver a etnia inglesa quando esperava escandinavo.
Mito #4: Todas as etnias de seus antepassados aparecerão em sua Estimativa de etnia
Embora seja verdade que cada geração herda suas etnias da geração anterior, a porcentagem de cada etnia que herdamos pode variar. Por exemplo, se seu bisavô era parte do inglês, ele pode ou não ter passado toda ou parte de sua etnia inglesa para seus filhos. Supondo que o filho dele – seu avô – herdou um pouco de DNA inglês, ele pode ou não ter passado qualquer coisa para seus filhos. Duas gerações depois disso, você pode ou não ter herdado uma quantidade detectável do DNA inglês de seu bisavô.
Lembre-se, metade de suas etnias vem da sua linhagem paterna e metade da sua linha materna. Isso significa que um quarto de suas etnias foram herdadas de cada avô. Quanto mais gerações você voltar, menos seu DNA poderá ser atribuído a cada ancestral. Portanto, não é incomum saber de fato que um ancestral direto tinha uma determinada etnia que não aparece na sua estimativa de etnia.
Se você não fez um teste de DNA e está curioso para saber como seus resultados serão comparados aos esperados, você podeencomendar um kit de DNA do MyHeritage ou fazer o upload dos seus dados de DNAa de outra companhia para o MyHeritage de graça.